A calvície se manifesta da mesma forma em mulheres?


  • +A
  • -A

Apesar da calvície acometer homens e mulheres na mesma proporção, a manifestação da doença não é a mesma em ambos os gêneros. Nos homens, a queda de cabelo se inicia com as entradas, afetando também o topo da cabeça. Já nas mulheres, essas regiões não são afetadas da mesma forma. O que ocorre é um volume de cabelo menor por conta de fios mais ralos.

 

Diferenças da calvície em mulheres e homens

 

“Em geral, o padrão da alopecia androgenética feminina é diferente do padrão masculino. Nas mulheres, a doença costuma cursar com uma rarefação mais difusa dos fios ao longo dos anos. Já nos homens, é comum iniciar com as ‘entradas’ e rarefação no vértice da cabeça, podendo progredir de maneira mais intensa do que nas mulheres”, explica a dermatologista Aline Guimarães.

É importante destacar que existem diferentes tipos de queda de cabelo, sendo a calvície apenas um deles. Portanto, antes de buscar tratamento, é fundamental que mulheres e homens se consultem com um dermatologista competente, para que ele possa determinar exatamente a causa da queda capilar e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

 

Como a queda capilar nas mulheres deve ser tratada?

 

O tratamento de calvície, tanto em homens, quanto em mulheres, depende do uso de medicamento capaz de retardar o processo de queda e que estimule o crescimento de fios nas regiões acometidas. “No caso da alopecia androgenética, o uso do minoxidil tópico ainda é o tratamento mais realizado e que possui bastante respaldo científico”, afirma Aline.

Outra opção apontada pela especialista, que vem sendo cada vez mais realizada, com bons resultados, é um procedimento chamado MMP capilar. “Neste procedimento, é realizada a aplicação com microagulhas de substâncias que estimulam o crescimento e engrossamento dos fios. O próprio minoxidil e algumas vitaminas podem ser aplicados. Lembre-se sempre de consultar o seu médico para saber qual a melhor opção de tratamento para o seu caso”, completa a dermatologista.

 

Dra. Aline Guimarães é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 155914

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A calvície se manifesta da mesma forma em mulheres?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.