Glicosamina e condroitina: quais são benefícios para o tratamento da artrose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Glicosamina e condroitina: quais são benefícios para o tratamento da artrose?

O tratamento para a osteoartrite, também conhecida como artrose, pode ser feito por meio de remédios e realização de atividades físicas leves. A doença, que provoca um desgaste na cartilagem e alterações nas articulações e nos ossos, pode transmitir muitas dores e uma das maneiras de aliviá-las é ingerindo suplementos como a glicosamina e condroitina.

Glicosamina e condroitina

Um paciente diagnosticado com osteoartrite tem suas cartilagens, como as dos joelhos, desgastadas, fazendo assim que haja um choque entre os ossos da região afetada pela doença. A glicosamina e condroitina são aliadas no processo de abrandamento das dores. “Estudos científicos têm demonstrado benefícios do uso combinado da glicosamina e condroitina na redução da dor e melhoria da mobilidade articular em pacientes que fazem uso contínuo deles”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias.

Ainda segundo o Dr. Paulo Roberto, em uma análise de grupo feita com 3.000 pacientes em 2016 (Rodionova), demonstrou que o uso combinado dos suplementos com anti-inflamatórios diminuiu a necessidade destes após um mês de terapia. “O uso prolongado de glicosamina e condroitina parece trazer maiores benefícios para o alívio da dor”, conclui o médico.

Tratamento paralelo

Além da suplementação, algumas atividades físicas são recomendadas como parte do tratamento. Musculação sem impacto ou sobrecarga nos joelhos, caso seja a região crítica, fortalecem os músculos e auxiliam a manutenção da mobilidade da articulação afetada. “O controle do peso do corpo também é um item de suma importância para controle da osteoartrite”, alerta Paulo.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Glicosamina e condroitina: quais são benefícios para o tratamento da artrose?"

Ivanise de Oliveira Lobo

Fui submetida a artroplastia total de quadril à direita e faço uso do Artroliv , tenho sentido melhora. Tomo por três meses e faço intervalo de três meses.Faço hidroterapia e procuro manter alimentação saudável.Até o reumatologista receitar a Artroliv eu não havia me dado muito bem com os medicamentos para dor, que me faziam mal.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.