A depressão pode causar o sedentarismo e o isolamento?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
Entre os principais sintomas da depressão encontramos um humor deprimido, sensação de vazio, tristeza e desesperança, muitas vezes acompanhados de pensamentos de morte. Também podemos encontrar um humor mais irritado que foge ao habitual da pessoa. Os choros são frequentes e sem motivo. O pensamento também fica alterado e com ideias negativas como sentimento de inutilidade ou culpa excessiva. Entretanto, nem todas as consequências da depressão se apresentam apenas no campo psicológico.
Aumento de apetite e insônia estão entre as consequências
Durante um quadro depressivo, experimentam-se sensações tanto de inquietação, quanto de estar mais lento e cansado. Existe também uma diminuição ou perda do interesse por atividades que antes eram tidas como agradáveis e prazerosas. “O apetite sofre alterações, com redução ou aumento, levando a um ganho significativo de peso nessa fase”, explica a psiquiatra Ana Claudia Ducati. “Além disso, é possível observar alterações do sono, seja por quadro de insônia ou hipersonia – quando alguém dorme muito mais que seu habitual”.
Essas consequências podem trazer uma série de complicações em diversas áreas da vida de uma pessoa. No trabalho, por exemplo, é possível observar uma redução de desempenho e falta de vontade para trabalhar inicialmente. “O quadro pode progredir e chegar ao ponto de uma limitação significativa na qual o indivíduo não consegue levantar-se da cama. A falta de energia para atividades pode também levar a pessoa a deixar de lado seus cuidados básicos de higiene por dias”, acrescenta Ana Claudia.
Ter o apoio da família pode ser muito bom para melhorar
Uma das formas de combater esses sintomas, inicialmente, são os antidepressivos receitados por psiquiatras, mas esse é um processo lento. É observado que ter o apoio de amigos e familiares acelera a recuperação, assim como evitar ficar sozinho e fazer mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios e ter um sono regular.
Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e infantil. CRM-SP 150.562
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 6 comentários para "A depressão pode causar o sedentarismo e o isolamento?"
-
Janaina
Sou uma pessoa depressiva porque passei minha visa inteira ,sem me abrir,nao aprendi a conversar e resolver os problemas ,guardando tudo quanto é magua ,rancor,duvidas,criei um mundo só p mim,e deduzindo que tudo que eu penso é o certo,hoje pago o preço,pois nao tenho felicidade alguma no meu casamento,vivo infeliz,sem vontade de viver,me divertir,muito menos trabalhar,e o mais triste disso tudo,é que meus filhos cresceram percebendo isso,,,,,
-
Marcus Augusto Junqueira Rocha
Minha esposa está comessando apresentar sintomas de Alzheimer. Tem acompanhamento médico. Toma Donila,crocante, lozartana, Pioglite, Janimet, carvedilou, glicazida, exitalopram, iza flagras geriátrica. Diabete está sobcontrole, incontinencia urinária sobcontrole. Conversa bem, porém falha e tem as vezes falhas de memória, desequilíbrio, toma banho sozinha mas sempre acompanhada. Cuido dela 24h. O que posso fazer mais?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Marcus. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Temos uma matéria que aborda exatamente esse tema. Clique no link abaixo e confira. Até breve.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/cuidador-ajudar-doenca-de-alzheimer
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.