Dor no coração, formigamento no braço: entenda quais são os sintomas de infarto


  • +A
  • -A

Um dos problemas de saúde mais comuns no Brasil, o infarto surge quando uma artéria está contraída ou obstruída, de forma parcial ou total. Muitas doenças apresentam sintomas semelhantes, mas sabendo identificá-los, o paciente pode procurar ajuda o quanto antes, com maiores chances de recuperação. Sendo a dor no peito o sintoma mais comum, o infarto também se manifesta de outras formas bem visíveis.

O que é o infarto?

O infarto é a falta de circulação em uma área do músculo cardíaco. Dessa forma, o coração para de receber oxigênio e nutrientes por conta da ausência de irrigação. “O infarto do miocárdio é caracterizado pela necrose (morte) de células de uma região do coração, de acordo com o território irrigado por uma das três artérias coronárias principais”, explica Jose Antonio F. Ramires, professor titular de Cardiologia do Instituto do Coração-INCOR. Colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial (pressão alta), tabagismo e vida sedentária são alguns dos fatores de risco para o problema.

Os principais sintomas de um infarto

A dor no peito é o primeiro sintoma que as pessoas costumam associar ao infarto. No entanto, na presença de fatores de risco, esse e qualquer sinal devem ser levados em consideração. “A dor no peito é a mais comum, geralmente muito intensa. No entanto, não é incomum surgir de forma mais fraca ou intermitente, irradiando-se para um dos braços ou mesmo para os dois, para as costas e às vezes, para a mandíbula”, explica o especialista. Muita gente acha que o formigamento do braço também é um dos sintomas clássicos, porém, o cardiologista explica que isso não é tão comum assim. “Nesse caso, é preciso avaliar a coluna cervical ou até mesmo o quadro neurológico”.

Outros sintomas  podem surgir

Ramires explica que além dos sintomas mais comuns, existem outros que podem surgir associados ou isoladamente. “Podemos ressaltar a falta de ar, muitas vezes interpretada como cansaço, de aparecimento recente e sem outra causa; palpitação, batedeira no coração ou falhas nos batimentos; tonturas ou desmaios; falta de ar súbita, noturna, acordando o indivíduo no meio da noite;  palidez cutânea e extremidades frias”, lista.

Como é o atendimento para uma pessoa que está infartando?

Notando os sintomas do infarto e, estando consciente, o paciente deve chamar socorro e procurar o serviço médico de urgência mais próximo. “Em serviço de Emergência ou Pronto Socorro, além da aspirina, de 300 a 500 mg, o paciente receberá oxigênio nasal, sedativos, analgésicos, betabloqueador, inibidor de enzima conversora e trombolítico”, completa Ramires. Se houver disponibilidade, o paciente será encaminhado para sala de hemodinâmica para uma angioplastia primária, um procedimento que restaura o fluxo da artéria que foi interrompido por um coágulo.

Jose Antonio F. Ramires é professor titular de Cardiologia Instituto do Coração-INCOR. CRM 17977

 

TAGS
cardiovascular
dor-no-peito
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Dor no coração, formigamento no braço: entenda quais são os sintomas de infarto"

João da Silva

Formigamento no lado esquerdo.

juliana coelho

ola pessoal ,eu sinto formigueiro no braco esquerdo e palpitacoes no coracao

CUIDADOS PELA VIDA

Olá pessoal, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar os sintomas apresentados e realizar um diagnóstico. Orientamos vocês a buscarem uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Jaqueline

Bom dia tem alguns dias que estou sentido um formigamento mais só no ant braço para o peito esquerdo o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jaqueline, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Realize uma consulta com um médico próximo de sua região. Abraços.

Joãopaulo

Sintomas dor peito formigamento braço esquerdo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João Paulo, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Eunice

Em vezes enquando sinto palpitação no coração as vezes me assusto…aí me atacar um nervoso que não consigo controlar penso que vou morrer vou infarta…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eunice, realize uma consulta com o cardiologista e relate os seus sintomas. Melhoras.

Rosane Lemes

Ola eu não posso ficar nervosa me dar cansansó falta de ar em formigamento no braço esquerdo e dor nas costas e no peito uma presao que não concigo respirar parece que vou morrer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosane, realize uma consulta com o cardiologista e relate os seus sintomas. Melhoras.

Dayane

Eu sinto formigamento na face pescoço e no braço esquerdo que desce até minha cintura, e uma dor no peito , muita pressão na nuca , e minha pressão fica normal, o que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dayane, consulte um cardiologista, assim ele solicitará exames específicos para entender o que está ocasionando estes sintomas, e te auxiliará o tratamento adequado. Abraços.

Maria

Estou formigamento nas juntas e agora comecou no bravo esquerdo ai eu fasso massagem e passa

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, marque uma consulta para que o médico possa avaliar os seus sintomas e te orientar adequadamente. Abraços.

Maria menezes

Há alguns dias sinto muita força no peito, parecendo com facadas no peito, dor no estômago, náuseas,e formigamento no braço esquerdo

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.