De que forma a atividade física regular pode ajudar a fortalecer a imunidade?


  • +A
  • -A

Na batalha por um corpo saudável, o sistema imunológico funciona como o principal agente de combate. Por meio das células de defesa, ele ataca seres estranhos, como vírus e bactérias, a fim de proteger o organismo contra doenças e infecções. Algumas atitudes e hábitos podem auxiliá-lo nessa tarefa.

Os benefícios do esporte

É o caso da prática regular de exercícios físicos, como aponta a alergista e imunologista Érica Azevedo: “Em dose moderada, a atividade física regular faz parte de um estilo de vida que é essencial para a manutenção da saúde do sistema imunológico.” Diversos estudos científicos apontam que a atividade física é capaz de aumentar a quantidade de linfócitos, células que fazem parte do sistema de defesa do corpo.

De acordo com Dra. Érica, não existem esportes ou exercícios específicos que colaboram mais para fortalecer a imunidade. “O mais importante é que seja uma atividade prazerosa e que leve a um estado de bem-estar físico e mental”, explica a imunologista. Seja futebol, vôlei ou uma simples caminhada pela manhã, o importante é manter o corpo em movimento.

Vantagens também para a mente

A atividade física tem ainda um papel importante na saúde mental, o que produz reflexos na defesa do corpo. Ela reduz os níveis de estresse e ansiedade e, fortalecendo o organismo como um todo e, assim, tornando o sistema imunológico mais apto para o ataque contra invasores e doenças.

Um modo de vida saudável, capaz de fortalecer o sistema de defesa do corpo, não passa somente pelos exercícios físicos. Há outros fatores, como explica Érica: “Uma boa alimentação, com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em quantidades adequadas, além de um bom sono, vão contribuir para um sistema imunológico mais forte.”

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Érica Azevedo

Dra. Érica Azevedo

Alergia e Imunologia

CRM: 52-83907-8 / RJ

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "De que forma a atividade física regular pode ajudar a fortalecer a imunidade?"

Sandro Nunes

Informações muito úteis. Gostei.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandro, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Tati

Tenho lúpus… Minha imunidade está sempre baixa.O que posso tomar para fortalecer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tati. Para você receber a prescrição correta é necessário uma consulta presencial com o médico. Após exames será indicado o tratamento mais adequado para você de acordo com suas particularidades. Continue por aqui para mais matérias e informações como essa. Abraços.

CRISTIANE

tenho a imunidade muito baixa,todo ano gripo, pego pneumonia facilmente, e agora peguei uma dengue violenta recentemente.o que fazer pra aumentar a imunidade?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristiane. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Para a indicação do tratamento mais adequado para você é necessário buscar atendimento em uma consulta presencial com o imunologista, este é o especialista mais adequado para orienta-la de forma completa. Continue por aqui para receber mais dicas e matérias como essa. Até breve.

Ronnie Von

Parabens pela matéria

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.