Quais os sintomas de uma crise de síndrome do pânico?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais os sintomas de uma crise de síndrome do pânico?

Muitas vezes uma crise de ansiedade e uma crise de síndrome do pânico podem ser confundidas, já que ambas têm sintomas muito parecidos. No entanto, se você prestar atenção, é possível notar algumas diferenças básicas entre os dois. Conheça mais sobre os sintomas durante uma crise de pânico.

O ataque de pânico é mais intenso que a crise de ansiedade

Falamos em pânico quando se sente um nível extremo de ansiedade. Ou seja, os sintomas de um ataque são ainda mais intensos do que em uma crise de ansiedade. Eles podem ser motivados por um fator externo (uma fobia) ou sem qualquer motivo óbvio.

Entre os sintomas físicos estão a taquicardia, transpiração (sudorese), aperto no peito e formigamento nos membros. Falta de ar, tremores, irritabilidade intestinal e náuseas também podem aparecer. “A crise de pânico é mais rápida e pode paralisar a pessoa onde ela estiver”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú.

Medo de morrer é o principal sintoma psicológico

A principal diferença, no entanto, está nos sintomas psicológicos. No ataque de pânico, o principal sinal é o medo iminente de morrer. “Ele é muito pontual e intenso, podendo inclusive acordar a pessoa à noite. Entre os ataques, a pessoa fica preocupada e pensando naquilo”, completa o psiquiatra. O desespero, angústia e medo de perder o controle também são sintomas. A crise de pânico pode parecer um ataque cardíaco, uma convulsão ou até mesmo um AVC.

Superando a crise

Para superar o momento de crise é ideal manter a calma, sentar e procurar respirar lentamente e profundamente. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas. No entanto, o recomendado é procurar o atendimento médico e um tratamento adequado com terapia e, se for preciso, medicamentos.

 

Dr. Gustavo Cahú é psiquiatra e atende no Rio de Janeiro. CRM: RJ 5273633-3

TAGS
ansiedade
psicologico
panico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Quais os sintomas de uma crise de síndrome do pânico?"

Ester

Sofro com síndrome do pânico a 20 anos, hoje as crises são mais fracas e mais espadadas, mas tomo medicamento.Esta doença é infernal, só quem tem é que sabe.

Maria de Jesus

Sinto muito fobia, tremores, suor sou muito imperativa já tive até convulsões e falo tratamento.

Abiezer Ferreira das Neves

Tive duas crise de pânico a primeira até que consegui controlar mas a segunda está sendo muito difícil estou fazendo tratamento com psiquiatra e terapeuta, mais é a pior coisa da minha é 24 horas de sofrimento e pensamentos ruins

Paulo Rubin

Eu tive síndrome do pânico, não conseguia ficar em local onde tivesse que ficar sem sair, tipo igreja, estádio de futebol, cinema, até na aula. Eu tinha taquicardia, falta de ar, tontura e tinha q sair do local. Remédios de psiquiatra não resolveram. Mas uma terapia com um ótimo psicólogo (muitos conhecem o Irmão Henrique Justo), isto resolveu definitivamente, faz mais de 20 anos que não sinto mais nada.

Cuidados Pela Vida

Oi Abiezer, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Priscila

Tenho a síndrome do pânico e estou desesperada pois o médico não acerta os remédios não sei mais o q faço

neuza rodrigues

Adquiri síndrome do panico ao parar de fuma. Tenho 61 anos e fumei 45 anos. Tive crises horrorosas mas superei com psicoterapia , medicamentos e principalmente uma entrega a Deus, Senhor de tudo. Sou católica e acredito que a Fé é o melhor medicamentos para doenças como panico, depressão, TOC, ansiedade e todas as doenças que para mim são doenças da alma. A depressão é a pior. Orar e lutar sempre. É o caminho. Ser perseverante , sempre. Parei de fumar há dois anos. Sinto o mesmo desejo de fumar mas não pretendo voltar, nunca mais. Venço a batalha contra este desejo no dia a dia.Abraços. Paz e Bem.Neuza

Elaine

Tenho essas crises a 12 anos Um conjunto de crises Síndrome do pânico crise de ansiedade depressao e insônia Gente isso tudo é um tormento um terror um horror Eu tomo medicação desde 2006 quando perdi meu pai com câncer depois disso nunca mais fui a mesma nunca mais tive a minha vida normal como antes Eu não vivo eu sobrevivo e a algum tempo venho tendo crises de enxaqueca a ponto de ir parar no hospital Só Deus na nossas vidas quem tem sabe oque é passar todos os dias por tormentos como oque passamos com essas doenças Triste viu …..

Claudia

Também tenho episódios de crises de pânico….é simplesmente horrível e realmente só entende quem passa ou passou por isso, estou fazendo tratamento psicológico e psiquiátrico, só está complicado de acertar o remédio, e realmente antes de começar o tratamento achava que estava enlouquecendo, pq eram pensamentos ruins o tempo todo, tinha até medo de dormir pq tinha certeza que iria morrer. Olha, só sei que não desejo pra ninguém isso.

Albertina

Tenho 64 anos e tenho esse problema é horrível. Tomo vários tipos de medicamentos, tem dias w estou mais calma mas sou muito pessimista. Meu médico q somente os remédios não resolve totalmente os sintomas tem q ter acompanhamento com um psicólogo. Eu sofro muito com esse problema. Coloco nas mãos de DEUS.

Cuidados Pela Vida

Oi Priscila,a avaliação da evolução da doença deve ser feita em consultas periódicas, preferencialmente a cada mês. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/sindrome-do-panico-dosagem-remedios
Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Elaine, lamentamos por sua perda. Continue o acompanhamento com o médico especialista. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Claudia, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Prenda

Tive síndrome do pânico tbem…tratei com medicações como frontal e donaren que no início parecia que ia morrer dormindo… mas passado 2 meses de descanso, me senti melhor. Fiz o tratamento certinho com medicações e terapias por 1 ano e o resultado foi excelente. Voltei a sair sozinha e ganhei mais confiança. Primeiramente em Deus Nosso Criador e com ajuda de especialistas. Hoje após 25anos, conheço meus limte e os respeito. O melhor remédio para qualquer doença crônica , referente ao psicológico e mental, é aceitação… e claro sempre lembrar do Nosso amoroso Pai que está no céu…

Cuidados Pela Vida

Oi Prenda, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

lenir

Eu tenho muita ansiedade,tristeza chorando muito e idéias suicidas. O que faço para parar com esses sintomas

Maria Roque

Tenho tag e já tive crises de pânico gostei do depoimento do Paulo Robin sobre o psiquiatra Henrique justo gostaria de obter o endereço desse médico obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Lenir, é importante que você faça um acompanhamento com o psiquiatra, ele poderá avaliar os seus sintomas e assim prescrever o tratamento adequado. Abraços.

Viviane Leite

Ola, tive crises de panico e me trato com remedios, sei que muitos podem não acreditar mas o que me ajudou muitoooo foi tratamento espiritual, sou espirita ha anos…e com a ajuda deles e Deus maravilhoso estou otima…cheguei a ter medo de sair de casa, taquicardia, suor, chorava sem motivos, foi horrivel, não conseguia dirigir, so me sentia melhor em casa…mas fui tratando e me cuidando espiritualmente e estou super bem hoje graças a Deus…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.