Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede ou fome?

  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela maior quantidade de glicose no sangue. O paciente diabético deve realizar tratamento para manter os níveis glicêmicos em patamares considerados seguros e evitar uma descompensação da doença. Quando fora de controle, o problema pode causar complicações em órgãos, como os rins e os olhos.

Por que a diabetes causa sede e fome?

 

Dois dos sintomas do diabetes descompensado são fome e sede exageradas, consequências do esforço do organismo para eliminar o excesso de açúcar, como explica a endocrinologista Mariana Guerra: “A insulina abre a porta da célula para a glicose entrar. Como falta insulina, a glicose não entra na célula e sua quantidade aumenta no sangue.” Quando isso ocorre, o organismo precisará jogar o açúcar fora por outro caminho.

Nesse momento, é o rim que entra em ação. “O corpo tenta eliminar o açúcar por meio do rim. O paciente urina muito, desidrata e tem muita sede”, afirma a médica. No entanto, ainda não há insulina para carregar o açúcar para dentro da célula, mas ela continua precisando de combustível. O corpo, então, sente mais fome para que o indivíduo se alimente e supra suas necessidades.

Fome e sede são sintomas clássicos do diabetes

 

De acordo com Mariana, a sede e a fome em excesso não são sintomas exclusivos do diabetes. Isoladamente, podem aparecer em outras doenças. Entretanto, quando o médico faz uma análise do paciente, associando os outros sintomas, levanta-se logo a possibilidade de se tratar de um indivíduo diabético e, por isso, esses sinais são considerados clássicos para a doença.

A descompensação do diabetes, com excesso de glicose no sangue, pode resultar em um quadro grave que recebe o nome de cetoacidose diabética. Por oferecer risco à vida, o problema requer internação hospitalar e reposição de insulina. É importante lembrar que a prática de atividades físicas, a hidratação e a alimentação adequadas também são medidas fundamentais para o controle do diabetes.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Mariana Guerra

Dra. Mariana Guerra

Endocrinologia

CRM: 7019 / ES

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

29 comentários para "Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede ou fome?"

Irene Masae Okada

Dra. Mariana, sou diabética Mellitus tipo 1, há pouco mais de 13 anos. Os sintomas de fome, sede e muita urina tive no início e emagreci muito. Achava que era por causa da correria do dia-a-dia no trabalho e nos afazeres domésticos e cuidados com a família: esposo, 4 filhos adotados, e mais alguns agregados. Hj, diariamente utilizo dois comprimidos de janumet XR 50/1000, 34 unidades da insulina lantus, 1 comprimido do complexo vitamínico máximus, insulina Humalog nas refeições, 0,5mg de atorvastatina, 3 comprimidos de artrolive por causa da inflamação nos dedos das mãos, o que mais me incomoda é o anular direito. A glicose, infelizmente, ainda não consegui controlar. Mesmo em jejum, pela manhã meço de 230 a 300 no glicosímetro. Já tomei outros medicamentos (glimepirida 100 e 400, glifage). O método de tratamento do “Dr. Rocha”, em que ele aconselha a eliminação dos carboidratos nos alimentos. Tentei retirar, mas ainda não consegui. Tenho dificuldades em seguir dieta e realizar exercícios físicos. Apesar disso, a sede, fome, urina e peso estão controlados.

Rozimere Vasconcelos Correia

Quero mais informaçoes.Obrigada

Tiago Santos

Sou Diabetico a 1 ano tenho 22 anos de idade e sinto que a diabetes esta evoluindo por falta de costume esqueço de tomar minha insulina , tomo 48uni da nph e 4 da regular antes do cafe da manha e 28 da nph a noite e 4uni da regular antes de cada refeiçao n tenho feito isso corretamente tenho ingerido açucar n exageradamente n venho tendo acompanhamento medico desde quando sai da UTI queria saber o que posso fazer pois minha visao ja esta embaçando aos poucos e sinto muita sede e vontade de urinar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tiago, é necessário que você retorne em consulta com o médio especialista para que possa receber cuidados específicos. Melhoras.

Marinês Durigam Sada

Meu sogro está com diabetes, já perdeu a visão por motivo de glaucoma , agora quer comer de hra em hra , dia e noite. Não toma remédio pra diabetes . Não tem plano de saúde! Ele está matando minha sogra! O que devo fazer? Q médico devo procurar? O médico que atende meu sogro diz que não há nada a fazer. Isso é verdade?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marinês, para que ele consiga ter uma vida normal mesmo com o diagnóstico de diabetes, é necessário se cuidar; o que implica basicamente em manter uma boa alimentação, praticar atividade física regularmente e seguir a recomendação e uso correto das medicações prescritas pelo médico. O especialista responsável pelo tratamento da Diabetes é o endocrinologista. Marque uma consulta para o seu sogro. Abraços.

Marcelo

Estou com sintomas da diabete estou bebendo muita água e indo várias vezes no banheiro pós medir o nível da diabete com o aparelho deu 475 mas de uns dias parrou a sede isso é normal

reveca

Ola, sou diabetica tipo 2 a 5 anos e desde outubro de 2017 começei com a insulina Lantus 14 ud. diariamente as 21h e aprida antes das refeições quando esta acima de 120. O fato que eu pesava 50k e agora com a insulina estou com 59k engordei de mais em pouco tempo, faço exercicio diariamente so descanso domingo. Nao vou parar de engordar ? Minha amentação e direcionada por uma nutricionista.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Reveca, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com os medicamentos Lantus e Aprida pois eles não são fabricados pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o tratamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Eliane Suman

sou diabetica a quase 2 anos sentia muita sede e vontades incontrolaveis de ir ao banheiro.hoje a sede passou e quase não faço xixi.mas a diabetes está alta mesmo eu tomando medicação.Isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, muitas vezes o paciente diabético não apresenta sintomas, por isso é fundamental fazer a monitorização dos níveis glicêmicos, aderir o tratamento prescrito e comparecer a consultas regulares com o endocrinologista. Abraços.

Elly senna

Sou diabético a 2 anos tomo duas mediformina uma antes do almoço e jantar outra E duas bilegalidade de 5 mg perdi 18 quilos Mas se durante tomar os remédios direito eu volto meu peso normal

Cleonice

Sou diabetica mas nao tenho sede e si descibri a pouco tempo timo insulina e metiformina 20unidades de manha e10unidades anoite e quando ta alta toma outris diveis de acordo do a elevacao isso e normal nao sentir sede e nem vou ao banheiro toda hora

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleonice, os sintomas não são obrigatoriamente apresentados por todos os pacientes. Por isso é fundamental seguir o tratamento prescrito pelo médico e comparecer a consultas regulares. Abraços.

OLGA BERTES BOHRER

Boa tarde ! Dr ‘ tenho diabetes tomo remédios como glibenclamida , metformina e insulina então TBM tenho pressão alta e tomo Losartana e hidroquitazida e tbm tomo para gordura no sangue silvastatina e 3 aas pô dia e tomo diazepam pq tenho um quadro de depressão com fobia e ansiedade tomo tbm 2 fluoxetina e tbm nortriptilina e quando a diabetes fica alta minha boca fica muito resecada mas muito seca mesmo ao ponto que tomo água e nao passa a sede não sei mas o que fazer poderia me ajudar obg bjs

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Olga, já conversou com seu médico referente a estes sintomas? Por ter prescrições tão especificas apenas ele poderá informar a melhor forma de proceder. Abraços.

Geane jardim Couto

Dr. Meu pai diabético toma 30 unidades de manha e glibecamida antes das refeições. Foi tirado o metiformina por que os rins estavam alterados. A noite toma 10 unidades. Mas sente tanta fome chega tremer suar frio e fica fraco. Toma caverdilol Sivastatina Ass Losartana. Por que será essa fome ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Geane. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação relatada. Abraços!

Freitas

Boa tarde! Dr .sou diabetes tipo 2 atingi 15 nivel de glicemia minha pressao arterial esta 108\98..quais sao os medicamento k mi receitas?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Freitas. Indicamos que consulte um médico profissional, através de uma consulta presencial ele será capaz de prescrever o medicamento que melhor atenda as suas necessidades. Até breve.

Olá.meu nome é Anísio

estou com a minha diabetes descompensada estou fazendo a medição 4 vezes au dia uma em jejum e 2 horas após as refeições as dá 240 em jejum de 12 horas e após as refeições 380 oq fazer para abaixar grato

Debora

Meu pai ê diabetico. Toma medicacao oral mas come MUITO e muitas vezes doce e besteuras em geral, bebe todos os finais de semana,nao consumo comidas gordurosas, mas ele sai para comer na rua e não sente absolutamente nada. Percebo um odor na urina muito forte no banheiro por ele utilizado E tem na parte interna do braço e abdômen uma mancha arroxeada fixa. Aoenas issoComo isso é possível?Acho muito estranho. Mas os resultados da glicose, hemoglobina glicada e colesterol sempre dão alterados

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Debora. É muito importante que seu pai siga o tratamento da Diabetes, conforme recomendado pelo médico, pois quando não há controle da Diabetes, o paciente pode sofrer algumas complicações, como por exemplo, adquirir problemas na visão, nos rins, perda dos dentes, manchas na pele e até mesmo amputamento dos membros. Recomendamos a leitura da matéria abaixo:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/como-agir-durante-crise-de-hiperglicemia . Abraços!

Charleson cley Sousa de Almeida

Clinico geral que consutei me pediu exames para ver se sou diabético. Fiz exame no meio do ano de 2019 .glicose 138 acima do peso 1.65 pesando 84 kg mas do incio de 2020 comecei a perder peso rapidamente fiz exame de novo gricose 134 nisso já tinha perdido 12 kg ele mandou prucura um especialista indoclinologista mas com a pandemia não cosegui ainda sinto fraqueza estômago cheio cansaço

HELENA TRINDADE

minha mãe tem diabetes há 28 anos , toma insulina pela manha 14 un metformina 850 mg , tres vezes ao dia só que agora , ela esta com a tax descompensada , pela manhã em jejum a taxa chega a 40, ja pelo meio dia , chega a 250 sem falar na mijadeira descontrolada , quea obriga a usar fraudas ,o que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Helena. O ideal é retornar ao médico que acompanha a saúde da sua mãe para que ele possa examiná-la e constatar o que está gerando a descompensação e assim encontrar a melhor maneira de corrigir este quadro. Torcemos pela melhora da sua mãe. Abraços!

jacira rodrigues

sou diabetica tipo 2,tomava metaformina 2 de manha e dois a noite..tava baixando a gliemia antes da alimentaçao,,,dai mudei,comecei a tomar 1 almoço e 1 jantar,,e ainda tenho que comer de 2 em 2 horas,pois continua a glicemia a cair,antes das refeiçoes,,,a glicemia no jejum e 144,,tenho que comer rapido,qdo vai dando as 2 horas,,ja fui em endocri,,cardiologista,,e nao sei mais o que faço,,,,sera que melhor tomar so a noite? pode resolver o problema…por favor me responda pois mando perguntas e nao obtenho respostas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jacira. Lhe enviamos um e-mail para ter mais detalhes sobre o que relatou. Até logo.

guti pena

Obter a cura para o HIV é um conceito poderoso, frequentemente descrito como o Santo Graal da pesquisa do HIV. Embora medicamentos anti-HIV eficazes tenham transformado o HIV em uma doença crônica controlável, uma doença com a qual você vive, em vez de morrer, sendo tratado por toda a vida é uma proposta muito diferente da cura permanente. Digo a toda a raça humana que existe uma cura acessível e comercializável para o HIV que funcionou e que colocaria a erradicação global de novas infecções pelo HIV em mãos, ao mesmo tempo que transformaria a vida daqueles que agora vivem com o vírus, dada a eficácia sobre esta droga no tratamento e prevenção da infecção pelo HIV, direi a todos que lerem isto que sou uma testemunha viva. Ao contrário dos fraudadores e golpistas online que jogam contra você e o deixam frustrado com a perda de dinheiro e esperança, este medicamento custa menos e vale a pena tentar. Se você está interessado em curar sua própria doença, aqui está o link de comunicação do médico que é o novo medicamento que tomei para me curar. DR.WISE .. você pode enviar a ele um e-mail em (DRWISEHIVHEALINGHOME@GMAIL.COM) ou WhatsApp em 2349063191711. Estas são algumas das doenças que também pode curar perfeitamente. Herpes genital e oral, verrugas genitais do HPV, hepatite A, B, C, D e E, candidíase, doença de Alzheimer, câncer, diabetes, fibromialgia e muito mais

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.