Tosse seca e constante: quais são os motivos para esse problema?


  • +A
  • -A
Imagem do post Tosse seca e constante: quais são os motivos para esse problema?

A tosse é um mecanismo criado pelo corpo para expulsar micro-organismos e qualquer outra substância que esteja incomodando as vias respiratórias e que seja considerado um intruso. Porém, por mais que a tosse esteja presente na vida de todas as pessoas e seja encarada de forma banal, ela nem sempre deve ser considerada normal.

Tosse presente há mais de três semanas deve ser investigada


A tosse seca com duração de até três semanas, chamada de tosse aguda, tem como principais causas a presença de vírus, como o da gripe e do resfriado, nas vias aéreas superiores ou um quadro de sinusite aguda. “Já a tosse seca e que persiste por mais de três semanas tem a asma, a tuberculose, a sinusite crônica, os quadros alérgicos e até mesmo a doença do refluxo gastroesofágico como principais desencadeantes”, explica a pneumologista Nilva Pelegrino.

Segundo a especialista, a tosse pode surgir ainda como manifestação de outros graves problemas de saúde. No caso da tosse aguda, alguns quadros chamam a atenção, como a coqueluche, uma doença infecciosa que ataca o sistema respiratório e, principalmente nas crianças, pode evoluir para um sério distúrbio respiratório.

Tosse crônica em fumantes pode ser sinal de câncer


Existe ainda a possibilidade da tosse aguda ser sintoma de viroses que podem causar edemas de laringe, rouquidão e desconforto respiratório. Por outro lado, quando o paciente sofre com tosse crônica, principalmente os fumantes, a atenção maior se dá pela possibilidade de câncer de pulmão, de laringe ou de esôfago.

Para eliminar qualquer dúvida, é fundamental investigar o sintoma. “O quadro de tosse tem que ser sempre muito bem avaliado por um médico especialista. É necessário que se descubra a causa da tosse. Alguns medicamentos são bons para aliviar o incômodo, mas o tratamento ideal é combater o que causou a tosse”, recomenda a profissional.

Dra. Nilva Regina Gelamo Pelegrino é pneumologista pela Unesp Botucatu e atua na Unimed de Ribeirao Preto/SP – CRM-SP: 88692

Foto: Shutterstock

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Tosse seca e constante: quais são os motivos para esse problema?"

Jocimari wolf

Tenho essa tosse só que às vezes tem um pouquinho de secreção , porém parece que tenho um caroço na garganta que vc tenta engolir e nao desce e nem sai …. É a rouquidão tbm. Porém tenho dermatomiosite e faço uso de azatioprina mais corticoide . É isso me incomoda bastante , quando lavo o nariz com soro parece que melhora um pouco. Aguardo retorno … Gratidão .

Cuidados Pela Vida

Olá Jocimari, é necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa avaliar o seu caso, realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.