Dores de cabeça, estômago e tensões no corpo: conheça os sinais físicos de depressão que vão além da tristeza


  • +A
  • -A

A depressão é considerada uma das doenças mentais mais comuns da atualidade. No mundo todo, mais de 350 milhões de pessoas enfrentam o problema, que ainda é visto com certo preconceito social e muitas vezes é percebido apenas como tristeza, uma emoção importante, inócua e passageira. Você sabia que ela pode se manifestar fisicamente em uma série de sintomas?

 

“É importante diferenciar depressão de tristeza, que é uma emoção humana comum e que não atinge outras partes do corpo”, explica o psiquiatra Dr. Gustavo Cahu Domingues. “A depressão cria sintomas físicos, como cefaleia, dores no estômago e problemas intestinais, entre outros”.

 

Dores pelo corpo

 

Dores nas costas, nas juntas e nos músculos são comuns em quadros de depressão, mas acabam muitas vezes sendo consideradas consequências da doença. A relação entre sintomas físicos e a depressão, no entanto, é mais profunda que isso. Os neurotransmissores serotonina e norepinefrina são responsáveis tanto pela dor quanto pelo humor, e ambos estão diretamente ligados com a depressão. “Acreditamos nessa relação porque medicamentos que regulam a produção dos neurotransmissores também costumam reduzir as dores no corpo”, explica o psiquiatra. “A depressão também está associada com condições como a fibromialgia, que causa pontos de dor no corpo”.

 

Por isso, é importante que o tratamento seja focado não apenas na normalização dos sintomas psíquicos, mas também nos físicos. Pesquisas mostram também que pacientes com dores crônicas mais intensas tendem a também sofrer com alterações de humor mais fortes. No geral, quanto pior a dor física, pior a depressão. O índice de reincidência da depressão também costuma ser muito maior quando os sintomas físicos não são adequadamente tratados.

 

Transtornos no sono

 

Não há nada de incomum em rolar na cama sem conseguir dormir de vez em quando, mas padrões anormais de sono durante várias semanas podem indicar problemas mais sérios, por isso, vale consultar um médico. A depressão é uma das doenças que altera o sono, com alguns pacientes registrando dificuldades para dormir ou acordando várias vezes durante a noite. Caso o problema seja sono em excesso, também é importante ligar o alerta, já que aproximadamente 1/3 dos pacientes com depressão apresentam esse sintoma.

 

Ansiedade, dores na cabeça, peito e estômago

 

A ansiedade é um sintoma que se manifesta muito frequentemente em pacientes depressivos e pode trazer uma série de sintomas físicos que podem passar desapercebidos.

 

Na cabeça, a ansiedade e o estresse podem gerar contrações musculares involuntárias, que deixam a região com uma dor constante e generalizada, geralmente mais intensa na manhã e à noite. Crises de ansiedade também deixam os batimentos cardíacos e a respiração irregulares, causando dores no peito. “O paciente chega a achar que está com algum problema no coração, por causa das dores no peito”, completa Domingues.

 

A depressão e a ansiedade também podem trazer problemas alimentares, como perda ou ganho de peso e alterações no apetite, além de problemas no aparelho digestivo, como náusea, diarreia e constipação.

 

Uma dica importante é catalogar a intensidade e frequência destes sintomas, para que o médico tenha acesso a informações mais completas e possa diagnosticar com maior precisão. “É importante que fique claro que a dor acompanhada de tristeza não descarta algum problema físico mais sério”, alerta o psiquiatra. “O tratamento começa na parte psíquica. Atividade física e boa alimentação são mudanças no estilo de vida importantes, que chegam inclusive a ajudar o paciente psicologicamente”.

 

Dr. Gustavo Cahu Domingues é psiquiatra e diretor clínico do Centro de Convivência Villa Ipanema

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

79 comentários para "Dores de cabeça, estômago e tensões no corpo: conheça os sinais físicos de depressão que vão além da tristeza"

Luciana poggianella

Ótimo o artigo ! Tenho ansiedade e depressão e desde então minha vida é feita de altos e baixos. Não é fácil, mas vou levando . Sei que tudo isso tem um porque , mas não entendo porque não passa . Faço todos os tratamentos possíveis e não tem fim . É frustrante!

Vilma Porfírio da Silva

Ótima essa matéria. Tenho dores nas articulações, fibromialgia, mas graças a Deus não tenho depressão, sou alegre e muito feliz.Os médico já me disseram que não tenho depressão…mas estou atenta.

Sonia

Muito bom esse matéria. Parabéns

Lindalva

O meu cabelo ta caindo muito

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lindalva, você pode procurar um dermatologista para verificar o que está ocorrendo. Abraços.

Tereza Freitas

Tenho muita ansiedade e um pouco de depressão. Insonia se não tomar Rivotril não durmo.Ano passado tive uma crise muito forte de panico.Motivos familiares

Alcinete

Acho que depressão e causada por problemas financeiro ou quando o parceiro ou a parceira não completa o outro ,dando carinho e atensão e diálogo ,somos umanos queremos amar e ser amados, esse é o remédio para qualquer depressão .

undefined

Tomo medicação para depressão, mas a algum tempo tenho dores no corpo todo,ao levantar da cama tenho dores nas pernas que não consigo andar direito é o tempo todo e nunca melhora o corpo todo médico falou talvez a baixa dos hormonios mas será?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Anai, um diagnóstico só será possível após interpretação do resultado de exames laboratoriais, o indicado é procurar um médico para que possa ser orientada. Melhoras.

Lila

Leio bastante sobre por curiosidade e por já ter sido diagnosticada com depressão. Evitei tomar remédios, que apenas remediam os problemas, e também devido ao rombo de 400 por 10 comprimidos no bolso da minha mãe. Enfim, “descobri” ter amigos e família… Mas minha curiosidade é, qual médico e como, descobre-se a depressão? Pois no começo de minha, eu só tinha síndrome do pânico. Depois veio tristeza e falta de apetite… Existe exame de sangue ou outro para a indicação mais correta de um tratamento, digamos, mais indicado?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lila, você pode procurar por um médico psiquiatra, ou até mesmo um clínico geral, que poderá te encaminhar para o especialista indicado. Abraços.

Lucia Valença

Tenho muita dor no corpo ansiedade oriver

Nurimar mattes

Medicamentos não tem resolvido para mim. Não acredito mais neles.

José Pereira Neto Filho

Tenho passado por isso a meses e não consigo me livrar parei com os remédios durmir só quando o cansaço me vence pelas 4 ou 5 da manhã e assim vou vivendo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José, não é indicado que você interrompa o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você o retome e faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Viviane

Queria saber se é normal quem te ansiedade ter tanta falta de ar.e se tenho como ficar boa sem tomar remédio pq vejo tanta gente que toma remédio e sente os memo sintomas de quem não toma.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Viviane, entre os sintomas que a ansiedade pode causar, em intensidades diferentes, estão tontura, tremores, sudorese, boca seca, aperto no peito e batimentos cardíacos acelerado. O ideal é procurar a ajuda de um profissional que lhe indicará o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Karina

Eu tenho depressão faz um bom tempo ja faço tratamento sofro muito com isso ,parece q nunca vou ser curada mas aprendi muito com a depressão, hj eu me conheço melhor como pessoa . E descobri qual o motivo da minha depressão.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Karina, obrigado por compartilhar sua história conosco! Parabéns pela busca na melhoria da saúde e qualidade de vida. Abraços

neuza

Sinto dores nas costas,dor no estômagos,dores no ombro esquerdo,nas mãos,câimbra,ansiedade,as vezes acho que estou ouvindo o meu coração bater forte,zumbido no ouvido e sinto que meu corpo treme por dentro.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neuza, você pode realizar uma consulta com o clínico geral, ele poderá prescrever o tratamento adequado ou encaminhá-la a um especialista.

Eurides Clara da cruz pinho

E muito estes comentários pois assim podemos avaliar o que temos eu mesma tou com mais de anos tomando remédio para úlcera e astrose pressão alta e agora tou vendo que estou e com depressão estou com todos sintomas que li aqui

Jose Eduardo

Estou com todos estes sintomas.Falar procure um médico é fácil.Mas sinto totalmente desprotegido moro em contagem-MG demora muito dar um resultado de exame de sanguefiz o exame tem mais de 45 dias e até hoje sem resultado do exame pelo posto médico.Estou com tonteira visão cansada.Peço ajuda a vocês!

Jailson

Minha mae teve depressao, tomou paroxetina por algum tempo para aliviar os sintomas, mas o que resoveu mesmo foi uma injeçao chamada CITONEURIM rapidinho ela ficou curada. Quem mim indicou foi um medico aposentado.Quando fui pedir para o medico prescrever para ela tomar, ele falou q nao servia p depreçao, mesmo assim insistir q ele prescrevesse e mae ficou boa rapidinho.

Luciana

Amei essa matéria!! Minha filha tem 16 anos e a dois anos estamos nessa luta, é assim mesmo exatamente esses sintomas , estamos confiantes e já vencemos.

Isabel Cristina de Oliveira Barbosa

Já tomei muito remédios de ansiedade,já tive contrações musculares no pescoço, no olho e agora estou com um soluço que já dura um mês, estou ficando doida,estou indo no médico e eles falam que não tem nada comigo.não sei mais o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Isabel, uma dica importante é catalogar a intensidade e frequência destes sintomas, para que o médico tenha acesso a informações mais completas e possa diagnosticar com maior precisão. Melhoras.

Maria Amalia

Sofro de depressão e tomo ansioliticos ha anos pois tenho muita dificuldade p dormir e qd consigo acordo várias vezes. Mas a oração a fé o pedido a Deus p me afastar desse mal tem me ajudado bastante.

Leda Maria

Gostei muito do artigo, tenho ansiedade e depressão, também tenho muitas dores, que nunca sei o porquê delas surgirem tomo remédios, porém as vezes parece que eles não funcionam, fico ansiosa com tudo isso é horrível.

Eliane Thomaz

Tenho dores nas articulações.Tenho depressão, pois perdi um filho com câncer.

ivani lima chaves

Tem muita tristeza do muitas criznao dormo cem remédio

Elena

Depressão e calor, insônia,acordo com dores que passam sem remédio.

Joaquin Teixeira

Tenho uma depressão que começa no domingo à noite, mas se encerra sempre na 6af, que é o dia que dói tiros pro alto, tomo uma gelada e acendo um derby!

Natalise

Tem dias não me sinto bem , um dor no peito e no estômago , uma agunia dentro de mim , sinto meus nervos acelerado , não procurei médico ainda. Não sei o que é isso que estou sentindo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Natalise, tente agilizar sua consulta para que o médico possa orientá-la sobre os seus sintomas. Abraços.

Mrrcia melo

Muito bom esse artigo. Tenho depressão e ansiedade sinto muitas dores no corpo, nauseas ,respiração pesada. Insonia aff hj tomo remedio natural muito cha

Cleusa

Faço tratamento ha 18 anos, para sindrome de panico e depressao. Ja tentei parar muitas vezes, mas nao aguento os sintomas e tenho que voltar com o medicamento. Tenho tambem fibromialgia com crises fortes de dores musculares. Aprendi a conviver sozinha com tudo isso. Nao tive apoio e compreensao da familia. Meu companheiro me ajudou por um tempo, depois cansou e acabei sozinha. Hoje estou melhor, aprendi com a meditaçao a aceitar melhor a vida.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleusa, por isso não é indicado que o paciente interrompa o tratamento sem autorização do médico e faça acompanhamento periódico com o especialista. Ficamos felizes que você já tenha percebido melhoras depois de retomar o tratamento. Sucesso em sua recuperação. Abraços.

Wilcimar

Pessoas, também tive alguns desses sintomas. Então perguntei para mim mesma, será que remédio cura? Foi ai que fui convidada a ir um culto de uma Igreja, e la um pastor que eu nunca tinha visto, me chamou e orou junto a mim. Nossa sai de lá, muito leve. Minhas dores sumiram. Falo isto pq na verdade, a cura é Deus e remédio sempre causa outros sintomas. Não sinto mais nada, só aprendi a ser mais forte e tentar entender e acreditar que tudo tem a hora de acontecer. E com isso absorver só as coisa boas; de tantos problemas . Ha e sempre agradecer a Deus por tudo.

Jane Dantas

Tenho muitas mudanças de humor,hora to muito esperta e feliz faço atividades físicas zumba caminhadas até duas fezes ai dia,cuido de minha alimentação,faço visitas constantes aos meus amigos,mais tem tempos que nem quero sair na porta de casa eu me deprimo totalmente,não faço bem um tipo de atividades,minha alimentação fica descontada e pra mim nada presta sempre tenho essa mudança de humor é horrivel,muito triste não consigo dormir direito e as vezes durmo de mais😯

Neusa

Passo dias sem conseguir dormir tenho dores musculares e muita dor no estômago….pode ser depressão sera??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neusa, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Cristina fontoura

Tenho dore horiveis nos joelhos não. Ando.a 10 messes não durmo bem a mais de 20.anos durmo 2 a 3 horas por noite quando o cansaço me vence ja não aguento mas .quero morrer .uso 4 tramal de 50 por dia e as vezes a dor não. Passa minha vida e uma droga

Roselane

Lendo o seu artigo vi que me enquadro dentro dele, já procurei médico pra falar sobre más ñ me diagnosticaram como depressão, agora fiquei ainda mais preocupada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roselane, você pode procurar uma segunda opinião de um especialista de sua confiança. Abraços.

Eliane

Eu tinha todos esses sintomas, e por quase um ano sofri sem saber oque estava acontecendo comigo. Fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico, hj tomo sertralina e graças a Deus hj tenho qualidade de vida. Oque eu aconselho a quem está passando por isso é se tratar, não ter medo de tomar os medicamentos.

Maria da guia

Tomo clonagem e isto muita dor no corpo, e tenho muita vontade de deixar de tomar. Será que tem como?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, verifique com o médico que receitou o medicamento se há essa possibilidade. Abraços.

Cleunita Noetzold Venes Minussi

Achei muito importante as pesquisas realizadas, o grau de seriedede como esta doença foi tratada e o acolhimento aos comentários das pessoas.Acredito que realmente precisamos de muitas informações a respeito desses transtornos (incluo-me!)até pq eles causam sofrimento e preconceito.Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleunita, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Nagila

Sofro com problema da coluna a 3 meses a agora entrei em depressão por conta das dores e domença no braço sensação de morrer choro sem parar fui ao psiquiatra e passou remédio pra ansiedade enfim tomei faz um dia apenas meu sitoma depois q tomei fiquei na tranquila mas apareceu uma febre febril mas tenho fé tudo dará certo pra mim e pra vcs

Eliane

O melhor remédio para depressão é Jesus, ele cura ,liberta e transforma lançai as vossas ansiedades sobre ele descanse e deixa ele trabalhar em seu favor😘

Joselma

Só sei que tenho desde os 15 anos mesmo passando por médicos minha vontade é só me isolar e ficar no meu quarto, e horrível.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joselma, muitas pessoas conseguiram se recuperar quando seguiram tratamentos e também quando encontraram atividades estimulantes e prazerosas; tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem, além de realizar o devido acompanhamento médico. Melhoras.

Janete aparecida de moraes

Eu tenho todos esses sintomas de depressão é horrível as dores São forte .tenho muito pesadelo quando durmo tenho síndrome do pânico. É sofro muito com td isso

Auxiliadora

Bom dia. Sempre leio artigos sobre depressão. Este artigo me esclareceu vários fatores que ainda não sabia, embora já soubesse q a ansiedade extrema é sempre presente nas pessoas diagnosticadas com depressão. Valeu a pena saber sobre os fatores físicos que existem no depressivo! Agora compreendo mais qdo meu filho se queixava das dores de cabeça intensas, e muitas vezes, se manifestavam dores muito forte também nas costas!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Auxiliadora, ficamos felizes que tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde.
Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Silmara Oliveira

Sou Anciosa!Me tranco no meu quarto choro , choro muito !Perco peso com muita facilidade !Tenho palpitações o coração!Fico nervosa trêmula!Não consigo dormir a noite toda !Quando sinto dores de cabeça parece até que vou eh morrer !Essa matéria me alertou !Excelente matéria..

Eliane Rodrigues

Faço tratamento com endocrinologista para emagrecer;tenho a maioria desses sintomas fiz exames e tenho fibromialgia,médico me disse que é emocional realmente quando não estou tão ansiosa ou nervosa porque tenho alterações de humor melhora,tomo a sibutramina que modera meu apetite auxiliada pelo médico,Faço caminhada mas sinto que não estou tendo sucesso meu peso estacionou e me passou relaxante muscular devido às dores e estou conseguindo dormir melhor .Estou indo á uma psicóloga é necessário procurar especialista na área?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, pelo seu relato você parece estar sendo bem acompanhada por todos os especialistas. Abraços.

Luciana Marques

Tabem sofro com problemas da depreciação

Zildeane saraiva

Sofro de anciedade, depressão síndrome do pânico ja tem 3 anos , tenho crises horríveis ñ desejo pra ninguém, ja tomei AMITRIL , e outros hj tomo bromazepam,cada dia sinto uma coisa diferente, ñ quero falar com ninguém as vezes só quero chorar , vivo na igreja , com ajuda de amigos tenho me sentido melhor buscando muito a jesus pois o melhor remédio que tem para todos os problemas é somente ele

Isa

Amei a materia, descobrir porque botei meus sintomas no Google apareceu essa materia..eu sinto tudo isso lior de tudo que acho que to cm alguma doença muito grave que ja passei pra toda minha familia. Tem dias que eu to tão feliz mas tem dias que me sinto tão triste mas fico escondendo de todos não quero que eles me vejam assim. Tenho problemas na tiroide. Estou cm 45 anos acho que também to na pre menopausa..Estou vivendo meus o ikres dias de vida.Eu era tão feliz, tão alegre hoje vivo uma mentira não sou mais mesma. Sinto dores pelo corpo não todo dia,mas tem dias que são piores. Tenho medo sinto que a qualquer hora algum ruim pode acontecer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isa, é importante que você procure o auxílio de um especialista para que ele possa te indicar o tratamento adequado. Melhoras.

Michelli

Olá…minha mãe teve 3 perdas….filho…marido é mãe..desde dezembro de 2017 ela beio com.mta tristeza…depois vomitava mto…fomos ao endocrinologista….ela fizemis muitos examds…que constatou tireoide….ela tem 65 anos…a menopausa ja passou….e de la pra Cá so todos os dias sente uma dor….Hj ela se encontra com.muita dor nas articulações…chora mto…aflição…os nervos à flor da pele todos os dias…faz 2 semanas com essas dores….Me ajudem a quem devo recorrer?????Urgência

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Michelli, Sentimos muito pelas perdas em sua família. É importante que sua mãe siga corretamente o tratamento prescrito pelo endocrinologista e faça uma consulta com o reumatologista para que ele possa avaliar o motivo das dores e assim indique o tratamento adequado. Abraços.

Genoelma

Nossa!Sinto todos esses sintomas de dores aí quando a dor é muito forte que não consigo nem mecher a cabeça e tenho dificuldade até pra caminhar com fortes dores nas juntas e corpo.Desde de 2004 que comecei a sentir essas dores. Antes eu tomava remédio pra coluna pq eu estava com escoliose. Bom descobrir a um ano e meio que eu estava com Anciedade.Quando me esforço muito no passado sinto todos esses sintomas que penso eu que é por causa da escoliose. Medicamento: Amitripilina.Mais quando faço esforço fico de cama.

Salatiel luiz de souza

Olá. Tenho transtorno bipolar. Sinto dores pelo corpo. No estômago e incontinência urinária. Faz vinte anos que estou assim. Por favor . Me ajude.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Salatiel, o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Antônio Carlos

Tive depressão e ainda tenho muita ansiedade! E tenho muita dor de estômago geralmente a madrugada!!Alguém pode me ajudar em algum comentário??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Antonio Carlos, converse com o psiquiatra ou com o psicólogo, se necessário entre em contato com o posto de atendimento de saúde mais próximo a sua residência. Você pode explicar a situação e os sintomas para ter uma melhor orientação. Um abraço.

Priscila Freitas

Tenho síndrome do pânico a 3 anos sinto tudo isso… Falta de ar, coração acelerado, tomtura, insônia, dor de cabeça e outros sintomas… Só que agora meu estômago começou a atacar já tomei tanto remédio e não resolve … Não aguento mais.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Priscila, converse com o psiquiatra ou psicólogo ou um posto de saúde, explique os sintomas, após diagnóstico é possível verificar o tratamento mais adequado. O importante é continuar com o tratamento prescrito. Um abraço.

José caetano

Olá a todo mundo. Parabéns antes de mais aos autores deste forum. Querendo aqui manifestar a minha experiencia vivida com depressão major, peço encarecidamente a todos que não tenham receio de pedir ajuda a um psiquiatra porqu este é um médico como qualquer outro. Não tem qualquer mal e isto não quer dizer que estejamos loucos. Os tempos mudaram e os preconceitos também tendem a desaparecer com o passar do tempo. Eu tenho depressão faz muito tempo com predominância de sintomas somáticas, sobretudo dores terriveis nos musculos e articulações bem como perturbações de sono. Tomo rivotril, duloxetina, pregabalina e topiramato, tudo receitado por um medico psiquiatra que para mim é um anjo que caiu do céu. Com a sua ajuda tenho agora uma qualidade de vida mais que aceitável. Sou a favor dos fármacos quando precisamos deles. Queremos viver melhor. É o que importa. O cerebro é um órgão que faz parte do nosso corpo e pode ficar doente como qualquer outro órgão. Nao exitem. Sejam felizes. Um abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José, obrigado por compartilhar seu maravilhoso comentário conosco. Um ótimo exemplo em busca de qualidade de vida, pois realmente o corpo e a mente tem que estar saudáveis. Problema mental ainda é um assunto delicado e poucos buscam informações, tomando algumas medidas como uma alimentação equilibrada e atividades físicas ajudam muito para esta melhoria da maioria dos casos, claro que sempre orientado por um profissional de saúde para avaliação e se necessário uma prescrição de medicamento. Desejamos felicidades.

Maria Wilma Dias De Sousa Gentil

Ótima matéria parabéns doutor. Tenho depressão á muitos anos e anciedadeeansiedades tbm problema na coluna e agora a 1 ano descobri tiróide Ativa que emagrece e osteopenia. Há com tudo isso graças a Deus antes da Tiroide já era magra desde criança. Tenho 46 anos pesso 51 k. 1.64. Sofro muito tanto ruim pra trabalhar. Mais trabalhei em dois lugares e profissões diferentes. Vigilante a 20 ano. E educação infantil foi 13 anos. Os dois juntos há 4 anos tive q sair da educação. E 1 ano estou parada de vigilante. Gasto muito com os tratamentos. Bom compartilhar sobre esse assunto. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, ficamos felizes por nossa matéria ter te agradado e agradecemos por compartilhar conosco as experiencias que você passou na sua vida na luta contra essas doenças. Lembrando sempre que continuar com o tratamento é muito importante para amenizar os sintomas da depressão e melhorar sua qualidade de vida. Abraços.

Vitor

Acho que estou enfrentando um quadro de ansiedade ou depressão grave, pois sempre que sou exigido seja no serviço, em casa, na igreja ou esporte , fico com fadiga muscular, dores nas articulações, pigarro e aperto na garganta, cabeça parecendo que vai explodir, frio e calor juntos, respiração ofegante parecendo que me falta ar, irritabilidade, tonturas, procurei um clinico há 1 ano e fiz vários exames e não deu nada além de uma gastrite leve e colesterol ruim elevado que já esta sendo tratado além da válvula mitral do coração do lado direito não estar fechando direito mais o médico disse que parece por causa da ansiedade, então ele me passou um remédio chamado bromazepan e quando estou com essas crises tomo e fico relaxado , melhoro… porém faz alguns dias que só a dose de um comprimido por dia não está fazendo mais efeito, preciso de ajuda … qual médico eu devo procurar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vitor, de acordo com Dr. Giovani Missio a depressão é um transtorno mental que vai muito além da tristeza profunda. A doença provoca também apatia, insegurança, ansiedade, insônia, problemas de concentração e até pensamento suicidas. E ao contrário do que muitos pensam, não é fácil sair dela. É preciso receber acompanhamento médico, fazer o tratamento corretamente com os medicamentos indicados. Procure um psiquiatra para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Confira a matéria abaixo com mais informações sobre a doença e dicas de tratamento. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/cabeca-e-pescoco/resiliencia-importancia-depressao

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.