Saiba quais são os principais fatores que levam à imunidade baixa do organismo


  • +A
  • -A

Sensação de mal-estar, cansaço crônico e sonolência são alguns dos sinais que a imunidade está baixa. Mas quais são os fatores que debilitam a saúde? “Existem pessoas predispostas a ter o sistema imonológico afetado – principalmente, as que possuem doenças autoimunes, como lúpus, por exemplo -, mas diversos fatores podem criar essa situação”, explica o clínico geral Leoni Jaires Iribarrem. Confira a lista com alguns dos principais fatores que levam à imunidade baixa do organismo.

 

1) Alimentação desregrada

De acordo com Dr. Leoni, hábitos alimentares desregrados, com muito consumo de fast-food, mas pobre em frutas e vegetais, contribui para a imunidade baixa. “Quem tem um regime alimentar regido por calorias vazias tem menos resistência contra doenças infecciosas do que as que mantêm hábitos saudáveis, já que as células não recebem as proteínas e vitaminas necessárias para fabricar anticorpos”, comenta.

2) Exercícios físicos em excesso

Praticar exercícios físicos é um hábito saudável que todos os médicos recomendam aos seus pacientes, mas o excesso de atividades pode aumentar os processos inflamatórios do corpo. “Quem pratica exercícios de longa duração e esforço libera muito hormônio do estresse, como adrenalina, que acabam lesionando as células do sistema imunitário”, explica, afirmando também que é importante procurar um especialista para avaliar a frequência e duração ideal dos exercícios para cada indivíduo.

3) Dormir mal

Dr. Leoni afirma que dormir menos de 6 horas por noite já pode causar uma baixa da imunidade. “O hábito causa falha na produção correta das susbtâncias que fazem o organismo funcionar, como corticóides e na fabricação de melatonina (hormônio que produz os leucócitos). Se eles não estão regulados no organismo, é uma porta de entrada para doenças. Por isso, o ideal é ter no mínimo 7 horas de sono por noite”, alerta.

4) Consumo de álcool em excesso

A ingestão de álcool em excesso pode afetar diretamente a imunidade. “O problema se dá na ingestão exarcebada, pois o fígado demora para metabolizar o álcoo e, quando há um consumo além do normal (o órgão metaboliza uma dose de bebida por hora), o álcool cai na corrente sanguínea, causando danos ao organismo, já que os mecanismos de defesa não suportam a carga alcóolica, baixando a imunidade”, explica.

5) Exposição solar em excesso

O sol pode não apenas afetar a saúde da pele – causando manchas, alergias e o temido câncer de pele -, como também baixar a imunidade. “Os raios solares diminuem as células imunitórias da pele, por isso, exposições prolongadas comprometem os defensores do organismo, levando a baixa da imunidade e abrindo a porta para doenças de pele, como a herpes”, diz. O médico afirma também que o protetor solar é essencial para criar uma barreira de proteção na pele, mas apenas se for reaplicado corretamente a cada 2h e após mergulhos no mar ou piscina.

6) Transtorno Pré-Menstrual (TPM)

De acordo com Iribarrem, a TPM causa uma variação hormonal nas mulheres que afeta diversas células do organismo. “O aumento da progesterona – hormônio que prepara o corpo da mulher para a gestação – inibe o sistema imunológico feminino e é comum que a paciente se sinta inchada, com fadiga e dores de cabeça nesse período”, afirma.

Dr. Leoni Jaires Iribarrem é clínico geral no Rio de Janeiro. CRM 52.15655-8

TAGS
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Saiba quais são os principais fatores que levam à imunidade baixa do organismo"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.