Ansiedade digital: Como reduzir estresse causado pela internet no dia a dia?


  • +A
  • -A

O uso da internet e dos smartphones está se tornando cada vez mais importante na rotina de milhões de pessoas ao redor do planeta, seja para se comunicar e se divertir ou para trabalhar, estudar e fazer compras. No entanto, é preciso saber a hora de se desligar do mundo virtual para que os benefícios criados por essas ferramentas não se transformem em fontes de ansiedade e estresse.

Exagerar no uso da internet pode te deixar mais ansioso


De acordo com o psiquiatra Ricardo Torresan,
não controlar o uso da tecnologia pode ser prejudicial na vida de um indivíduo e pode tornar sua rotina muito mais estressante. “O uso exagerado é aquele que interfere no nosso dia a dia, nas nossas tarefas, nosso lazer ou nos nossos relacionamentos, predominando na vida da pessoa e sendo percebido e criticado pelos outros por ser exagerado”, diz o médico.

Esta forma de comportamento vai gradativamente se sobressaindo. O usuário começa a passar muito mais tempo utilizando a internet e o celular, o que acaba atrapalhando outras atividades. “O indivíduo não consegue ter mais controle e não consegue impor limites a esse uso. Molda sua vida de forma a se manter conectado e se irrita sempre e de maneira exacerbada se é proibido ou impossibilitado de acessar a rede”, explica o especialista.

Hobbies ajudam a diminuir o estresse causado pela internet


Quando isso acontece, é preciso procurar o auxílio de um profissional para controlar o vício e, assim reduzir o estresse, mas Torresan indica algumas medidas práticas que podem ajudar: “Ter um rol de atividades que não envolvam apenas a tecnologia é sadio. Relacionar-se com outras pessoas e
fazer atividades ao ar livre ou mesmo indoor ampliam o repertório e desenvolvem habilidades que podem contribuir para uma maior resiliência diante da vida”.

A linha que separa o uso saudável e o descontrolado é muito tênue, já que não há um determinado tempo que caracterize uma dependência ou comprometa a qualidade de vida. É preciso entender que, mesmo que a internet torne a rotina mais rápida e prática, nem tudo acontece no ritmo desejado. Por isso, é importante conversar com um familiar ou um amigo que está muito ansioso ou estressado por causa da internet. Ajude-o a se desconectar.

Dr. Ricardo Cézar Torresan é graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e atua em Botucatu. CRM-SP: 100415

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Torresan

Dr. Ricardo Torresan

Psiquiatria

CRM: 100415 / SP

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Ansiedade digital: Como reduzir estresse causado pela internet no dia a dia?"

Paulo Cesar

Estou convivendo com tal problema dentro de casa, minha esposa e minha filha.Enviei o artigo para ambas e espero que ajude-as, pois não sei mais o quê fazer para controlar o uso excessivo da internet.Muito bom o artigo. Parabéns!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo Cesar, ficamos felizes que você tenha gostado! Esperamos que a matéria possa auxiliá-las. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.