Diabetes: qual é a melhor forma de armazenar a insulina em casa?


  • +A
  • -A

A insulina é um hormônio que faz parte da rotina de muitas pessoas que têm diabetes. A função desta substância é transportar o açúcar acumulado na corrente sanguínea para dentro das células, onde será utilizado como fonte de energia, reduzindo as taxas de glicemia e ajudando a controlar o diabetes. Para conservar a insulina e preservar sua validade, é importante armazená-la em casa da forma correta.

Insulina deve ser guardada dentro da geladeira


Os cuidados com a insulina começam logo na hora da compra. É preciso verificar se o estabelecimento comercial é confiável e se o local em que o hormônio está guardado é higienizado. Depois da compra, a substância deve ir direto para a geladeira. “A insulina que não foi aberta deverá ser conservada na geladeira, entre dois e oito graus Celsius. Ela nunca deve ser congelada”, alerta a endocrinologista Gabriella Rivelli.

Os melhores locais para guardar a insulina na geladeira são aqueles menos expostos ao calor, ao frio do congelador e a variações de temperatura, como a parte de baixo e a gaveta de legumes. “Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz”, complementa a médica.

Falta de cuidados compromete eficácia da insulina


O prazo de validade vencido coloca em risco a segurança do
paciente que precisa da insulina. Por isso, ao abrir o hormônio, coloque uma etiqueta e anote o dia de abertura para controlar melhor a validade. Se for necessário transportar a substância, utilize uma bolsa térmica ou caneta de insulina, ficando sempre atento à temperatura.

A presença de grânulos e cristais na insulina, que tem vários tipos, indica que seu armazenamento não foi feito adequadamente e o produto deve ser descartado. “Caso o paciente use a insulina que foi mal armazenada, a medicação poderá não ter o efeito esperado. Com isso, o paciente pode ter hiperglicemia ou até uma uma descompensação mais grave, como a cetoacidose ou estado hiperosmolar hiperglicêmico”, alerta Gabriella. 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Rivelli Ramos

Dra. Gabriella Rivelli Ramos

Endocrinologia

CRM: 85188-4 / RJ

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Diabetes: qual é a melhor forma de armazenar a insulina em casa?"

Elza

Eu uso insulina na caneta e mantenho na geladeira até a troca na canetaque fica no meu quarto. É correto?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elza, a insulina que não foi aberta deverá ser conservada na geladeira, entre dois e oito graus Celsius. Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz. Abraços.

Cleber

Bom dia. Eu uso a insulina NPH. E deixo ela fora da geladeira, do lado de fora do armário da cozinha. Mas não fica exposta ao calor. Fica em temperatura ambiente. Algum problema? O vidro que não está em uso eu guardo na geladeira.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleber, a insulina que não foi aberta deverá ser conservada na geladeira, entre dois e oito graus Celsius. Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz. Abraços.

Paulo Trindade

Bom dia.Gostaria de ter informação sobre conservação de insulina, sou usuário de insulina diariamente e uso ela na canete e fui in dicado apos aberta conserva fora da geladeira e colocar em lugar com ar livre, isto e correto.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, conforme orienta a endocrinologista Gabriella Rivelli: “Após aberta, a insulina deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz”. Abraços.

Goretti

Bom dia,minha tia faz uso de insulina NPH, uma vez ao dia. Antes ela fazia uso duas vezes, mais estava apresentando hipoglicemia pela manhã. Por conta disso a insulina passa mais de 30 dias aberta, nesse caso devo desprezar após este período?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Goretti, após aberta a insulina deve ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Caso o paciente use a insulina que foi mal armazenada, a medicação poderá não ter o efeito esperado. Abraços.

RONAN CÂNDIDO DA SILVA

Meu pai é usuário da INSULINA TOUJEO 300UI, depois de aberto fica fora da geladeira, mas num lugar bem fresco, o que diz a bula da insulina, aguardo resposta, obrigado…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ronan, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Toujeo pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.