Glicosamina e condroitina: quais são benefícios para o tratamento da artrose?


  • +A
  • -A

O tratamento para a osteoartrite, também conhecida como artrose, pode ser feito por meio de remédios e realização de atividades físicas leves. A doença, que provoca um desgaste na cartilagem e alterações nas articulações e nos ossos, pode transmitir muitas dores e uma das maneiras de aliviá-las é ingerindo suplementos como a glicosamina e condroitina.

Glicosamina e condroitina

Um paciente diagnosticado com osteoartrite tem suas cartilagens, como as dos joelhos, desgastadas, fazendo assim que haja um choque entre os ossos da região afetada pela doença. A glicosamina e condroitina são aliadas no processo de abrandamento das dores. “Estudos científicos têm demonstrado benefícios do uso combinado da glicosamina e condroitina na redução da dor e melhoria da mobilidade articular em pacientes que fazem uso contínuo deles”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias.

Ainda segundo o Dr. Paulo Roberto, em uma análise de grupo feita com 3.000 pacientes em 2016 (Rodionova), demonstrou que o uso combinado dos suplementos com anti-inflamatórios diminuiu a necessidade destes após um mês de terapia. “O uso prolongado de glicosamina e condroitina parece trazer maiores benefícios para o alívio da dor”, conclui o médico.

Tratamento paralelo

Além da suplementação, algumas atividades físicas são recomendadas como parte do tratamento. Musculação sem impacto ou sobrecarga nos joelhos, caso seja a região crítica, fortalecem os músculos e auxiliam a manutenção da mobilidade da articulação afetada. “O controle do peso do corpo também é um item de suma importância para controle da osteoartrite”, alerta Paulo.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Glicosamina e condroitina: quais são benefícios para o tratamento da artrose?"

Ivanise de Oliveira Lobo

Fui submetida a artroplastia total de quadril à direita e faço uso do Artroliv , tenho sentido melhora. Tomo por três meses e faço intervalo de três meses.Faço hidroterapia e procuro manter alimentação saudável.Até o reumatologista receitar a Artroliv eu não havia me dado muito bem com os medicamentos para dor, que me faziam mal.

Marilda Machado

Gostaria de saber da Ivanise de Oliveira Lobo se a artroplastia dela foi bem sucedida. Tenho, também, artrose no quadril direito e estou insegura e resistente com relação a cirurgia. Estou tentando obter algum resultado positivo, tomando Triancinolona e Diacereína. Vou tomar por 06 meses. Já estou tomando à dois meses e não estou vendo resultados.

Marize Tavares

COMECEI A TOMAR ARTROLIVE E SENTI DORES NA BARRIGA. SERÁ QUE FOI DEVIDO AO REMEDIO OU COINCIDENCIA?O MELHOR SERIA SACHE OU COMPRIMIDOS?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marize, os pacientes cadastrados no medicamento Artrolive possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Artrolive. Abraços.

Maria Jose

Sofro de artrose, nos joelhos e braços, ,artrolive, melhora, ele engorda? Sofro muito e verdade que a condrontina,com glicosamina aumenta a pressão?

Maristela

Gostaria de saber se esse medicamento engorda? Atrolive por que sentir que engordei depois que tomei, tenho que tomar por 5 meses, e tenho que emagrecer por causa dos joelhos, pois não consigo andar de tanta dor.

Adriana Dias

Pacientes com insuficiência renal pode tomar esta medicação.

Claudia camelo

a maioria dos remédios vem na bula glicosamina condroitina….achei um mais em conta escrito na bula. condroitina….tem diferença um do outro?…ou o efeito é o mesmo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudia, são diferentes, pois um possui dois componentes. Orientamos você a utilizar o medicamento que o médico prescreveu. Abraços.

jose paulo da silva

estou fazendo uso desse medicamento ha dois anos pois tenho redução da cartilagem na coluna ja cheguei a ficar sem poder andar apos o inicio do tratamento nunca mais senti dores porem quando fiz um intervalo de três meses tive uma forte crise novamente então não recomendo parar de tomar o que tenho feito nos ultimos meses é tomar dia sim dia não isso tem dado otimos resultados tambem mas nao foi indicação medica fiz por conta propria procure sempre um especialista recomendo .

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.