O consumo de bebidas alcoólicas pode enfraquecer a imunidade?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Cristina Abud de Almeida
- +A
- -A
O aparecimento de sintomas como indisposição, fraqueza e dores ou incômodos em regiões específicas do corpo indicam logo de cara uma queda na imunidade. Ela pode vir a se desenvolver em um quadro de doença e resulta das mais variadas causas. Uma delas é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Sim, o consumo prolongado tanto do álcool quanto do cigarro inibe a resposta imunológica do organismo, propiciando o surgimento de infecções, por exemplo. As respiratórias são bastante comuns. Segundo a alergista e imunologista Cristina Abud, os que mais abusam do álcool correm risco maior de sofrer com estas complicações.
Álcool em excesso costuma resultar em infecções respiratórias
A médica alerta ainda que aqueles que já possuem maior tendência a desenvolver esse tipo de infecção e costumam beber muito precisam, necessariamente, maneirar na bebedeira caso queiram evitar maiores complicações. De acordo com Cristina, o álcool dificulta o reconhecimento imediato de micro-organismos invasores.
“O consumo em excesso de álcool afeta receptores de uma célula que são responsáveis pelo reconhecimento de patógenos (agentes causadores de doenças). Assim, fica difícil identificar de imediato micro-organismos invasores, como vírus e bactérias. Isso também interfere em algumas citocinas e, no fim das contas, determina em um aumento no processo inflamatório”, explica.
Beber álcool tomando remédio não é recomendado
Cristina também não recomenda o consumo de álcool em uma situação em que ele possa entrar em contato com um medicamentos no organismo. “O álcool não corta o efeito, mas seu consumo excessivo não é indicado caso haja interação com determinados remédios, principalmente aqueles com ação no sistema nervoso central e os farmacocinéticos. Isso porque o álcool acaba interferindo no sítio de ação do fármaco”.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Cristina Abud de Almeida
Alergia e Imunologia
CRM: 117032 / SP
- 18 comentários para "O consumo de bebidas alcoólicas pode enfraquecer a imunidade?"
-
Raimundo de Sousa Neto
A 40 anos sofri um pequeno trauma na coluna e naquela inflação instalou-se um vírus chamado Mielite Transversa num grau leve da cintura pra baixo, ai é vem a pergunta, toda vez que tomo uma ou duas cervejas as pernas fica totalmente fracas, isto é porque está afetando meu sistema imunológico? Obrigado..
-
Paula
Eu já consumo álcool há muitos anos Gostaria de saber se faz mal a saúde? porquês tenho problema tiroide Pode me responder obrigada
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Paula, hoje alguns estudos apontam diversos efeitos do álcool no nosso organismo a curto e a longo prazo. Um dos principais efeitos do álcool são danos sutis na memória e na rigidez do pensamento, que são consideradas normais em pessoas não necessariamente dependentes, mas que consomem uma determinada quantidade de álcool por dia. O limite imposto pela OMS é de 30g/dia para pessoas saudáveis. De toda forma, é importante levar em consideração as individualidades de cada pessoa. Abraços!
-
Valdemar Pereira Nunes
Otima materia , Prezo muito pela saude, pra mim um dos maiores investimento e na reeducação alimentar, e seguir as orientaçoes do CUIDADOS Pela VIDA.
-
Josenita Bastos
Quantos ml de cerveja pode ser ingerido sem que seja excesso? Bebo umas cervejinhas mas não todo dia; muito de vez em quando.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Josenita. Temos uma matéria que aborda o assunto, ela pode esclarecer as suas dúvidas. A matéria fala sobre bebida alcoólica, e sobre os efeitos no organismo. Segue link para leitura: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/bebida-alcoolica-boa-para-a-saude-e-mito Até breve!
-
Antônio Rocha
Prezado,Eu bebo toda noite cervejas com cigarros, como sei que baixa o sistema imunológico eu tomo todo a dia vitamina C e vitamina de A-Z. Será que regula a imunidade tomando vitaminas baixadas pelo álcool?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Antônio. O consumo prolongado tanto do álcool quanto do cigarro inibe a resposta imunológica do organismo, propiciando o surgimento de infecções, por exemplo. As respiratórias são bastante comuns. Segundo a alergista e imunologista Cristina Abud. Para aumentar a imunidade é necessário que favoreça a resposta de seu organismo: evitando o consumo de bebida alcoólica, tabagismo, mantendo uma dieta balanceada, realizando atividades físicas, desfrutando de sono reparador e realize o acompanhamento médico para avaliar se existe a necessidade de suplementar vitaminas, pois o consumo sem orientação pode desequilibrar os nutrientes e trazer problemas. Recomendamos a leitura desta matéria com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/vitaminas-minerais-associados-imunidade-do-organismo. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.