A depressão tem solução?


  • +A
  • -A

A depressão é um transtorno mental caracterizado por alterações de humor, tristeza, falta de esperança, irritação, distúrbios do sono, alterações de apetite e incapacidade de sentir prazer. Estima-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas de todas as idades sofram com esse transtorno no mundo.

Classificada como a principal causa de incapacidade no mundo, a depressão tem sido cada vez mais frequente em jovens e idosos, principalmente mulheres.

Nos casos graves, onde a doença não é diagnosticada desde seu início, ou em situações em que o tratamento não é realizado corretamente, a depressão pode levar a sérios prejuízos para a saúde psíquica, social, profissional e emocional, podendo até mesmo, levar ao suicídio.

Quando se fala em depressão, o que garante mais sucesso no tratamento é atentar-se aos primeiros sintomas, para que seja possível intervir rapidamente, impedindo complicações.

Ao verificar que alguém apresenta:

-Tristeza, irritabilidade e choro persistente, sem causas aparentes;

-Queixas repetidas sobre problemas de saúde;

-Dificuldade/incapacidade de se concentrar ou tomar decisões;

-Redução do interesse/prazer em todas ou quase todas as atividades;

-Perda ou ganho significativo de peso;

-Insônia ou excesso de sono;

-Agitação ou fadiga quase todos os dias;

-Sentimento de inutilidade, vazio ou culpa excessiva;

-Pensamentos de morte, tentativa de suicídio, ou plano para cometer suicídio.

Para que o tratamento seja realizado corretamente, é importante procurar avaliação médica, e após isso, pode-se iniciar as ações através do uso de medicamentos, acompanhamento psicológico, juntamente com o apoio de familiares e amigos.

Hoje em dia é possível ter uma vida saudável mesmo com a depressão, e olhando além dessa possibilidade, cada vez mais, as recentes pesquisas sugerem que os tratamentos utilizados atualmente podem até mesmo normalizar a função cerebral associada à depressão.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
ansiedade
depressao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A depressão tem solução?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.