O que significam os números que são medidos em uma consulta da pressão arterial?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que significam os números que são medidos em uma consulta da pressão arterial?

A hipertensão é uma doença cardíaca caracterizada pelo aumento nos níveis da pressão arterial. Esse aumento passa a prejudicar a circulação sanguínea e produz diversos efeitos negativos na saúde do corpo, prejudicando o funcionamento dos órgãos. Para verificar se um paciente é ou não hipertenso, o médico realiza um exame para medir os valores da pressão.

Como funciona o exame?


Os números se referem a dois momentos diferentes da circulação sanguínea, que funciona como um ciclo. “No início, na chamada fase diastólica, o coração relaxa e recebe sangue das veias. A segunda fase é a sistólica, em que depois de se encher se sangue, ele se contrai e envia o sangue para a artéria aorta e demais artérias do corpo”, explica o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

Quando o sangue sai do coração, ele exerce uma pressão em todo o sistema, chamada de pressão arterial sistólica. Quando o órgão para de enviar sangue e apenas recebe, o valor da pressão, nesse momento chamada de pressão arterial diastólica, é outro bem menor. Para compor a medida utilizada pelos médicos, usa-se primeiro a pressão sistólica, seguida da pressão diastólica e, por fim, a unidade de medida de pressão milímetros de mercúrio, ou simplesmente mmHg.

Verificando a pressão arterial


Para verificar a pressão arterial, existem algumas regras para que os valores sejam medidos corretamente. “Recomenda-se que a aferição seja realizada com a pessoa sentada, de pernas descruzadas, com pés apoiados no chão, braço relaxado e palma da mão voltada para cima”, aconselha o médico. Além disso, deve-se permanecer em repouso por, no mínimo, cinco minutos e não fumar, não ingerir bebida alcoólica nem cafeína.

Dr. Francisco Flávio Costa Filho é formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que significam os números que são medidos em uma consulta da pressão arterial?"

wilson lucas

fiz dois exames à poucos dias ,por motivo familiar pois minha mãe faleceu de infarto do miocárdio,e neste dois exames deram positivos ,fiz um MAPA e nele foi relatado assim que minha pressão deram anormais…..fiz 24 hrs de exame e algumas horas deram 14×8,17×14, e duas vezes passaram dos 21 ,tipo 21×15,e 22 x14 e outro exame fui relatado que era normal ?????como pode se meu átrio esquerdo esta medindo 50mm ?????o certo não e 40mm …tenho 46 anos não fumante ,não a bebida,e peso 111 kg?????me AJUDEM…

Antonio Milhomem Lacerda

Interessante, especialmente, para mim que sou hipertenso. Alguma curiosidade se tem pelo assunto. Alguma foi atendida.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.