Qual a diferença entre síndrome de Asperger e autismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual a diferença entre síndrome de Asperger e autismo?

A síndrome de Asperger foi considerada durante muitos anos como um transtorno específico que se caracterizava por provocar dificuldades na comunicação e na relação de um paciente com outras pessoas. No entanto, esta situação mudou em 2013 e, agora, a síndrome se encontra dentro do transtorno do espectro do autismo.

Síndrome de Asperger faz parte do transtorno do espectro autista


“Nos Estados Unidos, após o lançamento do DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria), a síndrome passou a ser conhecida como parte do
transtorno do espectro autista e não como síndrome de Asperger”, explica a psiquiatra Mônica Melo.

A síndrome é uma forma mais branda do autismo. É um distúrbio do desenvolvimento que causa dificuldades ao longo da vida com a socialização, a comunicação e o comportamento. Os pacientes, por exemplo, costumam evitar olhar no olho da pessoa com que está conversando e levam expressões e frases ao pé da letra.

Comportamentos repetitivos são característicos da síndrome de Asperger


Além disso, o paciente tem um padrão restritivo de atividades e interesses, típicos do autismo clássico. Ele acaba se interessando e se aprofundando tanto em um assunto que acaba sendo considerado muito inteligente. No entanto, ao contrário de quem sofre do autismo clássico, quem tem Asperger não apresenta comprometimento cognitivo.

De acordo com a especialista, o transtorno do espectro autista, do qual a síndrome faz parte, não tem cura, mas pode ser tratado: “O tratamento é baseado na reabilitação global do paciente com intervenções de vários profissionais e a inclusão em um programa pedagógico de educação especial para ajudar a criança a alcançar seu potencial total”. Entre os profissionais aptos estão psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

Dra. Mônica Melo é psiquiatra, graduada em Medicina pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria da USP. CRM-DF: 16685

Foto: Shutterstock

TAGS
autismo
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual a diferença entre síndrome de Asperger e autismo?"

wildeth

meu filho foi diagnosticado como aspergue: mais acho que tem algum a mais, ele quando se irrita dá soco nas coisas , responde aos pais, enfrenta com agressividade os pais, todo remédio que ele toma por um tempo melhora depois piora ele fala muito alto,fica inquieto não consegue se concentrar em nada, ele é muito inteligente mais tem essas dificuldades , passou na faculdade para ciência da computação nganhou uma bolsa de 100% mais estou preocupada ele não para ,não consegue focar em nada… o que devo fzer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wildeth, na próxima consulta, relate para o médico sobre esses comportamentos que você têm observado, assim ele vai poder ajudar o seu filho. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.