Uma pessoa com alergias respiratórias pode ter cães e gatos em casa?


  • +A
  • -A
Imagem do post Uma pessoa com alergias respiratórias pode ter cães e gatos em casa?

A paixão por animais, principalmente cães e gatos, pode ter um grande obstáculo: a alergia. Muitos alérgicos não podem nem ficar próximos aos animais sem sentir os efeitos das crises, como espirros descontrolados e irritações na pele. Não há nenhum jeito de conviver de forma harmoniosa? Por que as alergias acontecem? Vamos atrás das respostas com a alergista Érica Azevedo.

O causador da alergia e os sintomas

Geralmente, quem sofre com cães e gatos em casa tem a alergia respiratória, que pode se manifestar pela rinite ou asma. As substâncias que causam a alergia se chamam alérgenos e, neste caso específico, eles são provenientes do pelo dos animais, da saliva e da descamação do epitélio. No entanto, também podem ser originados do sangue, urina e outras secreções.

Como saber se estamos com alergia aos animais? A Dra. Érica Azevedo explica que os sintomas são os mesmos que causam a repulsa pela poeira: “São os mesmos sintomas, podendo apresentar-se como uma rinite, com espirros, tosse, coceira no nariz e nos olhos, obstrução nasal e secreção nasal abundante ou como uma asma, com as crises de broncoespasmo”.

Convivência é possível?

Essa é a pergunta que muitos fazem com o medo da resposta, afinal, cogitar a separação de um animal de estimação é doloroso. E, segundo a especialista, se a alergia realmente for por causa dos bichinhos, a solução é o afastamento: “Infelizmente, se ficar comprovada que a causa da alergia é de fato um alérgeno proveniente do animal, não tem jeito. Esses alérgenos são bem leves e podem ficar no ambiente um bom tempo, mesmo após tirar o bichinho de casa.”

 

Dra. Érica Azevedo é médica alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – Asbai. Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

 

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Uma pessoa com alergias respiratórias pode ter cães e gatos em casa?"

Simone

Bom dia.Faço tratamento de asma no meu filho desde os 6 anos hoje com 11 anos largou o remédio desde o dia 21/09/2017 por ordem do médico mais sempre de três em três meses acompanhamento.Ele sempre teve cão desde pequeno e os exames de alergia constatou que ele tem broncoespasmo e que é alérgico a poeira.acaros.baratas.etc e não a animais.E o pneumologista falou que não há necessidade de se desfazer do cachorro.Como ele tem o cantinho dele dentro de casa.E não entra nos quartos da casa muito difícil.Outros imóveis sim.Então eu não sei sabe.Se é do animal ou se é do.ar.Me ajudem.

Luana

Passo por um problema similar ao da Simone, minha filha vai fazer 3 anos e desde os 4 meses trato da bronquite dela, além de renite, apouco tempo o médico disse que ela esta melhorando com o uso dos medicamentos e porque nos mudamos para uma chácara um ambiente mais adequado e saudável para ela, eu arrumei um gato e ela apresentou novamente os sintomas de quando atacava a bronquite , agora não sei o que fazer, deve manter o gato ou me desfazer dele,pois ela se apegou muito a ele

Cuidados Pela Vida

Olá Simone e Luana, segundo a especialista Dra. Érica Azevedo, se a alergia realmente for por causa dos bichinhos, a solução é o afastamento: “Infelizmente, se ficar comprovada que a causa da alergia é de fato um alérgeno proveniente do animal, não tem jeito. Esses alérgenos são bem leves e podem ficar no ambiente um bom tempo, mesmo após tirar o bichinho de casa.” Por isso o indicado é realizar uma consulta para que o médico possa averiguar se as crianças possuem alergia proveniente do animal.

Brivaldo

Olá,tenho um cãozinho em casa,eu e meus filhos temos rinite alérgica,mas eu principalmente fico muito atacado com o cheiro de urina dentro de casa quando ele resolve demarcar território,chego até ficar com a mucosa do nariz muito irritada e os olhos inchados.Devo afastar ele de cada ?

Cuidados Pela Vida

Oi Brivaldo, segundo a especialista Dra. Érica Azevedo, se a alergia realmente for por causa dos bichinhos, a solução é o afastamento: “Infelizmente, se ficar comprovada que a causa da alergia é de fato um alérgeno proveniente do animal, não tem jeito. Esses alérgenos são bem leves e podem ficar no ambiente um bom tempo, mesmo após tirar o bichinho de casa.” Por isso o indicado é realizar uma consulta para que o médico possa averiguar se a alergia é proveniente do seu cãozinho. Abraços.

Joice

Boa noite! Quais exames fazer para saber qual elemento pode causar a crise de asma? E pó de serragem causa crise asmática se a pessoa tiver comprovação de que é alergica só a gatos?

Cuidados Pela Vida

Oi Joice, realize uma consulta com o médico alergista para que solicite os exames necessários para o seu diagnóstico. Abraços.

Patrícia

Olá bom dia. Minha filha esta com 1 ano e 5 meses e desde os 4 meses ela esta em tratamento para bronquite… essa semana ela ganhou um mine coelho … estou preocupada se pode piorar os sintomas da bronquite, poisbnunva ouvi falarem dos coelhos, somente de caes e gatos… o que devo fazer ?

Eliana Ferreira Lima

Minha filha vem apresentado bronquite , ela nunca teve isso ,mas depois q peguei uma cachorrinha ela vem tendo bronquite .sera q pode ser do animal ? Desde já agradeço

Henrique moura

Olá. Uma pessoa com dpoc,(bem grave ao ponto de viver no oxigênio)pode ter contato com cães e gatos? Estou num impasse até familiar com meu pai que jura de pé junto que não fazem mal.Obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Henrique, neste caso você pode verificar com o médico que acompanha o paciente, qual é a recomendação que dele. Abraços.

Vera Martins

Bom dia Dra Erica, eu e minha filha estamos tendo muita coceira e o aparecimento de lesões na pele, como se fosse uma espinha porem arde e coça muito, são varias pelo corpo. Já fizemos exames e biopsia e foi descartada a sarna. Pode por favor me orientar se a convivencia com os cachorrinhos pode gerar esses sintomas, agradeço a atenção.

Marli

Tenho DPOC e dois gatos… rsrs… o que realmente me incomoda é poeira e alguns cheiros ou perfumes… acho que não sou alérgica a animais pois um dos gatos dorme comigo e não me incomoda…

Cuidados Pela Vida

Oi Vera, como afirma a alergista e imunologista Cláudia Lobo César: “Os principais alérgenos encontrados no meio ambiente são ácaros, fungos, polens, alguns alimentos, pelos de animais, medicamentos, veneno dos himenópteros (vespas, abelhas, formigas e marimbondos), látex, cosméticos e níquel”. É necessário que você faça exames para identificar o motivo deste sintoma; realize uma consulta. Abraços.

Nilda

Muito cuidado ao culpar os pobres animaizinhos e se desfazer deles. Sou alérgica, tenho DPOC e convivo muito bem com meus gatos e cachorro. Fiz exame, não me lembro agora o nome, sei que eles colocam vários componentes na pele (costas) e ficou comprovado que não tenho alergia aos animais. Somente poeira, fumaça, pólen, alguns cosméticos, insetos, etc. Por isso, muito cuidado ao afirmar isso, para que não aumentem os números de animais abandonados por aí. Obrigada!

Fatimasanta lucia

Boa noite nem sempre pode.ser dos animais tenho asma desde criança e quando pequena. Me recordo.bem nos não tinhamos. animais de estimação minha.mãe não gostava. Tenho.48. Anos hoje tenho animais gato ,cachorro, coelho não me afeta em nada só me.ataca.cheiro. de forte produtos. limpeza ,perfumes. Sabonetes ,Cosmético , etc… Não abandone. os bichinhos por ai .obrigada!

Sonia Mendes Pimentel

Sou alérgica a poeira, ácaro, mofo, cheiros fortes, sulfa e alguns medicamentos. Quando criança fiz tratamento prolongado com vacinas e que deram bom resultado, porém no final da adolescência passei por vários problemas familiares e comecei a desencadear pânico seguido de muita ansiedade.Até hoje tenho em determinados momentos muita ansiedade, haveria tratamento para que crises asmáticas fossem menos intensas. Obrigada desde já. Atenciosamente, Sonia.

Thais

Olá. Seria mais interessante se vocês fizessem um texto falando sobre como conviver com os animais mesmo sendo alérgicos, pois assim como eu que tenho rinite e bronquite, há pessoas que não pretendem se livrar dos animais. Tem coisas na vida que são importantes para nós e quem é apaixonado por cães e gatos querem fazer de tudo para continuar com seus animais e ter uma boa saúde.Até por que há fatores alérgicos que não podemos nos livrar, como por exemplo, eu sou alérgica a ácaros, mas é impossível se livrar disso, não é mesmo?Seria mais atrativo um texto com dicas de como amenizar as crises alérgicas convivendo com animais.

Cuidados Pela Vida

Oi Nilda, exato, o afastamento só é necessário se a alergia realmente for por causa dos bichinhos. Por isso é importante fazer uma avaliação com o médico especialista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Sonia, o médico especialista poderá indicar o tratamento adequado para o seu caso. Marque uma consulta. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Thais, agradecemos a sugestão e a registramos para conhecimento do nosso time. Abraços.

Joana

Boa noite faço tratamento no meu filho de bronquite deste do 6 meses ele já ficou enternada e sua bombinha ele usa clenil e agora usa seretide de Janeiro p cá ele tá com tosse o médico falou q pode se do gato q nos tem eu queria uma opinião

Cuidados Pela Vida

Oi Joana, marque uma consulta com o médico alergista, a partir de exames ele poderá identificar o que está ocasionando a alergia do seu filho e passar as orientações adequadas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.