O que são articulações?


  • +A
  • -A

O sistema esquelético humano é formado por vários ossos de tamanhos e formas diferentes. O que garante a junção desses ossos e a mobilidade humana são as articulações entre eles.

A maior parte das articulações proporcionam a capacidade humana de realizar amplos movimentos, dessa forma garante a manipulação de objetos e executar movimentos variados, como andar, sentar, correr, etc.

Tipos

As articulações podem ser classificadas de acordo com o grau de mobilidade que proporcionam, sendo:

Fixas (sinartroses):

Nesse tipo de junção, as duas superfícies ósseas são unidas por uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso, como no caso dos ossos do crânio. Esse tecido cartilaginoso se calcifica, ficando rígidos e tornando-se como uma extensão óssea.

Semimóveis (anfiartroses):

Possuem apenas uma relativa mobilidade, o tecido que une os dois ossos é fibrocartilaginoso como a junção entre os dois ossos púbis (bacia), proporcionando mobilidade restrita e em casos específicos, como auxilio durante o trabalho de parto pelas mulheres.

Móveis (diartroses):

Essas articulações permitem os mais variados movimentos, de complexos a mais simples. Uma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que contribui para que uma deslize livremente sobre a outra. Como por exemplo os joelhos, cotovelos e as articulações dos dedos.

Cuidados

A prevenção é o principal cuidado com as articulações, hábitos saudáveis e a prática de atividade física não só contribui para a preservação de uma articulação saudável, como também auxilia no bom funcionamento do corpo. Atividades físicas são fundamentais para proteger as articulações, pois ajudam a controlar o excesso de peso, melhoram o equilíbrio, a coordenação motora e a força muscular. Busque realizar atividades com orientação de um profissional.

A alimentação adequada também contribui para os cuidados com a articulações, auxiliando na manutenção do peso dentro dos limites recomendados, pois o excesso de peso leva a uma sobre carga nas articulações, causando lesões.

Esses são apenas alguns cuidados que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida no futuro, e também podem ser associados com uma melhor postura corporal durante as atividades diárias, evitar saltos altos, esforços repetitivos e levantamento de peso excessivo.

Referencias:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
articulacoes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.