Coronavírus: Quais as principais recomendações para quem tem doenças respiratórias e precisa viajar?

  • +A
  • -A

Diante da pandemia do novo coronavírus, as recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa o máximo possível. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do novo coronavírus, responsável pela doença conhecida como COVID-19, acontece sobretudo por meio do contato pessoal. Por isso, além de medidas de higiene, como o uso de máscaras e de álcool em gel, é fundamental conter a circulação de pessoas para evitar a propagação da doença, especialmente de quem já tem outras doenças respiratórias.

Viagens aumentam os riscos de contaminação pelo novo coronavírus


De acordo com o pneumologista
Ciro Kirchenchtejn, a principal recomendação para o momento é repensar as viagens, principalmente as pessoas que já têm doenças respiratórias, visto que elas podem ter complicações graves em quadros de COVID-19.O novo coronavírus é de grande transmissibilidade. Isto quer dizer que é muito fácil ser infectado por ele e transmiti-lo para outras pessoas. Assim, neste momento, ninguém deveria viajar, o melhor é ficar no maior isolamento social possível”, alerta o especialista.

Mas, se a viagem for inevitável, algumas medidas devem ser seguidas. “Se tiver que pegar transporte, melhor usar em horários de menor fluxo, limpar o assento e as barras de apoio com álcool em gel 70%, permanecer usando máscaras e lembrar de não levar a mão à face. É importante também lavar imediatamente as mãos ao sair do meio de transporte”, recomenda o médico. 

Pessoas com doenças pulmonares crônicas podem ter quadros mais graves de COVID-19

 

Pacientes com asma, bronquite crônica, enfisema e DPOC apresentam os mesmos riscos de contrair a doença que a população em geral, mas neles os efeitos do novo coronavírus podem ser mais sérios. Por isso, é fundamental que essas pessoas, além de seguir as orientações de prevenção, também mantenham as doenças pulmonares crônicas controladas. 

Isso deve ser feito seguindo o tratamento proposto pelo pneumologista. É fundamental continuar usando a medicação indicada na dose correta, manter a casa livre de poeira, ácaros, mofo e pelos de animais, não fumar, estar com a vacina da gripe em dia e fazer exercícios físicos, mesmo dentro de casa. 

 

Dados do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ciro Kirchenchtejn

Dr. Ciro Kirchenchtejn

Pneumologia

CRM: 50579 / SP

TAGS
asma
coronavirus
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Coronavírus: Quais as principais recomendações para quem tem doenças respiratórias e precisa viajar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.