Pele oleosa: Quais são os principais cuidados que você deve incluir em sua rotina?


  • +A
  • -A

A pele oleosa indica que há um excesso de produção de sebo, o que não é apenas uma questão estética, mas também de saúde: uma pele oleosa aumenta as chances de se desenvolverem inflamações, como as espinhas, por exemplo. Para evitar esse inconveniente, é essencial adotar alguns cuidados diários, ligados, especialmente, à higiene da pele.

 

Cuidados para controlar a oleosidade da pele

 

Um dos cuidados básicos para diminuir a oleosidade da pele é lavar o rosto adequadamente. Porém, nesse ponto é preciso ter atenção: fazer a lavagem muitas vezes ao dia pode gerar efeito oposto ao desejado. Sendo assim, o indicado é lavar o rosto apenas duas vezes, uma ao acordar e outra antes de dormir.

No momento da limpeza, é importante evitar água muito quente, já que as altas temperaturas podem piorar o problema da oleosidade na pele. A hidratação da pele e do corpo no geral também é fundamental no controle da oleosidade, assim como a alimentação. Alguns alimentos contribuem para deixar a pele ainda mais oleosa, como amendoim e chocolate.

A pele oleosa também pode ser controlada com produtos desenvolvidos especialmente para isso, aplicados em diferentes momentos do dia. “São indicados sabões especiais contendo ácido salicílico ou outros agentes com a finalidade de combater a oleosidade. Durante o dia, recomenda-se usar lencinhos que retiram esse excesso de oleosidade e géis ou loções que a controlam”, informa o dermatologista Murilo Drummond.

 

Riscos de não tratar a pele oleosa

 

Naturalmente, aqueles que não tratam a oleosidade da pele correm maior risco de sofrer com cravos e espinhas, além de apresentarem uma aparência “gordurosa”, especialmente no rosto. “Quando não tratada, a oleosidade dá um aspecto de pouca higiene ao indivíduo. Uma pele oleosa em excesso está mais sujeita a infecções e obstrução dos poros”, completa Drummond.

 

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). CRM-RJ: 52.33705-1

Foto: Shutterstock

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pele oleosa: Quais são os principais cuidados que você deve incluir em sua rotina?"

Steney Fortunato de Lima

Boa tarde! me tire uma dúvida,pele oleosa custa envelhecer,ou isso não existe.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Steney, o envelhecimento da pele esta ligado a uma série de fatores, alimentação, cuidados com a pele, fumo entre outros, só pele oleosa não quer dizer nada. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.