Cheiro de tinta faz mal? Quem tem alergia deve evitar ambientes com obras?


  • +A
  • -A

Quase todo mundo já teve, em algum momento da vida, que passar por uma obra em casa e, por isso, sabe que elas levantam uma grande quantidade de poeira e deixam um cheiro forte de tinta. Muita gente reclama que esse odor, bem químico e forte, dependendo do tipo de tinta escolhido, precipita reações alérgicas. O cheiro de tinta faz mal?

 

Riscos do contato com a tinta em obras

 


“O cheiro de tinta pode causar enjoos, dor de cabeça, irritação nos olhos, nas vias aéreas e na pele, tanto em quem passa por obras, quanto nos próprios pintores, obviamente. Nestes, a situação é ainda mais complicada, já que ficam expostos por muito tempo”, comenta a alergista e imunologista Roberta Rodrigues da Silva.

A médica explica que alguns tipos de tintas podem causar intoxicações graves, gerando até mesmo problemas renais e hepáticos (ou seja, no fígado). “Ambientes em obra são lugares propícios para descompensação do alérgico. Presença de muito pó, uso de produtos altamente irritantes das vias aéreas, como solventes, removedores e as próprias tintas, podem piorar os quadros alérgicos por irritação das vias aéreas, nasais e brônquicas ou até da pele”, explica.

 

Tipos de tintas e seus diferentes efeitos

 


As tintas que realmente podem causar problemas à saúde, como intoxicação, irritação nos olhos, dor de cabeça e enjoos, são as sintéticas. Derivadas do petróleo, elas devem ser evitadas. Todavia, existem tintas que não possuem em sua composição metais pesados e, por isso, são consideradas opções mais seguras. São os casos das acrílicas ou à base de látex, as não tóxicas e as sem cheiro. Elas podem são diluídas em água ou solventes orgânicos.

“Há também tintas ecológicas, diluídas em água e produzidas a partir de pigmentos naturais, que possuem selo de produto sustentável. As tintas acrílicas têm fórmulas sem cheiro, anti-mofo e laváveis. Por isso, são boas alternativas para alérgicos. Mesmo essas tintas minimizando o risco de reações, é melhor evitar exposições desnecessárias e exageradas”, recomenda Roberta.

 

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista e imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alergias-respiratorias
dor-de-garganta
imunidade
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Cheiro de tinta faz mal? Quem tem alergia deve evitar ambientes com obras?"

LUSIANE MARINHO

Ola, tudo bem.Eu gostei de sabe destas informações.Eu senti uma tortura pelo cheiro da tinta.Ao lado da minha casa de funilaria e o cheiro é insuportável. Obrigado

Alex sandro

Oi em caso de tonturas e mal estar pelo cheiro da tinta o q deve ser feito e o que podem beber?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alex, a primeira coisa a se fazer é mudar de ambiente, indo para um local arejado e que não tenha o cheiro de tinta. Caso os sintomas permaneçam a pessoa deve procurar um serviço de saúde próximo da residência. Abraços.

Carlos Ap.Vilas Boas

trabalho com tintas epox ! esse tipo de tinta poderá trazer alguns poblemas futuros pra saude.pois sinto muita dor de cabeça e irritação nos olhos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, verifique o componentes da tinta que você trabalha, as que são derivadas do petróleo, elas devem ser evitadas. Abraços.

Maria Masaharu

Olá! Quando respiro cheiro de tinta fico vários dias com o cheiro no nariz e isso provoca enjoo, o que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, tente evitar este tipo de ambiente. Caso os sintomas permaneçam o ideal é realizar uma consulta com o médico para uma avaliação. Abraços.

mario domingos

oi eu trabalho com tinta epox tenho muita toce escorimento no naris esiste remedio para essa alergia muita dor no peito

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mario, o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Luiz de lima ferreira

Eu trabalho com tinta…..Hoje estava pintando umas janelas de madeira na cor vermelha alto brilho….Depois de uma hora meus olhos ficaram vermelhos e irritados….Logo depois senti um enjoo e minha pressão acho que subiu….O que é bom fazer neste caso?ABRAÇOS,Luiz

Eduardo Pinto do Carmo

Também sou alérgico alérgico a cheiro de tinta e poeira.um abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eduardo, conforme informado na matéria o cheiro de tinta pode causar enjoos, dor de cabeça, irritação nos olhos, nas vias aéreas e na pele. O mais adequado nesses casos é que você procure tintas sem cheiro ou tintas ecológicas, evitando assim crises de alergia. Até logo.

Kézia Taiz Silva

Muito obrigada pelas dicas. Passei mal da asma em Dezembro, o forte calor e o cheiro da tinta à óleo no banheiro; fui atendida na Ubsf e estou tomando medicação.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Késia, para quem tem algum tipo de alergia respiratória, cheiro forte, poeira e outros fatores são gatilhos para desencadear uma crise. É muito importante sempre que surgir essas crises buscar o atendimento médico, e seguir o tratamento mesmo quando as crises estiverem controladas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.