Pacientes com diabetes devem ter cuidado extra com alimentos gordurosos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Pacientes com diabetes devem ter cuidado extra com alimentos gordurosos?

A preocupação com uma dieta saudável e equilibrada deve ser uma constante na vida de qualquer pessoa. Uma prudência maior com a alimentação permite apreciar o dia a dia de uma maneira mais rica e proveitosa, além de ajudar a garantir alguns anos de vida a mais. Para os pacientes com diabetes, a falta de percepção sobre a relação entre a doença e a alimentação coloca a saúde em risco.

Dê preferência a alimentos com pouca gordura

Além de tomar cuidado com açúcares e carboidratos, os diabéticos devem moderar também o consumo de gorduras, como explica a nutricionista Giovana Morbi: “Acumular mais gordura corporal é particularmente ruim para um paciente diabético, já que isso prejudica a ação da insulina e de medicamentos, criando certa resistência.”

O consumo em excesso de gorduras, associado a uma dieta com alimentos açucarados e ricos em carboidratos, pode provocar um grave problema. Depois de consumi-los, o corpo precisará reduzir os níveis de açúcar no sangue. Para isso, “ele precisará de ainda mais insulina, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura”, afirma a nutricionista. O paciente, então, entra em um círculo vicioso, o que comprova a importância dos cuidados com a alimentação.

A gordura e as complicações do diabetes

É preciso redobrar a atenção por causa de complicações da doença que estão ligadas ao consumo excessivo de alimentos gordurosos. Os pacientes diabéticos têm entre duas e quatro vezes mais chances de sofrer infartos e acidentes vasculares cerebrais. O acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos provoca sua obstrução, atrapalhando a passagem de sangue e a irrigação a órgãos importantes, como o cérebro e o coração.

No entanto, os cuidados com a alimentação são apenas uma vertente do tratamento contra o diabetes. É preciso abandonar o cigarro e o álcool e praticar atividades físicas regularmente. Os índices glicêmicos devem ser monitorados com frequência e, em certos casos, é necessária a aplicação de insulina e o consumo de medicamentos.

Dra. Giovana Morbi é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pacientes com diabetes devem ter cuidado extra com alimentos gordurosos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.