Quais alimentos são recomendados para quem sofre de endometriose?


  • +A
  • -A

Os estudos sobre alimentação na endometriose ainda são poucos, no entanto, alguns nutrientes já são considerados importantes na redução da dor e da inflamação como ácidos graxos essenciais, vitaminas C, E, K e do complexo B, além dos minerais zinco, selênio e magnésio. Esses nutrientes são encontrados no azeite de oliva, óleos vegetais (soja, milho, canola), frutas, verduras e legumes em geral, alimentos integrais (arroz, pão, biscoitos, torradas, macarrão), cereais integrais (aveia, centeio, cevada), carnes em geral (preferir os cortes mais magros e sempre retirar toda a gordura e pele aparentes, além de evitar a forma frita), peixes, ovos, leite e derivados (dar preferência aos desnatados ou light devido ao reduzido teor de gorduras), leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja) e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas).

Também é preciso ter atenção com o peso e sempre mantê-lo dentro dos padrões de normalidade com o IMC (Índice de Massa Corporal) entre 18,5 a 24,9Kg/m, já que a obesidade tem um grande potencial inflamatório. Para isso é preciso evitar o consumo de alimentos muito gordurosos e ultraprocessados como frituras, carnes gordas em geral, pele de frango ou peixe, embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), leite e derivados integrais, doces e guloseimas e alimentos congelados prontos para o consumo.

Apesar do baixo número de estudos, podemos concluir que uma alimentação saudável auxilia na qualidade de vida como um todo, sendo assim, manter as refeições equilibradas e ricas em nutrientes importantes só trará benefícios à saúde.

Informações: Central Saudável Saber

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais alimentos são recomendados para quem sofre de endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.