Como funciona o sistema imunológico do corpo humano?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Ekaterini Goudouris
- +A
- -A
Numa guerra, quando um país sofre uma invasão, existem soldados e uma organização militar responsáveis por proteger o território e os habitantes que nele habitam. O corpo humano funciona de maneira similar. Quem protege o organismo é o sistema imunológico. É ele o grande responsável por cuidar do ataque a agentes invasores e de administrar reações do próprio corpo.
“A função mais conhecida do sistema imunológico é a de nos proteger de agentes infecciosos, mas também de células anômalas e de doenças autoimunes”, conta a alergologista e imunologista Ekaterini Goudouris. Entre os invasores estão vírus, fungos, bactérias e protozoários, responsáveis por doenças, como a gripe e a meningite.
O início da batalha
Segundo Ekaterini, diante de uma ameaça, o sistema imunológico reage, procurando neutralizar e isolar agentes estranhos ao corpo. “Esta atitude promove um processo inflamatório, que faz parte, até certo ponto, da defesa do organismo, e estimula a fabricação de anticorpos e células contra estes agentes estranhos”, afirma a imunologista.
A defesa do corpo é extremamente organizada. O sistema imunológico é composto por várias células e cada uma exerce uma função específica. Os macrófagos, por exemplo, capturam os invasores e alertam o organismo, enquanto os linfócitos identificam as células estranhas e iniciam a produção de anticorpos.
Eliminando o inimigo
Depois da identificação, o corpo vai ao ataque com a ajuda dos anticorpos, glicoproteínas que se ligam ao invasor. O próximo passo é feito pelos macrófagos, que englobam o inimigo e destroem-no. Os locais em que há acúmulo de células de defesa sofrem um processo de inflamação, uma forma do corpo criar um ambiente propício para que o sistema atue contra os invasores.
Se o sistema imunológico não é forte o suficiente, os quadros infecciosos podem se agravar e dificultar o tratamento. Alguns desses casos se encaixam nas imunodeficiências primárias, um grupo de mais de 250 doenças, que se manifestam principalmente na infância, sob a forma de infecções, tumores, doenças autoimunes e processos inflamatórios.
Dra. Ekaterini Goudouris é alergologista e imunologista formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 494090
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Ekaterini Goudouris
Alergia e Imunologia
CRM: 52-494090 / RJ
- 8 comentários para "Como funciona o sistema imunológico do corpo humano?"
-
Antónia Ramos Areias
Ultimamente estes três a quatro anos tenho tido alergias nas pernas e nos braços,pois nem médicos ,nem especialistas da pele têm dado conta do recado.O que tenho feito:No verão apanho sol,banhos de água do mar de boas condições,e passa tudo o que for alergia.Mas a cada inverno ela volta.Tenho 63 anos .
-
Pedro Gaeta
Após quanto tempo, do início do tratamento com Leucogen, o organismo começa a responder melhor? Por quanto tempo é recomendado tomar?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Pedro, os pacientes cadastrados no medicamento Leucogen possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Leucogen. Abraços.
-
Jéssica cavalheiro
Ola, sou celiaca, gostaria de saber se a doença celíaca tem cura?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.