Como funciona o tratamento de varizes à base de medicamentos? Existem outras alternativas?

  • +A
  • -A

Varizes são veias dilatadas e com problemas de circulação em nosso organismo, que precisam ser tratadas logo após o diagnóstico do médico. O tratamento pode ser feito à base de medicamentos, mas eles podem não ser o suficiente para combater o problema. “Os remédios tem o objetivo de melhorar sintomas de dores, cansaço e edema nas pernas”, explica a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro.

O importante é procurar o angiologista para saber em qual estágio estão as varizes, para então aliar os medicamentos com outros tratamentos. “Os medicamentos funcionam aumentando o tônus venoso, a resistência vascular e têm atividade anti-inflamatória, além de ajudarem a combater a fragilidade capilar”, acrescenta a médica.

Quais são as outras opções de tratamento para varizes?

Depois do diagnóstico, o angiologista pode indicar qual é o melhor tratamento para cada situação. Existem procedimentos menos invasivos, como a microcirurgia sem bisturi, na qual são retiradas as varizes de pequeno e médio calibre por meio de pequenas incisões na pele, e a escleroterapia com espuma, na qual o paciente é injetado com um medicamento que se transforma em uma espuma, “secando” as veias.

Em casos mais graves, pode ser indicada uma cirurgia de varizes convencional, com a retirada dos vasos sanguíneos doentes por meio de incisões maiores.

Está com suspeita de varizes? Procure um angiologista

De acordo com a angiologista, as varizes podem ser identificadas visualmente, quando se tem veias tortuosas e de calibre aumentado. As que não estão visíveis a olho nu ou pelo toque, podem ser detectadas com o uso do aparelho fleboscópio ou através do exame de eco doppler colorido. Quem tem constante dores e cansaço nas pernas, deve procurar um angiologista ou cirurgião vascular para definir um diagnóstico e tratamento corretos, pois dores nas pernas podem não ser varizes, existem outras patologias como arteriopatias obstrutivas, neuropatias e ciatalgias que devem ser tratadas de forma específica”, conclui a médica.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thayane Guimarães

Dra. Thayane Guimarães

Angiologia

CRM: 52-943410 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como funciona o tratamento de varizes à base de medicamentos? Existem outras alternativas?"

Jadilson Cândido ribeiro

Qual e a cura vensa cronica

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jadilson, a insuficiência venosa crônica, representada pela sigla IVC, é o conjunto de alterações crônicas que se desenvolvem no sistema venoso periférico e que afetam a pele e o tecido subcutâneo, principalmente nos membros inferiores. De acordo com o Dr. Marcos Arêas e o Dr. Carlos Peixoto, o tratamento da doença consiste em eliminar a obstrução ou o refluxo que estão provocando os sinais e os sintomas da doença. Realize uma consulta com o angiologista para que ele possa prescrever o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Mário Costa

Os dois artigos não respondearm à minha pergunta inicial: água morna ou bem fria? Nos pés.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mário. Segundo o angiologista Jayme Ramos. “A água fria, assim como o gelo, tem a ação de provocar anestesia, por bloquear temporariamente as terminações nervosas, e tem certo poder anti-inflamatório, mas isso não combate de forma específica a dor causada pelas varizes”. Continue conosco para mais matérias. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.