Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?

A dermatite é uma reação alérgica da pele que provoca sintomas como vermelhidão, descamação e bolhas cheias de líquido transparente. Além destes, há ainda a coceira, comum em vários tipos de dermatite e extremamente incômoda, principalmente por ser difícil de ser controlada. A sensação é agoniante, o que causa um forte desejo por alívio imediato.

Coceira pode ser controlada com tratamento específico


Todos estes sintomas podem ser controlados e o tratamento é normalmente feito com cremes e remédios prescritos por um especialista. No entanto, como cada tipo de dermatite está associado a causas distintas, os procedimentos costumam variar. “Na maioria das vezes conseguimos controlar os sintomas da coceira nas dermatites através do diagnóstico da causa e estabelecimento de tratamento específico”, explica a dermatologista Daniela Costa.

Identificar a coceira apenas não determina se de fato trata-se de uma dermatite, muito menos o seu tipo. Afinal, o sintoma é comum a um número vasto de enfermidades. “A coceira é um dos sintomas de diversas doenças dermatológicas. As mais comuns são xerose cutânea (ressecamento da pele), dermatite atópica, dermatite de contato, psoríase, urticária, dermatite seborreica, micoses, e inúmeras outras”.

Coçar as lesões na pele pode resultar em infecção


Mais do que um mero incômodo localizado, a coceira atrapalha o dia a dia de um indivíduo e por isso mesmo precisa ser controlada através do tratamento da doença que a tenha como sintoma. “Prejudica a produtividade no trabalho e até mesmo a qualidade do sono. Muitos pacientes acabam ferindo a pele pelo prurido (coceira) intenso”.

O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina. “De um modo geral, além do tratamento específico determinado pelo dermatologista, é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção. Hidratantes corporais dermatológicos e uso de anti-histamínicos (anti-alérgicos) também fazem parte do tratamento de alívio dos sintomas”.

Dra. Daniela Costa é médica dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em São Paulo. CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock  

TAGS
manchas-na-pele
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

50 comentários para "Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?"

Heloosa Leivas

Tenho 66anos e IRC. A principio a dermatite era controlada com hidratacao, creme dermatologico e antihistaminico. Agora nada parece adiantar. Coca muito, principalmente de madrugada. Coloquei compressas geladas mas nem assim. Alguma sugestao?

Patricia

Dra tenho uma filha que sofre dessa doença que é a dermatite atopica,isso tem cura?O que posso fazer para amenizar manchas que ela tem No corpo e as escoriações

Cuidados Pela Vida

Olá Heloosa, conforme afirma a Dra. Daniela é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção’. Orientamos a realizar uma consulta com o médico especialista, que após estabelecer o diagnóstico da causa poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Patricia, a dermatite atópica é uma doença de pele que geralmente se desenvolve na infância e que se caracteriza por sintomas como feridas e irritações, muitas vezes nos braços e atrás dos joelhos, com a pele muito ressecada e coceira. A dermatite atópica não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos para diminuir a coceira e a irritação local. Orientamos a realizar uma consulta com um médico dermatologista, para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para sua filha. Abraços.

Aline

Boa noite!Dra eu já fui em duas dermatologistas eu tenho deematite atopica eu não aguento tanta coceira e eu já fiz tratamento e a cor da minha pele não volta. Tenho até vergonha de colocar roupas q aparece às manchas.

Cuidados Pela Vida

Olá Aline, não é possível fornecer orientações sem uma avaliação correta do caso. Orientamos a realizar uma consulta com um médico dermatologista de sua confiança, que poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Raíssa Carvalho

Boa Tarde. Dra minha filha tem 1 ano e sofre dessa doença já passei por 5 Dermatologista e ninquem consegue controlar a coceira o que faço ?

Cuidados Pela Vida

Olá Raíssa, não é possível fornecer orientações sem uma avaliação correta do caso. Orientamos a realizar uma consulta com um outro médico dermatologista de sua confiança, que poderá indicar o tratamento específico para o caso da sua filha. Abraços.

Gabriela

Dra eu tenho 16 anos e sempre tive dermatite atópica, mais de uns tempos para cá vem piorando muito já não tenho noites de sono e não consigo usar roupas de verão devido tanta irritação e coceira não posso relar nada na pele por estar tão machucadas, e o efeito dos antihistaminicos já não fazem mais efeito, remédios caseiros seriam uma boa opção?

Cuidados Pela Vida

Olá Gabriela. Não recomendamos o uso de remédios caseiros pois cada organismo pode reagir de um jeito diferente. O ideal é você fazer um acompanhamento com um médico dermatologista. Abraços

Renato

Estou vivendo no Japão e aqui eh muito difícil ir no demartologista pela falta de comunicação(idioma), estou sofrendo uma coceira no corpo não homogenia mas saiu no começo nas pernas, depois nas nadegas e no braços, penso eu que por algo de contato( roupa ou algum pó no serviço), que alimentos a Dra recomendaria pra alivia a coceira( começa com uma feridinhas depois vai ficando vermelho ao redor e depois descama)

Nathalia

Tenho 15 anos e desde de que nasci tenho dermatita a minha afeta mais a noca atrás dos joelhos braços e rosto

Júliana

Olá minha filha tem 7 anos e tem dermatite, um hidratante q amenizou bastante foi o Johnson baby de bebê, e um antialérgico excelente mas não sei o nome, pois foi a dermatologista dela qm passou.

Elaine Aranha

Minha filha tem 4 anos e tem dermatite atópica Ela coça muito mas muito corpo gostaria de saber se tem alguma coisa que eu posso está fazendo para amenizar eu dou o Hixizine para ela mas não tá resolvendo

Cuidados Pela Vida

conforme afirma a Dra. Daniela é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção’.

Joyce

Olá, tenno 15 anos e já faz uns 3 dias q estou com muita coceira na pele, e eu fico coçando e já viraram feridas. O que eu faço ?

Cuidados Pela Vida

Oi Joyce, é preciso resistir à vontade de coçar a pele para evitar uma piora no quadro, pois ao coçar você provoca o rompimento da barreira cutânea, o que favorece quadros de infecção secundária causados por bactérias presentes na superfície de sua pele. É importante procurar auxílio do médico especialista, para que ele possa identificar o motivo da coceira e indique a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Samila

Olá mim chamo Samila e tenho um bebê de 7 meses que tem Dematite atópica e seborreica. Ele coça muito a nuca e a cabeça.o que Devo fazer pra aliviar as coceiras?

Cuidados Pela Vida

Oi Samila, conforme afirma a Dra. Daniela é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção’. Leve seu filho para uma consulta com o dermatologista, assim ele poderá indicar outras formas de alívio dos sintomas. Melhoras para seu filho.

Sonia costa

Minha filha faz biologia. Foi para Boracéia fazer pesquisa de campo. Ficou uma semana. Levou repelentes, pomadas e remédio para alergia. Voltou picada da cabeça aos pés. Não aguenta a coceira mas não quer ir ao médico. Está cuidando em casa. Estou agoniada. Como posso ajudar?

Cuidados Pela Vida

Oi Sonia, temos em nosso site uma matéria que trata deste assunto e pode esclarecer suas dúvidas. Segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/picada-mosquito-alergia-pele

Maísa

Olá,Tenho dermatite atópica e de contato (consulta ao dermatologista em 2014), desde então faço o uso de pomadas para reduzir a coceira e inchaço. Quando era criança, a coceira era nas regiões do braço e joelhos, mas agora, depois de muitos anos, surgiu nas mãos. Não consigo dormir as vezes, pois a coceira é intensa mesmo com o uso de pomadas. Gostaria de saber se existe algo que possa aliviar esses sintomas, ou se me recomenda a consulta a outro especialista! Obrigada desde já.

Cuidados Pela Vida

Oi Maísa, consulte novamente o seu dermatologista para que ele possa recomendar um tratamento para o alívio dos seus sintomas. Abraços.

jean Robson

Estou com uma coceira em um lado das costas ,pegando o braço e o pescoço, tem umas espinhas tbm que antes eu não tinha alguem pode me ajudar.

Cuidados Pela Vida

Oi Jean Robson, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Edio Santos

Oi boa tarde pelo amor d Deus não aguento mais a coceira q tenho nas costas e barriga não consigo dormir coca arde de mais já fui n médico m deu pomadas mas não passou a ardência e demais… obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Edio, conforme afirma a Dra. Daniela é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção’. Orientamos a realizar uma consulta com o médico especialista, que após estabelecer o diagnóstico da causa poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Mary

Ola eu gostaria de sabber se posso tomar o histaminico faz 15 dias q parei de tomar e agora voltou td as alergias e eu to tomando o itraconazol por outro problema q tenho

Cuidados Pela Vida

Oi Mary, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras.

Janaina

Drt.tenho uma pereba no peito do pe a 5 anos coça e nao melhora ja fiz de tudo oq pode ser.me ajude.e n se espalha e so em lugar tem dias q coça e tem dia q n mais nunca cicatriza.

Cuidados Pela Vida

Oi Janaina, o indicado é que você realize uma consulta com o dermatologista; ele irá avaliá-la e assim indicar o tratamento adequado. Abraços.

Regina

Tenho dermatite volta e meia ela vem.a minha e mais no abdomem tem partes que ficam brilhante e lisa e areedor fica cheia de carocinho vermelhos .de tanto eu cocar vai ferindo

Dayse

Oie … Gente , essa coceira e terrível. Eu usei vinagre de limão, deixei na cabeça por 2h, mais os antialérgico,e os remédios para pingar. Usem o a loção farmacêutica para ajudar. Deixar o champoo na cabeça qdo tá muito forte a coceira, ajuda muito. VINAGRE DE LIMÃO. OBRIGADA DEUS.

Giovanna

Olá, tenho 16 anos e nesse tempo tive essa dermatite, e ela simplesmente de espalhou.. antes era so perto do peito, por causa das bijouterias, e agora ta nas pernas, atras do joelho, no cotovelo, nos braços, perto quase da virilia (nas pernas ainda) e coça muito, as vzs não quero nem andar de tanto que arde também, e eu to me preocupando muito. Pra mim ja tava acostumada a aparecer as vezes perto do peito/pescoço, mas agora? Ta muito pior, creme adianta? Pomada? Algo do tipo?

Cuidados Pela Vida

Oi Giovanna, consulte novamente o seu dermatologista para que ele possa recomendar um tratamento para o alívio dos seus sintomas. Melhoras.

Alana Mendonça

Oi Meu filho tem 1 ano e 5 meses, e eu nao tenho certeza se e dematite, mais lendo os casos e o msm sintomas e agrava muito a noite antes de dormi! Ta com varias feridas e nao sei oque fazer. ?!

Cuidados Pela Vida

Oi Alana, leve-o para uma avaliação com a dermatologista. Abraços.

Filipe

Ola 25 anos faz uma semana que tou com coceira na pele.no comendo ficou muito vemelho mais não está mias vermelho mais continuar cosando. Ajuda

Cuidados Pela Vida

Oi Filipe, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Patrícia

Olá Dr tenho um filho de 1ano é ele sofre de dermatite atópica pq as coceiras só piora a noite apesar que de dia coçar mais pouco mais de noite é madrugada é horrível coçar muito é a pele já está ferida atrás do joelho também tem muita ferida

Cuidados Pela Vida

Oi Patrícia, leve-o a uma consulta com o dermatologista para que ele possa receitar o tratamento adequado. Abraços.

Luana

É triste em saber que a dermatite atopica não tem cura, não aguento mais isso na minha vida. Me encomoda muitoo.

Rose

Olá pessoal!Sei que médica não sou,tive duas irmãs com esses sintomas e usaram Fernegan para eliminar a coceira e Esperson para sumir a mancha.Boa sorte!

Elleidiany

Olá dr tenho 18 anos preciso de ajuda o que eu faço pra parar de coçar a dermatite da minha perna não tô aguentando mais dr coça muito minhas duas pernas tá tudo machucado de tanto coçar sai líquido na mancha até o meu braço também tá assim fui no dermatologista ele passou remédios pra mim parou de coçar agora tá voltando pior me encomoda muito até pra tomar banho quente é horrível piora mais

Cuidados Pela Vida

Olá Elleidiany, conforme afirma a Dra. Daniela é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção’. Orientamos a realizar uma consulta com o médico especialista, que após estabelecer o diagnóstico da causa poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Rhuana

Olá dr. Gostaria de tirar uma dúvida. A algum tempo venho sofrendo com coceiras nas pernas e braços. Desconheço a origem dessa coceira. Qual profissional vc me recomendaria procurar, dermatologista ou alergista?Obrigada.

Rafaela

Gente estou aqui no sofrimento com essa doença terrível, tive desde os 7 anos, eram apenas eventos, tratava e sumia durante anos. Hoje tenho 29 anos,e de três anos pra cá apareceu e tratei só que agravou de um jeito que nunca mais melhorou. Tratava melhorava e quando encerrava o tratamento voltava 10 mil vezes pior. Atualmente estou passando em uma faculdade de pós graduação bws associação pele saudável e eu super recomendo esse lugar está me tratando e creio que vou melhorar também com muita fé em Deus. Desejo melhoras para todos força gente.

Cuidados Pela Vida

Oi Rhuana, marque uma consulta com o dermatologista. Abraços.

Érika

Oi, tenho 15 anos, tenho dermatite atópica desde os 9 mêses, já passei por 6 dermatologista de cidades diferentes, ninguém deu um remédio que melhore, até os 13 anos era só nos braços e joelho, agora se espalhou pelo corpo todo inclusive o couro da cabeça está no vivo não sei mais oque fazer, já não consigo dormir a noite, passo noites em claro com ardência no corpo todo, pomadas e anti-alergicos não funcionam… Oque posso fazer?

Cuidados Pela Vida

Olá Érika, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.