Por que o joelho é uma das áreas mais afetadas pela osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença de caráter inflamatório e que atinge a cartilagem das articulações do corpo e que acaba causando muitas dores e a limitação de movimentos. Embora qualquer uma das articulações possa ficar desgastada, a área dos joelhos é considerada a mais vulnerável. Saberemos mais sobre o assunto com a ajuda do ortopedista e traumatologista Lucio Nakada.

Por que o joelho?

As articulações mais acometidas pela artrose, como também é conhecida a osteoartrite, são as que suportam peso, como a coluna vertebral, quadris e joelhos. E as dores são sentidas devido ao impacto que essas regiões sofrem nas atividades do dia a dia, como em uma caminhada ou subindo e descendo escadas. “A osteoartrite é mais frequente em articulações de carga, que suportam peso como o joelho, por exemplo”, diz o ortopedista.

Fatores de risco e aliviando as dores

Muitos fatores estão relacionados com o surgimento da osteoartrite nos joelhos. Entre eles temos o envelhecimento, excesso de peso (obesidade), alta repetição de exercícios na região e o tabagismo: “Fatores de risco incluem esportes de impacto e doenças que afetam as articulações”, lembra Nakada.

Apesar das dores no joelho, que podem ser fortes, o tratamento passa por atividades físicas, que ajudam a diminuir os sintomas no paciente: “Musculação sem impacto ou sobrecarga de peso nos joelhos fortalecem os músculos. A hidroginástica também é indicada”, recomenda o médico.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que o joelho é uma das áreas mais afetadas pela osteoartrite?"

Terezinha Dyas

Tenho osteoartrite fiz infiltração no joelho está torta volta normal e doe muito

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.