Por que as articulações desgastadas rangem? Saiba o motivo!


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que as articulações desgastadas rangem? Saiba o motivo!

O desgaste das articulações do corpo recebe o nome de osteoartrose, artrose ou ainda osteoartrite. A doença é o resultado de um processo degenerativo que ocorre ao longo da vida e que atinge todas as estruturas que fazem parte da articulação, como os ligamentos e o líquido sinovial.  

“Os sintomas que podem estar presentes são dores, desalinhamento e deformidades nas articulações. O paciente pode até mancar em função dessa dor”, afirma o ortopedista Gustavo Arliani. A intensidade dos sintomas varia. Algumas pessoas, por exemplo, podem sofrer com o inchaço e rigidez de um membro que acabam limitando os movimentos corporais.

Falta de lubrificação provoca rangidos nas articulações


Outro sintoma da osteoartrose é o rangido das articulações. “O desgaste da cartilagem articular gera uma diminuição do líquido sinovial presente no interior das articulações e, junto com as fissuras e desgastes, podem gerar esse rangido”, explica o especialista. O líquido sinovial é responsável por lubrificar as articulações e permitir que os ossos se movimentem sem problemas.

A retirada do líquido sinovial de dentro de uma articulação e seu posterior processamento é uma das maneiras de descobrir se um paciente tem osteoartrose. A análise da substância permite ainda averiguar outras condições e doenças, como casos de monoartrites, oligoartrites e poliartrites. Além disso, o rangido não é sintoma único da artrose e pode estar presente em condropatias e outros problemas articulares.

Tratamento de artrose envolve uso de medicamentos e fisioterapia


De acordo com Arliani, existem dois tipos de tratamento para a doença, o conservador e a cirurgia: “O tratamento conservador utiliza medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e condoprotetores, e envolve também a perda de peso, que diminui a sobrecarga nas articulações, especialmente nos membros inferiores.”

É possível ainda recorrer a compressas de gelo e à fisioterapia para aliviar os sintomas, fortalecer os músculos e diminuir o impacto dos movimentos e da sobrecarga na região afetada pela artrose. Já a cirurgia é mais indicada para casos graves e para aqueles em que o tratamento conservador não foi capaz de amenizar as dores.

Dr. Gustavo Arliani é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro do Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol. CRM-SP: 124736 – www.drgustavoarliani.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que as articulações desgastadas rangem? Saiba o motivo!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.