Uma pessoa com alergias respiratórias pode ter cães e gatos em casa?


  • +A
  • -A
Imagem do post Uma pessoa com alergias respiratórias pode ter cães e gatos em casa?

A paixão por animais, principalmente cães e gatos, pode ter um grande obstáculo: a alergia. Muitos alérgicos não podem nem ficar próximos aos animais sem sentir os efeitos das crises, como espirros descontrolados e irritações na pele. Não há nenhum jeito de conviver de forma harmoniosa? Por que as alergias acontecem? Vamos atrás das respostas com a alergista Érica Azevedo.

O causador da alergia e os sintomas

Geralmente, quem sofre com cães e gatos em casa tem a alergia respiratória, que pode se manifestar pela rinite ou asma. As substâncias que causam a alergia se chamam alérgenos e, neste caso específico, eles são provenientes do pelo dos animais, da saliva e da descamação do epitélio. No entanto, também podem ser originados do sangue, urina e outras secreções.

Como saber se estamos com alergia aos animais? A Dra. Érica Azevedo explica que os sintomas são os mesmos que causam a repulsa pela poeira: “São os mesmos sintomas, podendo apresentar-se como uma rinite, com espirros, tosse, coceira no nariz e nos olhos, obstrução nasal e secreção nasal abundante ou como uma asma, com as crises de broncoespasmo”.

Convivência é possível?

Essa é a pergunta que muitos fazem com o medo da resposta, afinal, cogitar a separação de um animal de estimação é doloroso. E, segundo a especialista, se a alergia realmente for por causa dos bichinhos, a solução é o afastamento: “Infelizmente, se ficar comprovada que a causa da alergia é de fato um alérgeno proveniente do animal, não tem jeito. Esses alérgenos são bem leves e podem ficar no ambiente um bom tempo, mesmo após tirar o bichinho de casa.”

 

Dra. Érica Azevedo é médica alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – Asbai. Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

 

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Uma pessoa com alergias respiratórias pode ter cães e gatos em casa?"

Simone

Bom dia.Faço tratamento de asma no meu filho desde os 6 anos hoje com 11 anos largou o remédio desde o dia 21/09/2017 por ordem do médico mais sempre de três em três meses acompanhamento.Ele sempre teve cão desde pequeno e os exames de alergia constatou que ele tem broncoespasmo e que é alérgico a poeira.acaros.baratas.etc e não a animais.E o pneumologista falou que não há necessidade de se desfazer do cachorro.Como ele tem o cantinho dele dentro de casa.E não entra nos quartos da casa muito difícil.Outros imóveis sim.Então eu não sei sabe.Se é do animal ou se é do.ar.Me ajudem.

Luana

Passo por um problema similar ao da Simone, minha filha vai fazer 3 anos e desde os 4 meses trato da bronquite dela, além de renite, apouco tempo o médico disse que ela esta melhorando com o uso dos medicamentos e porque nos mudamos para uma chácara um ambiente mais adequado e saudável para ela, eu arrumei um gato e ela apresentou novamente os sintomas de quando atacava a bronquite , agora não sei o que fazer, deve manter o gato ou me desfazer dele,pois ela se apegou muito a ele

Cuidados Pela Vida

Olá Simone e Luana, segundo a especialista Dra. Érica Azevedo, se a alergia realmente for por causa dos bichinhos, a solução é o afastamento: “Infelizmente, se ficar comprovada que a causa da alergia é de fato um alérgeno proveniente do animal, não tem jeito. Esses alérgenos são bem leves e podem ficar no ambiente um bom tempo, mesmo após tirar o bichinho de casa.” Por isso o indicado é realizar uma consulta para que o médico possa averiguar se as crianças possuem alergia proveniente do animal.

Brivaldo

Olá,tenho um cãozinho em casa,eu e meus filhos temos rinite alérgica,mas eu principalmente fico muito atacado com o cheiro de urina dentro de casa quando ele resolve demarcar território,chego até ficar com a mucosa do nariz muito irritada e os olhos inchados.Devo afastar ele de cada ?

Cuidados Pela Vida

Oi Brivaldo, segundo a especialista Dra. Érica Azevedo, se a alergia realmente for por causa dos bichinhos, a solução é o afastamento: “Infelizmente, se ficar comprovada que a causa da alergia é de fato um alérgeno proveniente do animal, não tem jeito. Esses alérgenos são bem leves e podem ficar no ambiente um bom tempo, mesmo após tirar o bichinho de casa.” Por isso o indicado é realizar uma consulta para que o médico possa averiguar se a alergia é proveniente do seu cãozinho. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.