De que forma a atividade física regular pode ajudar a fortalecer a imunidade?


  • +A
  • -A
Imagem do post De que forma a atividade física regular pode ajudar a fortalecer a imunidade?

Na batalha por um corpo saudável, o sistema imunológico funciona como o principal agente de combate. Por meio das células de defesa, ele ataca seres estranhos, como vírus e bactérias, a fim de proteger o organismo contra doenças e infecções. Algumas atitudes e hábitos podem auxiliá-lo nessa tarefa.

Os benefícios do esporte

É o caso da prática regular de exercícios físicos, como aponta a alergista e imunologista Érica Azevedo: “Em dose moderada, a atividade física regular faz parte de um estilo de vida que é essencial para a manutenção da saúde do sistema imunológico.” Diversos estudos científicos apontam que a atividade física é capaz de aumentar a quantidade de linfócitos, células que fazem parte do sistema de defesa do corpo.

De acordo com Dra. Érica, não existem esportes ou exercícios específicos que colaboram mais para fortalecer a imunidade. “O mais importante é que seja uma atividade prazerosa e que leve a um estado de bem-estar físico e mental”, explica a imunologista. Seja futebol, vôlei ou uma simples caminhada pela manhã, o importante é manter o corpo em movimento.

Vantagens também para a mente

A atividade física tem ainda um papel importante na saúde mental, o que produz reflexos na defesa do corpo. Ela reduz os níveis de estresse e ansiedade e, fortalecendo o organismo como um todo e, assim, tornando o sistema imunológico mais apto para o ataque contra invasores e doenças.

Um modo de vida saudável, capaz de fortalecer o sistema de defesa do corpo, não passa somente pelos exercícios físicos. Há outros fatores, como explica Érica: “Uma boa alimentação, com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em quantidades adequadas, além de um bom sono, vão contribuir para um sistema imunológico mais forte.”

Dra. Érica Azevedo é alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma a atividade física regular pode ajudar a fortalecer a imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.