Existe alguma maneira de prevenir a asma?


  • +A
  • -A

Falta de ar, chiados no peito e tosse são alguns dos sintomas das crises asmáticas, uma doença complexa e multifatorial. “Esses episódios ocorrem devido ao estreitamento das vias respiratórias, que pode ocorrer devido a diferentes estímulos, como alérgenos e substâncias irritativas”, afirma a alergista e imunologista Érica Azevedo.

Evitar elementos desencadeadores

Entre esses fatores irritativos estão mofo, ácaros, poeira, tinta, poluição e até mesmo perfumes. De acordo com Dra. Érica, não há um consenso em relação às formas de prevenção da doença. “Contudo, as crises podem ser evitadas. Normalmente, a asma tem desencadeadores, substâncias que provocam as crises. Uma vez identificados, o paciente pode evitá-los e prevenir as crises”, explica a alergista.

Para alguns pacientes, a fumaça produzida pelo cigarro é capaz de desencadear os sintomas da asma. Se for o caso, ele deve evitar permanecer perto de fumantes e evitar circular por espaços nos quais irá ter contato com a fumaça. O estresse também é um desencadeador de crises asmáticas e é capaz de piorar os sintomas e sua duração.

Saúde sempre em dia

Infecções virais e bacterianas são outros elementos que tornam o corpo mais suscetível às crises, o que torna fundamental tomar cuidados básicos com a saúde, como manter as vacinas em dia, praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação. Outra forma de prevenir a ocorrência de crises é seguir à risca o tratamento da doença.

A asma não tem cura. Seu tratamento tem objetivo a prevenção contra crises e o controle da doença. O paciente pode utilizar medicamentos de uso contínuo, a fim de diminuir a irritação dos brônquios causada por agentes alérgenos e, assim, impedir o surgimento de sintomas. Já os broncodilatadores podem ser usados para aliviar crises. No entanto, é importante evitar permanecer em ambientes com poeira, ácaros e de ter contato com a poluição atmosférica.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Érica Azevedo

Alergia e Imunologia

CRM: 52-83907-8 / RJ

TAGS
asma

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe alguma maneira de prevenir a asma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.