Higiene: dividir o sabonete do banho com outras pessoas pode transmitir doenças?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Angela Maria da Silva
- +A
- -A
Dividir um lar com outras pessoas não é fácil. Além das regras de convivência, as regras de compartilhamento de objetos também devem ser obedecidas. Não apenas como uma forma de respeito ao espaço pessoal de cada um, mas porque são medidas higiênicas que ajudam a reduzir os riscos de transmissão de agentes transmissores de doenças, como fungos, vírus e bactérias.
O sabonete em barra não deve ser compartilhado
Compartilhar o sabonete com outras pessoas, por exemplo, não é uma atitude recomendada por infectologistas. “Dividir o sabonete só se for líquido, porque não tem contato direto. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra”, alerta a infectologista Angela Silva.
A melhor opção é que cada pessoa do lar tenha o próprio sabonete. Caso não seja possível, é importante limpá-lo e retirar quaisquer sujeiras e pelos acumulados antes do banho ou de lavar as mãos. A mesma indicação vale para as escovas de dente, já que o compartilhamento desse item é comparável a um beijo na boca de outra pessoa. Para manter sua escova livre de microorganismos prejudiciais, lave e retire o excesso de água depois do uso, antes de guardar.
Toalhas servem como meio de transmissão do vírus HPV
Outros objetos também são incluídos na recomendação. “O desodorante em roll on e a toalha de banho também devem ser individuais e não devem ser usadas por outras pessoas”, afirma a especialista. Por acumular umidade durante muito tempo, as toalhas podem acumular secreções, ácaros, fungos e bactérias.
Outro risco que o compartilhamento de toalhas traz é o vírus HPV, que afeta a pele e pode provocar câncer. O vírus do papiloma humano consegue sobreviver no tecido e infectar uma pessoa não contaminada. Para eliminar esse risco, o ideal é esticar a toalha depois do uso e trocá-la em menos de uma semana.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Angela Maria da Silva
Infectologia
CRM: 1168 / SE
- 18 comentários para "Higiene: dividir o sabonete do banho com outras pessoas pode transmitir doenças?"
-
Lúcia Costa
Eu adorei essas dicas de saúde que é de extrema importância…essa dica de higiene eu realmente adorei, gostaria de ter mais sobre higiene pessoal, porque trabalho como educadora infantil e percebo que algumas mães não tem esse hábito de higiene, talvez por desconhecer, então quero levar esse conhecimento para elas e as crianças. A equipe de Cuidados pela Vida estão de parabéns pelo artigo. Meu MUITO OBRIGADA!
-
Julio César
Uso de mesmo sabonete (em barra) causa coceira, descascamento e vermelhidão no saco escrotal? Como tratar? É grave?
-
Thalles
Tive relação com minha esposa e logo após tomamos banho,isso aconteceu a tarde.A noite minha cunhada foi tomar banho e usou o mesmo sabonete e a mesma toalha.Existe alguma maneira dela engravidar?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Thalles, em um ambiente fora do corpo humano o espermatozoide sobrevive poucos segundos, para engravidar nestas situações, é preciso que o homem ejacule e a mulher imediatamente passe a toalha de banho sujo de esperma. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra, assim como a toalha de banho, por isso devem ser individuais e não devem ser usadas por outras pessoas para impedir a transmissão de doenças. Abraços.
-
Camila
O filho homem pode pegar candiduase da mãe ao usar o mesmo sabonete?
-
Marcos paulo
Uma visita veio aqui tomar banho e minha mãe mexeu na toalha dele e em seguida na minha gaveta de cuecas , isso contamina ? Passa bacterias da toalha para minhas roupas ? No minimo é nojento pois pega na tolha nojenta que a pessoa seco a bunda e depois pega na minhas cuecas ,passa nojeira sera pra roupa limpa?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.