O consumo de bebidas alcoólicas pode enfraquecer a imunidade?


  • +A
  • -A

O aparecimento de sintomas como indisposição, fraqueza e dores ou incômodos em regiões específicas do corpo indicam logo de cara uma queda na imunidade. Ela pode vir a se desenvolver em um quadro de doença e resulta das mais variadas causas. Uma delas é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.  

Sim, o consumo prolongado tanto do álcool quanto do cigarro inibe a resposta imunológica do organismo, propiciando o surgimento de infecções, por exemplo. As respiratórias são bastante comuns. Segundo a alergista e imunologista Cristina Abud, os que mais abusam do álcool correm risco maior de sofrer com estas complicações.

Álcool em excesso costuma resultar em infecções respiratórias


A médica alerta ainda que aqueles que já possuem maior tendência a desenvolver esse tipo de infecção e costumam beber muito precisam, necessariamente, maneirar na bebedeira caso queiram evitar maiores complicações. De acordo com Cristina, o álcool dificulta o reconhecimento imediato de micro-organismos invasores.

“O consumo em excesso de álcool afeta receptores de uma célula que são responsáveis pelo reconhecimento de patógenos (agentes causadores de doenças). Assim, fica difícil identificar de imediato micro-organismos invasores, como vírus e bactérias. Isso também interfere em algumas citocinas e, no fim das contas, determina em um aumento no processo inflamatório”, explica.

Beber álcool tomando remédio não é recomendado


Cristina também não recomenda o consumo de álcool em uma situação em que ele possa entrar em contato com um medicamentos no organismo. “O álcool não corta o efeito, mas seu consumo excessivo não é indicado caso haja interação com determinados remédios, principalmente aqueles com ação no sistema nervoso central e os farmacocinéticos. Isso porque o álcool acaba interferindo no sítio de ação do fármaco”.

Dra. Cristina Abud de Almeida é pediatra, alergista e imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 117032

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade
respiracao
alcool

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O consumo de bebidas alcoólicas pode enfraquecer a imunidade?"

Raimundo de Sousa Neto

A 40 anos sofri um pequeno trauma na coluna e naquela inflação instalou-se um vírus chamado Mielite Transversa num grau leve da cintura pra baixo, ai é vem a pergunta, toda vez que tomo uma ou duas cervejas as pernas fica totalmente fracas, isto é porque está afetando meu sistema imunológico? Obrigado..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Raimundo, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

gisele

Boa noite! sempre que bebo, se eu passo de r latas de cerveja eu tenho perca de memória! já fui no neurologista mais não me disse nada. pq ocorre isso. desde já o meu obrigado

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.