search
    Título

    O sono como aliado da boa saúde em tempos de isolamento social

    Uncategorized

    Por

    O isolamento social afeta diretamente vários aspectos da nossa vida, independentemente da faixa etária. De modo geral, crianças, adultos e idosos precisam lidar com mudanças importantes na rotina diária e procurar se adaptar da melhor forma. As crianças deixaram de ir às escolas e agora passam o dia em casa com os pais, que tentam equilibrar o trabalho com os cuidados do lar. De outro lado, os idosos ficam ainda mais isolados nesse processo, principalmente, por serem grupo de risco para a infecção ao novo coronavírus, o que aumenta a sensação de medo e ansiedade nestes indivíduos.   

    Sendo assim, é muito importante cuidarmos de nossa saúde mental e física em tempos tão singulares. Manter hábitos saudáveis, como se hidratar, ter uma alimentação saudável, manter regularidade na atividade física e ter um bom sono, são pontos básicos para estarmos atentos não apenas para seguirmos com o autocuidado, mas para também cuidarmos de quem a gente ama, mesmo à distância. 

    Como anda seu sono em tempos de mudança de rotina?

     

    Na alteração de rotina, é comum muitas vezes deitarmos e acordarmos mais tarde. Com isso, muitas vezes temos dificuldade de pegar no sono na hora certa e manter a regularidade. Sendo assim, vale a pena seguirmos atentos a essas dicas sobre higiene do sono, isto é, cuidados que devemos adotar para termos um sono melhor: 

    – Mantenha uma rotina de sono, mesmo aos finais de semana: tente sempre dormir por tempo suficiente para se sentir descansado e procure levantar sempre no mesmo horário. Isso é importante nesse período de quarentena, em que acabamos sendo tentados a tirar um cochilo à tarde (o que pode atrapalhar nosso sono à noite);
    – evite cochilos, especialmente maiores que 20 ou 30 minutos à tarde;
    – evite cafeína, tabaco e álcool cerca de 4 ou 5 horas antes de dormir e principalmente próximo do horário de dormir;
    – evite refeições pesadas à noite (jantar);
    – cerca de 4 horas antes de dormir, tente resolver seus problemas ou endereçá-los a fim de não se deitar pensando neles. Um exemplo é escrever todas as pendências em um papel e planejá-las para o próximo dia;
    – mantenha o ambiente escuro, o que inclui evitar iluminação dos aparelhos eletrônicos como celular, computador e televisão;
    – faça atividade física diariamente, preferencialmente 3 ou 4 horas antes do horário de dormir. Lembre-se de fazer atividade em casa, ok?!

    E para quem tem mãe, pai, tios, tias e avós acima de 60 anos, procure dar uma atenção especial. Alguns adultos de mais idade podem precisar de ajuda na manutenção de hábitos preventivos e, em alguns casos, o isolamento pode causar agitação, insônia e ansiedade. Se este for seu caso ou de algum parente próximo, procure um especialista para um tratamento adequado. Existem diversas opções de tratamentos, inclusive, terapias à base de plantas que podem ajudar em quadros leves e moderados.  

    De situações adversas podemos ter vários aprendizados. A empatia e a solidariedade podem ser de muita relevância em tempos difíceis. Atualmente, temos a tecnologia a nosso favor, então conecte-se com as pessoas que ama, cuide do corpo e da mente. Em breve tudo isso vai passar. Acredite! 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes