Quais são as causas de endometriose?


  • +A
  • -A

As causas exatas da endometriose ainda não foram definidas, mas existem teorias que tentam explicar o fenômeno, tais como menstruação retrógrada e imunidade deficiente. Por outro lado, os fatores de risco para a endometriose são bem estabelecidos e, a partir deles, fica um pouco mais fácil pensar em diagnóstico, prevenção e tratamento.

 

Fatores de risco para a endometriose

 

“Os principais fatores de risco para a endometriose são: nunca ter engravidado (nuliparidade); familiares próximas com a doença; condição de saúde que não permita expelir o fluxo menstrual, como malformação genital; infecção pélvica anterior; obesidade e sedentarismo; e estresse crônico”, informa a ginecologista Fernanda Torras.

Como ainda não é possível saber precisamente as causas da endometriose, é fundamental que as mulheres se consultem periodicamente, principalmente aquelas que apresentam pelo menos alguns dos fatores de risco para a doença. Com o acompanhamento médico feito desde cedo, fica mais fácil prevenir e tratar o problema precocemente, com maiores chances de sucesso.

 

Teorias de possíveis causas da endometriose

 

Dentre as teorias de possíveis causas da endometriose, uma das mais conhecidas é a menstruação retrógrada, em que parte do revestimento do útero (endométrio) flui através das tubas uterinas para o peritônio e é implantada nos órgãos da pelve. O sistema imunológico deficiente é outra possível causa de endometriose, pois deixaria de reconhecer e destruir as células endometriais que se manifestam fora do útero.

“Outra teoria é a da disseminação linfática, a qual consiste nas células do endométrio se espalhando através do corpo na corrente sanguínea ou sistema linfático. Há ainda a teoria celômica, que diz que as cavidades pélvicas surgem de células embrionárias comuns ao endométrio, e algumas dessas células poderiam se transformar em tecido endometrial”, completa Fernanda.

 

Dra. Fernanda Torras é graduada em medicina com residência médica em ginecologia obstetrícia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui pós-graduação em mastologia e oncoplastia mamária também pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. CRM: 130.332 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as causas de endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.