A prática do pilates pode trazer benefícios para pacientes com artrose?


  • +A
  • -A

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de brasileiros que são afetados pela artrose ultrapassou os 15 milhões. A doença, também chamada de osteoartrite e osteoartrose, é típica da velhice e é resultado de um desgaste natural da cartilagem e que acaba atingindo as articulações, mas pode surgir intensificado pelo esforço repetitivo ou como consequência de outro problema de saúde.

Pilates ajuda a diminuir dor causada pela artrose


A prática de atividades físicas é uma das medidas importantes para o controle e para a prevenção da doença. Ganham destaque no tratamento os exercícios que causam pouco impacto nas articulações, especialmente nos membros inferiores. É o caso do pilates: “O pilates é uma atividade física que trabalha o movimento articular sem sobrecarga. É uma opção para pacientes com artrose quando assistido por um profissional habilitado”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli.

Entretanto, a eficácia dos exercícios físicos varia de acordo com alguns fatores. “Depende do local e do estágio em que a artrose se encontra. A artrose que acomete joelhos, quadris, ombros e cotovelos normalmente é muito dolorosa e incapacitante, dificultando a prática esportiva”, explica o médico.

Atividade física aprovada por especialista ajuda no tratamento


Em estágios iniciais e de forma amadora e recreativa, o especialista acredita que o exercício físico pode aumentar a lubrificação das articulações afetadas pela doença e até diminuir a dor, um dos principais sintomas. Pacientes com artrose também podem sentir inchaço, rigidez e rangidos, que podem atrapalhar até mesmo a movimentação do corpo.

Mas, as atividades físicas não costumam funcionar como única medida de tratamento, sendo necessárias ainda outras formas de combate à doença. “Os exercícios são complementares no tratamento. A utilização de medicação analgésica e de protetores da cartilagem também participam”, explica Raffaelli.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A prática do pilates pode trazer benefícios para pacientes com artrose?"

Geisa Sousa

Realmente, o Pilates é muito bom, mas é um tratamento contínuo além de ser caro. A maioria da população brasileira ñ tem condições de pagar. E os planos de saúde não cobrem.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Geisa, infelizmente você tem razão. Mas acredito que esse quadro possa melhorar ao longo dos anos. Precisamos ter esperança, não é mesmo? Abraços.

Nilvia Bitencourt

Boa tarde,quem é diabético e tem neuropatia deve fazer Pilates?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nilvia, o pilates trás diversos benefícios para o corpo/mente e não há contraindicação de sua prática por pacientes diabéticos. No entanto é importante que você o pratique com um profissional adequado, que irá te orientar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.