Imunoterapia funciona? Descubra, com um especialista em alergia, as alternativas de tratamento para adultos com asma


  • +A
  • -A

Conhecida popularmente por proporcionar aos seus portadores “falta de ar”, a asma não tem cura e a falta de trato desse mal pode levar ao óbito. “Cerca de 3 mil pacientes com asma morrem ao ano no Brasil, por isso, precisamos alertar para a necessidade de tratamento específico”, alerta Bianca Noleto, alergologista. Saiba mais sobre a imunoterapia, vacina de alergia que controla o sistema imune e tem resultado eficaz no tratamento da asma.

O que é a asma? Ela tem cura?

De acordo com Bianca a asma, também conhecida como bronquite alérgica ou asmática, é uma doença genética e crônica, em que os pulmões inflamam por obstrução do fluxo aéreo. “É uma doença sem cura, mas que é totalmente controlada se for tratada de forma adequada, resultando em uma maior qualidade de vida para o paciente portador”, afirma.

A imunoterapia realmente funciona como tratamento para a asma?

Segundo Bianca, a imunoterapia, conhecida popularmente como vacina para alergia, já existe há um século e tem o objetivo de reduzir a sensibilidade de pessoas alérgicas. “Basicamente, fornecemos anticorpos para o organismo aprender a responder melhor e desinflamar os pulmões e, consequentemente, desobstruir o fluxo aéreo, que causa a asma, modificando a resposta imune do paciente”, explica, afirmando que o tratamento pode acabar com os sintomas da asma por completo.

Existem contraindicações ao tratamento?

A médica afirma que, antes de iniciar o tratamento, é necessário um diagnóstico do paciente, pois cada caso é especial. “Se o indivíduo não está com a asma controlada, se ele possui doença cardiovascular e outras doenças autoimunes, a imunoterapia não é indicada”, atenta.

Outras formas de controlar a asma

Além de imunoterapia, a médica indica outras maneiras para controle da asma:

– Medicamentos recomendados pelo seu médico alergista
– Controle do local em que se vive para evitar exposição a substâncias alérgenas e irritativas das vias aéreas;
– Dispositivos inalatórios.


Dra. Biana Noleto, alergologista CRM 52.80041-4

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Imunoterapia funciona? Descubra, com um especialista em alergia, as alternativas de tratamento para adultos com asma"

Marisa Borges

Tenho asma e faço tratamento com formatos e budesonida hidratada(alenia),está tudo no controle não tive mais crise, será que posso tomar esta vacina?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marisa, antes de iniciar o tratamento, é necessário um diagnóstico preciso, pois cada caso é especial. É preciso saber se você está com a asma controlada, se possui alguma doença cardiovascular e outras doenças autoimunes. Nesses casos a imunoterapia não é indicada. Abraços

Elisa Silva

Meu esposo tem asma desde os 6 anos de idade. Hoje com 46 não está tendo melhora com o Alenia poderia fazer um tratamento experimental ou essa imunoterapia já tiraria ele dessas crises. Todos os Dias vai no UPA tomar aminofilina na veia. Como podem nos ajudar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisa. É necessário que seu esposo consulte o pneumologista para que ele possa readequar o tratamento, uma vez que o tratamento atual não está surtindo o efeito desejado. A indicação só é possível diante de uma consulta presencial com o especialista. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias como essa. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.