Infarto: Saiba como a massagem cardíaca pode salvar vidas


  • +A
  • -A
Imagem do post Infarto: Saiba como a massagem cardíaca pode salvar vidas

As instruções básicas sobre como praticar uma massagem cardíaca deveriam ser de domínio da população. O procedimento também é chamado de reanimação cardiopulmonar (RCP), quando é feito da maneira adequada e no momento certo, é capaz de salvar vidas mesmo se for realizado por um leigo..

A massagem cardíaca deve sempre ser feita durante uma parada cardiorrespiratória. e há várias causas que podem levar à parada cardiorrespiratória, entre elas, o infarto agudo do miocárdio.,

Parada cardiorrespiratória pode ser sintoma de infarto

 

“Ao ver uma pessoa desacordada, as orientações para reconhecer uma parada cardiorrespiratória, atualmente, são verificar se a vítima não responde, não respira ou se tem uma respiração agônica.”, explica a cardiologista Caroline Nagano. Para facilitar e acelerar o atendimento, não é mais necessário avaliar o pulso, já que a cada minuto que o coração fica sem bater, as chances de sobrevivência diminuem consideravelmente.

Depois de verificar a ocorrência da parada cardiorrespiratória, é preciso avaliar se a pessoa desacordada está em um local que ofereça  segurança (ex: afastada do fogo e da eletricidade, fora do meio da estrada), ligar para um serviço médico de emergência e checar se há um desfibrilador externo automático por perto. De acordo com Caroline, quando disponível, o aparelho precisa ser ligado e as orientações serão dadas por meio de uma gravação que se iniciará automaticamente.

Como fazer uma massagem cardíaca

 

Caso o desfibrilador não esteja disponível, o próximo passo é começar a massagem cardíaca, como explica a cardiologista: “Deve-se iniciar as compressões no tórax da pessoa ajoelhando ao seu lado. Comprima o centro do tórax com força a rapidez até a chegada do serviço médico”.

As mãos devem ser posicionadas uma sobre a outra com os dedos entrelaçados.  A profundidade de compressão, em adultos, é de 5 cm e a frequência de compressão deve ser, no mínimo, de 100/minuto. Você deve realizar 30 compressões intercalando com as ventilações. O procedimento deve ser mantido até a chegada de uma equipe avançada de socorro

 

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Infarto: Saiba como a massagem cardíaca pode salvar vidas"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.