A calvície se manifesta da mesma forma em mulheres?

  • +A
  • -A

Apesar da calvície acometer homens e mulheres na mesma proporção, a manifestação da doença não é a mesma em ambos os gêneros. Nos homens, a queda de cabelo se inicia com as entradas, afetando também o topo da cabeça. Já nas mulheres, essas regiões não são afetadas da mesma forma. O que ocorre é um volume de cabelo menor por conta de fios mais ralos.

Diferenças da calvície em mulheres e homens

“Em geral, o padrão da alopecia androgenética feminina é diferente do padrão masculino. Nas mulheres, a doença costuma cursar com uma rarefação mais difusa dos fios ao longo dos anos. Já nos homens, é comum iniciar com as ‘entradas’ e rarefação no vértice da cabeça, podendo progredir de maneira mais intensa do que nas mulheres”, explica a dermatologista Aline Guimarães.

É importante destacar que existem diferentes tipos de queda de cabelo, sendo a calvície apenas um deles. Portanto, antes de buscar tratamento, é fundamental que mulheres e homens se consultem com um dermatologista competente, para que ele possa determinar exatamente a causa da queda capilar e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Como a queda capilar nas mulheres deve ser tratada?

O tratamento de calvície, tanto em homens, quanto em mulheres, depende do uso de medicamento capaz de retardar o processo de queda e que estimule o crescimento de fios nas regiões acometidas. “No caso da alopecia androgenética, o uso do minoxidil tópico ainda é o tratamento mais realizado e que possui bastante respaldo científico”, afirma Aline.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Guimarães

Dra. Aline Guimarães

Dermatologia

CRM: 155914 / SP

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "A calvície se manifesta da mesma forma em mulheres?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.