Osteoporose: tratamento para fraturas é diferente do de ossos saudáveis?


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoporose:  tratamento para fraturas é diferente do de ossos saudáveis?

O corpo está constantemente repondo parte de suas estruturas. Células e tecidos se renovam para que todo o organismo funcione de maneira adequada e saudável. O esqueleto não é diferente e novos materiais são produzidos diariamente a partir da ingestão de cálcio e vitamina D.

Como a osteoporose atinge o corpo

A partir dos 40 ou 50 anos essa reposição diminui, faz parte do processo de envelhecimento do corpo. Em algumas pessoas, entretanto, essa redução é muito grande e recebe o nome de osteoporose, uma doença metabólica que atinge principalmente as mulheres depois da menopausa.

“A osteoporose é a perda de massa óssea e faz com que as paredes dos ossos fiquem mais finas. Eles ficam mais frágeis e se quebram com muita facilidade”, explica o ortopedista Ralph Walter Christian. Qualquer queda ou impacto é capaz de partir o osso osteoporótico por causa de sua fragilidade, o que não acontece em ossos saudáveis.

O tratamento para a doença

Punhos, fêmur, joelhos, ombros e coluna são as regiões do corpo mais suscetíveis às fraturas. Caso uma delas surja, é importante tratá-las rapidamente para evitar complicações, como o esmagamento da coluna, que pode reduzir a mobilidade do corpo. O tratamento pode envolver medicamentos, como suplementação de cálcio e vitamina D, atividades físicas e alimentação balanceada.

O tratamento para ossos fraturados não costuma ser diferente dos outros. “A consolidação acontece da mesma forma, mas como a doença ocorre em um osso com metabolismo mais lento, o processo também é mais devagar”, afirma Christian, que complementa dizendo que as etapas são as mesmas.

Dr. Ralph Walter Christian é ortopedista, graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO). CRM-SP: 30747

 

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose: tratamento para fraturas é diferente do de ossos saudáveis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x