search
    Título

    Comer frutas em excesso pode ser prejudicial para portadores de diabetes?

    Uncategorized

    Por

    Nada em excesso é benéfico para saúde e comer frutas em grande quantidade não é exceção, sobretudo para diabéticos. Isso acontece porque muitas delas podem acabar “adoçando” o sangue, causando problemas para quem enfrenta a doença. A nutricionista Mariana Escanho dá algumas dicas para fazer com que as frutas não atrapalhem uma dieta saudável.

    O que acontece com o excesso?

    Quando consumimos frutas em grande quantidade, podemos causar um “desequilíbrio” na taxa de açúcar presente no corpo. “Frutas em excesso podem ser prejudiciais. A fruta é rica em frutose, um tipo de açúcar. Isso pode desregular a curva glicêmica, aumentando-a”, explica a nutricionista.

    Exemplos de frutas com índice glicêmico baixo a moderado, ou seja, que não aumentam muito o acúcar no sangue, são tomate, maçã, laranja, pêssego, cereja e pêra. Isso não quer dizer, no entanto, que elas devem ser ingeridas em grande escala, como destacado anteriormente pela especialista.

    Frutas tranquilas e favoráveis

    No caso específico dos diabéticos, qualquer fruta pode ser considerada aliada na dieta, desde que consumida em moderação e misturadas com fibras. “Todas podem ser ‘amigas’, basta adicionar fibras no momento de sua ingestão. Exemplos: fruta com aveia, chia, linhaça… Isso fará com que a resposta glicêmica seja retardada”, explica a nutricionista.

    Além disso, prefira comer frutas com casca e aliadas a saladas, especialmente aquelas ricas em vegetais folhosos e fibrosos.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes