html O que acontece nos pulmões de quem sofre com DPOC?

O que acontece nos pulmões de quem sofre com DPOC?


  • +A
  • -A

A doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida pela sigla DPOC, é uma enfermidade que abrange enfisema e bronquite crônica. “Trata-se de uma doença que afeta tanto os brônquios como os alvéolos, que são as unidades do pulmão responsáveis pela troca de oxigênio”, afirma o pneumologista Rodrigo Athanazio.

Como ela afeta os pulmões

A DPOC é progressiva e se instala no corpo ao longo dos anos. Athanazio explica que, inicialmente, os brônquios, que levam o oxigênio até os pulmões, se inflamam, tornando-se estreitos e dificultando a passagem de ar. O paciente passa a realizar um esforço muito maior para manter a respiração. Com o tempo, a inflamação passa também para os alvéolos, atrapalhando a troca de gases (oxigênio e gás carbônico) nos pulmões.

No entanto, o problema se manifesta de maneira mais crítica na hora da expiração do ar. Neste momento, os alvéolos são comprimidos e os brônquios diminuem de tamanho. Com a inflamação causada pela DPOC, o ar acaba ficando parcialmente preso nos pulmões.

As causas da doença

Entre as causas para o problema estão a exposição à poluição e outras substâncias que podem irritar os órgãos do sistema respiratório, mas principalmente, o cigarro. “Mais de 80% dos casos são causados pelo cigarro e é por isso que a DPOC é considerada uma doença evitável,  se conseguirmos combater adequadamente o tabagismo”, conta o pneumologista.

Athanazio faz um alerta para a relação entre a DPOC e outras doenças: “Pacientes com o problema estão mais propensos a desenvolver insuficiência cardíaca, osteoporose e depressão. Além disso, a dificuldade para respirar torna o indivíduo cada vez mais sedentário, o que colabora para a perda de massa muscular.”

Dr. Rodrigo Abensur Athanazio é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122658

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "O que acontece nos pulmões de quem sofre com DPOC?"

Há mais de dois anos que faço tratamento dessa doença, já diagnosticada por especialistas. O que ocorre é quem fornece o remédio Alenia, é o SUS que não tem cumprido seu compromisso, pois há mais de três meses que não recebo o remédio, e o preço do mesmo tornar-se oneroso para mim, uma vez que o uso é mensal (60 cápsulas). Como fazer para adquiri-lo por um preço acessível e onde.

CUIDADOS PELA VIDA

Bom dia, o medicamento Alenia participa do Programa Cuidados pela Vida. O cadastro para participar do Programa é rápido e fácil e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Após a realização do cadastro poderá ser comprado com preço acessível em qualquer farmácia credenciada ao Programa. abraços

Paulo lima

Só para agradecer e parabenizs-los

Rosane Baldo

O caso pode piorar para as pessoas idosas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosane, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/idade-primeiros-sintomas-dpoc
Abraços.

Fatima

Eu sou ex fumante e parei a mais de 25 anos e uso alinea 6/200 mg.Eu nunca tive falta de ar mesmo fumante , parei por causa da gravidez .e graças a Deus nunca mais fumei.Mas com o tempo passei a ter ansiedade (menopausa) com crises fortes tanto que faço uso de remedios com controle médico,e percebi que quando fico ansiosa tenho falta de ar assim como a tarquicardia.Fiz varios exames e meu pulmão não tem nada.Esta falta de ar esta relacionada a ansiedade?Ou é do cigarro que fumei?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fátima, dentre os sintomas da ansiedade, podem surgir alguns problemas físicos desconfortáveis como a falta de ar. Porém, o diagnóstico do caso deve ser feito por um médico pneumologista. Desejamos sorte no tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.