Angioplastia: O que são balões de desobstrução e stents?


  • +A
  • -A

A angioplastia é um procedimento que combate a obstrução de vasos sanguíneos, principalmente a artéria coronária, que conduz o sangue até o coração. Para que seja realizada, é necessária a ação conjunta dos balões de desobstrução e dos stents, recursos que, apesar de implantados no interior dos vasos, são considerados pouco invasivos.

Balão rompe placas de obstrução e stent mantém vasos abertos e dilatados


A obstrução costuma acontecer por conta do acúmulo de placas de gordura, as quais são rompidas pelo balão. “O balão entra junto de um cateter e, ao atingir o nível da obstrução, infla. A força empregada é que permitirá a abertura das placas”, explica o angiologista Jayme Ramos. O processo, que evita a necessidade de cirurgia aberta, também expande o diâmetro da artéria.

Já os stents tem a função de evitar que o vaso volte a ficar obstruído. Portanto, são colocados no local para manter o desbloqueio e o caminho do fluxo sanguíneo livre. “Stents são ‘canos’, materiais cilíndricos que são colocados onde foi feita a angioplastia. Algumas vezes, após ser feito o procedimento com o balão, a lesão imediatamente volta a se fechar. Para evitar isso, usamos o stent para manter o vaso aberto”.

Quais são os riscos da angioplastia?


De acordo com o angiologista, os riscos mais comuns da angioplastia são: o balão romper o vaso, o stent ser colocado no lugar errado, o cateter perfurar o vaso e vasos não doentes se tornar doentes pela agressão do cateter dentro deles. “Todos esses riscos podem ser minimizados com o uso de material de qualidade e experiência do profissional”, enfatiza.

Para o Dr. Jayme, as doenças que levariam à utilização desses artifícios podem ser evitadas com uso de medicamentos e exercícios. “Quando chega na hora de se utilizar um método cirúrgico é porque os métodos não cirúrgicos já falharam. Então, quando o paciente faz o diagnóstico do seu problema cedo, é possível evitar a cirurgia com remédios e mudanças de hábitos de vida”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Angioplastia: O que são balões de desobstrução e stents?"

JAIRO MELLO

Muito interessante as informações.Há 11 meses recebi o implante de 3 Stents. Tomo os seguintes medicamentos: Selozok, Clopin, AAS, e, Ancoron. Até quando deverei tomar esses medicamentos?Grato,Jairo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jairo. Recomendamos que você consulte o médico cardiovascular para avaliação da necessidade ou não da continuidade do uso dos medicamentos. Abraços.

jose sena brito

sou usuario de 3 stents , sendo um comum e dois farmacologicos . Mesmo assim achei muito interessante os esclarecimentos da materia . parabens .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José Sena, ficamos felizes por você ter apreciado a matéria. Abraços.

xavier

sou usuario de 9 stents e ultimamente com a seguinte conclusão angioplastia de descendente anterior por balao com sucesso . angioplastia de 2 diagonal por balao sem sucesso.Quando vem com dores mais intensas volto ao hospital para alterar as medicações. Essas dores continuara?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Xavier, não temos como fornecer orientações sem conhecer o caso clínico. Converse com o seu médico para que ele possa passar todas as orientações a você. Abraços.

Carlos Augusto oliveira

No dia 27 de janeiro 2 stentes para desobistruir artérias . Estou me sentindo muito bem . Gostaria de saber sobre um remédio que eu uso effient 10 mg carverdilau 6.25 capotril . Gostaria de saber se posso mudar estes medicamentos só este efflent 19 mg ele custa CR$ 360 reais .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos Augusto, na próxima consulta com o seu médico questione a ele se há uma outra opção de medicamento com um preço mais acessível. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.