Pé diabético: entenda como age essa complicação associada à doença


  • +A
  • -A

Uma das partes do corpo mais atingidas pelas consequências do diabetes é, surpreendentemente, o pé. Quando a doença não está controlada e as taxas de açúcar no sangue estão altas, ela pode atrapalhar a circulação sanguínea e provocar problemas nos membros inferiores. É o chamado pé diabético.  

O problema chega a afetar quase metade dos pacientes com a doença acima dos 60 anos. “Níveis cronicamente elevados de glicemia favorecem o aparecimento de alterações neurológicas e vasculares capazes de atingir os membros inferiores”, explica a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Complicações podem levar à amputação

A médica ainda afirma que pode haver um risco maior para pacientes cujos problemas circulatórios estejam associados à perda de sensibilidade nos pés. “Pessoas com pé diabético podem apresentar complicações, como ulcerações e infecções, o que pode culminar na amputação do membro afetado”, alerta Zaninelli.

De olho nos sintomas

É preciso ficar atento aos sintomas mais visíveis e comuns em quem não controla o diabetes adequadamente. Dor e queimação nas pernas e pés, formigamentos, perda de sensibilidade, fraqueza muscular, instabilidade articular, deformidades, calosidades e ulcerações são sinais que devem ser levados com seriedade e acompanhados por um médico.

Como se prevenir

A melhor forma de prevenir o pé diabético é consultar um médico especialista regularmente, para que possam ser prescritas medicações com o objetivo de manter as taxas glicêmicas em níveis saudáveis. Além disso, “atitudes, como o controle dos níveis do colesterol e da pressão arterial, a prática regular de exercícios físicos e não fumar também ajudam na prevenção de muitas complicações do diabetes”, conclui a endocrinologista.

 

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista, formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba (PR). CRM-PR: 16876

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

32 comentários para "Pé diabético: entenda como age essa complicação associada à doença"

Marta Maria Pinto

Minha mãe é diabética há 20 anos, agora ela tem 87 anos, toma insulina duas vezes ao dia, quase não consegue andar, os pés estiam deformados, quase não sente os pés…tem alguma coisa a fazer? A endocrinologista diz q não tem o q fazer. A glicose está controlada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, o tratamento do pé diabético é feito de acordo com o tipo de lesão no pé e a sua gravidade e deve ser sempre orientado por um médico. É ideal manter a glicemia controlada, observar os pés diariamente, manter os pés limpos e hidratados, usar sapatos macios, cortar as unhas 2 vezes por mês e não retirar calos.

Rubia Lúcia Teixeira de Sant'Ana

Eu nao estou mais aguentando de dores nos pés. Tem dia que nao consigo ficar de pé. Sinto dores no quadril e nos joelhos às vezes.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rubia, para quem sente dores, existem medicações que podem ser prescritas por um médico que atenuam sensações que possam incomodar, agende uma consulta com o médico que a acompanha.

Sara

Sou diabética, as vezes sinto dormência em algumas regiões dos pés, já tive ulcerações, fico preocupada, tive muitos problemas emocionais nos últimos meses e a minha glicose ficou descontrolada, o médico aumentou a dose dos medicamentos, mas me deu um prazo de 3meses, se não melhorar ele vai passar a insulina.

Amirton Meirelles Pacheco

Sou diabetico tipo 2 mas controle com remedios e regime de comida e exercicio sempre o resultado de 3 veses por semana e de 100 a 120 todos os diabeticos tem que tomar os remedicos regirlarmente e regime de comida ivitar os caibroidratos

Ana Viero

Há muitos anos tenho diabete tipo 2 tento trazer controla com medicamentos mas agora não estou conseguindo baixar , estou com a media de 180. Será. Que é pela idade mais avançada .de 84 ano. Obrigada.

Marilena Xavier

Cuido muito dos meus pés tenho diabetes tipo 2.

Márcia Fátima Brum rodrigues

Tenho diabetes tipo 2 à 30 anos…foi adquirida na gravidez do meu filho!!!Qdo feito sinto mtas dores no peito do pé e na sola tbm!!! Minhas pernas estão graças e sensíveis demais!!!

Nilza de oliveira

Meus pés tem sensação de queimar ê muito ruim tenho diabete tipo 2 e controlada o que devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nilza, é importante usar calçados adequados, evitar o ressecamento da pele, micoses, infecções. Agende uma consulta com o médico que a acompanha e relate os sintomas. Melhoras.

Maria Francisca Medeiros Albuquerque

Sinto nos pés tipo choque, a muitos anos cai da escada e tive deslocamento do tendão dos meus joelhos. Tenho dificuldades de andar as vezes, sinto dores 24 horas. Sou diabética, tem haver com isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria Francisca, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Dorly

Informações ótimas. Sou diabética 2. Começando dormência nos pés. Não sinto dores, mas me incomoda a noite. Como atividade faço caminhada no período matutino de 3 km de segunda a sexta. Faço uso de medicamentos orais e insulina. Minha maior alteração é durante o dia. Amanheci com glicose boa. Agora tirei todos carboidratos, mas não tá sendo fácil. Antes do almoço sempre com 200 a 240..

Eronilde

Sou diabética a mais de 30 anos tomo insulina 3 vezes ao dia.meus pés são completamente dormentes e doidos.tem dia que não consigo ficar em pé. O que fazer..pois não consigo controlar minha glicemia..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eronilde, a principal medida é controlar o diabetes, mantendo as taxas glicêmicas dentro das metas estabelecidas para o seu caso. Observar os pés diariamente, manter os pés limpos e hidratados, usar sapatos macios, cortar as unhas 2 vezes por mês e não retirar calos são outros cuidados relevantes.

Samuel vitor de Souza

Eu uso medicação oral pra diabetes não é muito controlada mais ultimamente tenho sentido muita dor no pé as vezes ficam dormentes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Samuel, a melhor forma de prevenir o pé diabético é consultar um médico especialista regularmente, para que possam ser prescritas medicações com o objetivo de manter as taxas glicêmicas em níveis saudáveis .

Cleide Pita Bernardinelli

Gostaria de saber todas as respostas das perguntas que foram feitas. Obrigada!

Maria

1 anos tenho diabetes muitas dores a dificuldade com sapatos e grande agora só uso tenis

Samuel cordeiro leal

Tenho todos esses sintomas de dores nos pés.sescritos acima.o que devo fazer? Já todo insulina 3 vezes ao dia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Samuel, a principal medida é controlar o diabetes, mantendo as taxas glicêmicas dentro das metas estabelecidas para o seu caso. Observar os pés diariamente, manter os pés limpos e hidratados, usar sapatos macios e não retirar calos são outros cuidados relevantes.

Isaura

Gostaria de saber respostas das perguntas acima

Sandra Arantes Pires Lage

Sou diabética, hipertensa e tenho lupus,desenvolvi Artropatia de charcot, meu pé direito tá completamente dormente, queria um especialista em charcot em BH vc pode me ajudar??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandra, infelizmente não temos como ter acesso a essa informação. Tente buscar em clínicas ou hospitais próximos a você. Abraços.

José Maria Ferreira

Sinto muitas dores nos pés..minha glicemia está entre 168/174…meus pés estão sempre muito quente…quando estou movimentando quase não sinto dor.. porém quando chego em casa depois do trabalho comecam as doresnos pés e nas pernas como se fossem agulhadas…

Dorly

Gostei das respostas postadas sobre pé diabético. Realmente maior remédio é controlar glicose e fazer atividades fisicas5

ADILSON CRUZ DA SILVA

Sou diabético tipo 2 e gostei dos comentários anteriores , começei sentir já algum tempo atrás pequenos choques na ponta de alguns dedos dos pés e não sabia desses sintomas do pé diabético.Vou daqui pra frente procurar orientação com o meu médico!obrigado pela orientação!!!

Eliane Aparecida de Oliveira

Olá,tenho 37 anos tenho diabetes a 10anos,descobri na minha primeira gestaçao,na segunda gestaçao ficou muito descontrolada,e meus pes ficararam dormentes e sao ate hoje vai e volta mais sao a metade dos pes,estou com algumas rachaduras tbm,isso jah fazem 6anos com os pes assim,falo p meu medico me disse porque estou muito fora do peso.as vezes sinto dores e queimaçoes,nao me passou remedios,faço tratamento com insulina,gostaria de saber se tem algum remedio q passe a dormencia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, a melhor forma de prevenir esses sintomas é consultar um médico especialista regularmente, para que possam ser prescritas medicações com o objetivo de manter as taxas glicêmicas em níveis saudáveis. A prática regular de exercícios físicos é importante. Abraços.

Julio Cesar Dieder

Bom sinto a um ano no verão meus pés suam muito e no inverno ficam secos tipo ponta dos dedos dormentes e às vezes em algum dedo do pé sinto tipo agulhada que deve ser estes sintomas ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Julio Cesar, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.