O mal de Alzheimer só atinge idosos ou pode aparecer de forma precoce?


  • +A
  • -A

O mal de Alzheimer é um problema neurodegenerativo conhecido principalmente por provocar a perda da memória. No entanto, existe ainda outra característica bastante famosa do Alzheimer: a maior parte dos pacientes afetados tem mais de 60 anos. Isso não significa dizer que a doença é exclusiva da terceira idade e que não existem casos precoces.

Genética pode provocar Alzheimer em pacientes que não são idosos


“Cerca de 8% dos casos de
doença de Alzheimer ocorrem de forma precoce, ou seja, se iniciam antes dos 65 anos de idade”, afirma a geriatra Daniela Fonseca de Almeida Gomez. Pacientes brasileiros com apenas 30 anos já foram diagnosticados com o problema. É um número bastante reduzido se comparado aos casos em idosos, mas que não deve ser deixado de lado.

A genética é a grande responsável pelo desenvolvimento do Alzheimer antes do paciente chegar à faixa etária típica do problema. “A forma precoce da doença tem como causa alterações genéticas e, nestes casos, existem vários membros da família acometidos. É importante salientar que, nessas situações, o aparecimento ocorre antes dos 60 ou 65 anos e é raro”, destaca a profissional.

Mal de Alzheimer ainda na juventude costuma ser mais agressivo


Nos pacientes precoces, a doença requer uma
atenção especial dos cuidadores, familiares e dos médicos, já que os sintomas costumam ser mais agressivos, com um declínio mais rápido das funções cognitivas. Além da memória comprometida, o Alzheimer também dificulta a capacidade de se comunicar, de aprender, de se orientar e até de fazer as refeições adequadamente.

Ao perceber o aparecimento dos sintomas, é fundamental procurar a ajuda de um especialista. “É muito importante que o paciente ou um familiar, ao notar a perda de memória, procure o geriatra, que irá fazer os testes cognitivos no consultório, bem como exames laboratoriais. Quanto antes for feito o diagnóstico melhor, pois o tratamento retarda a evolução da doença”, aconselha Daniela.

Dra. Daniela Fonseca de Almeida Gomez é geriatra e gerontóloga e graduada em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Santos (SP). CRM-SP: 104817 – www.idosos.med.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "O mal de Alzheimer só atinge idosos ou pode aparecer de forma precoce?"

Denise

Minha tia teve, e minha mãe tem essa doença, é hereditário? Posso vir a ter? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Denise, temos uma matéria em nosso site que pode ajudá-la a esclarecer essa dúvida. Segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/alzheimer-genetico-risco

Ana Maria

Quais alimentos são indicados para previnir a demencia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Maria, segue o link de uma de nossas matérias que poderá te auxiliar com esta dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/falta-de-vitaminas-alzheimer

Milena

Oi Dr preciso muito de ajuda pois minha mãe está perdendo a memória , levei ao médico me falaram que possível mente ela esta com Alzheimer passaram uma tumografia mais no hospital público não estou conseguindo ….. Como devo lidar com essa situação?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Milena, é necessário que o médico realize todos os exames indicados para confirmar o diagnóstico da doença. Tente buscar orientações sobre como conseguir o exame em uma unidade de saúde próxima de sua residência. Temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com informações, segue o link de uma delas: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/cuidador-iniciante-dicas-pacientes-alzheimer
Abraços.

Maria Lucia Souza Guimarães

Oi Dr tenho 53 ando esquecendo de muita coisas sera que e Alzheimer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Lucia, neste caso, o ideal é procurar a ajuda de um especialista para que ele solicite os exames necessários para o diagnóstico correto, e para que ele te oriente de forma adequada. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.