Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede ou fome?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede ou fome?

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela maior quantidade de glicose no sangue. O paciente diabético deve realizar tratamento para manter os níveis glicêmicos em patamares considerados seguros e evitar uma descompensação da doença. Quando fora de controle, o problema pode causar complicações em órgãos, como os rins e os olhos.

Por que a diabetes causa sede e fome?

 

Dois dos sintomas do diabetes descompensado são fome e sede exageradas, consequências do esforço do organismo para eliminar o excesso de açúcar, como explica a endocrinologista Mariana Guerra: “A insulina abre a porta da célula para a glicose entrar. Como falta insulina, a glicose não entra na célula e sua quantidade aumenta no sangue.” Quando isso ocorre, o organismo precisará jogar o açúcar fora por outro caminho.

Nesse momento, é o rim que entra em ação. “O corpo tenta eliminar o açúcar por meio do rim. O paciente urina muito, desidrata e tem muita sede”, afirma a médica. No entanto, ainda não há insulina para carregar o açúcar para dentro da célula, mas ela continua precisando de combustível. O corpo, então, sente mais fome para que o indivíduo se alimente e supra suas necessidades.

Fome e sede são sintomas clássicos do diabetes

 

De acordo com Mariana, a sede e a fome em excesso não são sintomas exclusivos do diabetes. Isoladamente, podem aparecer em outras doenças. Entretanto, quando o médico faz uma análise do paciente, associando os outros sintomas, levanta-se logo a possibilidade de se tratar de um indivíduo diabético e, por isso, esses sinais são considerados clássicos para a doença.

A descompensação do diabetes, com excesso de glicose no sangue, pode resultar em um quadro grave que recebe o nome de cetoacidose diabética. Por oferecer risco à vida, o problema requer internação hospitalar e reposição de insulina. É importante lembrar que a prática de atividades físicas, a hidratação e a alimentação adequadas também são medidas fundamentais para o controle do diabetes.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede ou fome?"

Irene Masae Okada

Dra. Mariana, sou diabética Mellitus tipo 1, há pouco mais de 13 anos. Os sintomas de fome, sede e muita urina tive no início e emagreci muito. Achava que era por causa da correria do dia-a-dia no trabalho e nos afazeres domésticos e cuidados com a família: esposo, 4 filhos adotados, e mais alguns agregados. Hj, diariamente utilizo dois comprimidos de janumet XR 50/1000, 34 unidades da insulina lantus, 1 comprimido do complexo vitamínico máximus, insulina Humalog nas refeições, 0,5mg de atorvastatina, 3 comprimidos de artrolive por causa da inflamação nos dedos das mãos, o que mais me incomoda é o anular direito. A glicose, infelizmente, ainda não consegui controlar. Mesmo em jejum, pela manhã meço de 230 a 300 no glicosímetro. Já tomei outros medicamentos (glimepirida 100 e 400, glifage). O método de tratamento do “Dr. Rocha”, em que ele aconselha a eliminação dos carboidratos nos alimentos. Tentei retirar, mas ainda não consegui. Tenho dificuldades em seguir dieta e realizar exercícios físicos. Apesar disso, a sede, fome, urina e peso estão controlados.

Rozimere Vasconcelos Correia

Quero mais informaçoes.Obrigada

Tiago Santos

Sou Diabetico a 1 ano tenho 22 anos de idade e sinto que a diabetes esta evoluindo por falta de costume esqueço de tomar minha insulina , tomo 48uni da nph e 4 da regular antes do cafe da manha e 28 da nph a noite e 4uni da regular antes de cada refeiçao n tenho feito isso corretamente tenho ingerido açucar n exageradamente n venho tendo acompanhamento medico desde quando sai da UTI queria saber o que posso fazer pois minha visao ja esta embaçando aos poucos e sinto muita sede e vontade de urinar

Marinês Durigam Sada

Meu sogro está com diabetes, já perdeu a visão por motivo de glaucoma , agora quer comer de hra em hra , dia e noite. Não toma remédio pra diabetes . Não tem plano de saúde! Ele está matando minha sogra! O que devo fazer? Q médico devo procurar? O médico que atende meu sogro diz que não há nada a fazer. Isso é verdade?

Cuidados Pela Vida

Olá Tiago, é necessário que você retorne em consulta com o médio especialista para que possa receber cuidados específicos. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Marinês, para que ele consiga ter uma vida normal mesmo com o diagnóstico de diabetes, é necessário se cuidar; o que implica basicamente em manter uma boa alimentação, praticar atividade física regularmente e seguir a recomendação e uso correto das medicações prescritas pelo médico. O especialista responsável pelo tratamento da Diabetes é o endocrinologista. Marque uma consulta para o seu sogro. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.