Dor de garganta: quais são as doenças que possuem esse sintoma?


  • +A
  • -A

A dor de garganta é um sintoma que aparece nos mais variados tipos de doença e, portanto, se origina através de diferentes causas. Em função disso, abre-se um vasto leque de opções de tratamento, já que cada enfermidade demanda procedimentos específicos. O uso de sintomáticos (analgésicos e/ou anti-inflamatórios) se aplica de maneira mais geral.

Dor de garganta com pus nem sempre está associada a doenças bacterianas


“Inúmeras doenças possuem esse sintoma, o que inclui causas infecciosas (bacteriana, viral, fúngica), físicas (trauma por corpo estranho) ou químicas (suco gástrico que resulta de refluxo gastroesofágico), aponta o infectologista e epidemiologista Bruno Scarpellini, que também acrescenta doenças como neoplasias de boca e garganta nesta lista.

O médico faz uma ressalva importante a respeito da presença de pus em uma garganta dolorida. O aparecimento de pus nem sempre está associado a doenças bacterianas. Sendo assim, nem toda dor de garganta purulenta necessita de antibioticoterapia.

Doenças infecciosas são as mais preocupantes


Dentre as doenças que tem a dor de garganta como um dos principais sintomas, as infecciosas costumam ser as mais preocupantes. “Elas podem levar a sintomas sistêmicos e progredir localmente (como nas causas bacterianas, em que podem haver abcessos amigdalianos ou periamigdalianos) ou sistemicamente, com o exemplo da febre reumática”.

Quanto aos processos inflamatórios (não-infecciosos), a maior consequência é a própria dor. “A dor pode restringir a ingestão hídrica e alimentar. Se há impactação de corpo estranho (como por exemplo a presença de uma espinha), é importante retira-lo para que não evolua com uma infecção secundária, o que iria piorar ainda mais o processo inflamatório”, conclui o profissional.

Dr. Bruno Scarpellini é infectologista e epidemiologista, pesquisador e epidemiologista do Laboratório de Retrovirologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. CRM-RJ: 5271607-3.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Scarpellini

Dr. Bruno Scarpellini

Infectologia

CRM: 52716073 / RJ

TAGS
dor-de-garganta
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Dor de garganta: quais são as doenças que possuem esse sintoma?"

Adriana almeida

Tenho muita Ásia fiquei com a garganta com pus sera que o problema e isso como saber?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, realize uma consulta com o gastroenterologista para que ele possa identificar o que está acontecendo e te indique a conduta adequada a ser seguida. Melhoras.

Claudia souto

Tenho problemas de sinuzite aguda, e sempre atingem o ouvido e a garganta. É normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudia, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/sinusite-faringite-e-amigdalite-e-possivel-se-prevenir-das-doencas-infecciosas-antes-que-o-outono-chegue-confira-os-mitos-e-verdades
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/sinusite-causas-sintomas-tratamento
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Luciana

Estou com tosse seca a quase tres meses. Ja fiz o exame que colica um cano na garganta. O medico disse que transqueiti. Ja tomei dois antibióticos, seis xaropes diferentes. Codeim duas caixas . predsim. Prelone. E nada adianta a tosse parece que vai estourar meu peito. Fico sem ar. Sai uma gosma branca feito um catarro mais branco e nada passa socorro me ajuda nao aguento mais

Ivanice

Estou com a garganta a 5 meses como se tivesse alguma coisa furando e um pigarro muito grande e sai uma baba branca grossa direto e agora uma tosse seca.mim ajude ja tomei varios remedios e nada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivanice, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Adriana fonseca

Oi boa noite,tive um abcesso na garganta aonde tive que fica internada ,pois esse abcesso estourou ,depois disso a minha garganta nuca mais foi a mesma,sintor dores,nao posso falar um pouco mais alto pq a minha voz some,sem contar o odor desagradavel,e sempre umas placas amarelada na garganta,e secrecao que me icomoda ,estou preocupada,estou na fila para otorrinoas ainda nada,e a minha situacao e essa,estou com medo.

Fernando Guilherme

Bem, já faz 3 dias que sinto fortes dores nas minhas Amindalas, Febre, frio, dores no corpo,e elas estão muito inchada,Já pensei em ir ao médico, mais Tenho Medo,..oque seria Essa doença???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernando, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.