Preparação para os exercícios: o alongamento pode ser usado como uma prevenção do desgaste nas articulações?

  • +A
  • -A

As articulações são conexões estabelecidas entre os ossos e revestidas por cartilagem. São partes fundamentais para o organismo porque possibilitam a movimentação do corpo. Essas estruturas requerem cuidados especiais porque sofrem com um desgaste natural ao longo dos anos, que pode se acentuar durante a velhice e afetar a qualidade de vida.

A prática de exercícios físicos é recomendada por todos os médicos para combater diversas doenças e para nutrir a cartilagem que reveste as articulações. Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, no entanto, “toda atividade física de impacto provoca um aumento do desgaste das articulações, assim como todo o aparelho locomotor está exposto a lesões por traumas diretos ou indiretos”.

Benefícios para os músculos, articulações e cartilagens

Os alongamentos podem trazer benefícios indiretos para as articulações, uma vez que previnem contra o encurtamento dos músculos e uma possível pressão na cartilagem exercida pelos exercícios físicos. “O alongamento muscular melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o fortalecimento dos músculos, medida mais importante para proteção articular e óssea”, afirma Ranzini. De acordo com o ortopedista, o alongamento ainda mantém a amplitude dos movimentos articulares, que tendem a diminuir com o passar dos anos.

Na luta contra o desgaste das articulações e das cartilagens, a alimentação rica em colágeno entra como importante aliada. O colágeno é uma proteína que atua no funcionamento e manutenção da cartilagem e permite que os ossos façam os movimentos corretamente. Sem as cartilagens, a articulação se desgastaria com mais facilidade.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Roberto Ranzini

Dr. Roberto Ranzini

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 70975 / SP

TAGS
artrite
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Preparação para os exercícios: o alongamento pode ser usado como uma prevenção do desgaste nas articulações?"

janete

e disso que preciso. um bom alongamento. por conta das caminhadas. ajuda não comprometer as articulações.

Ivanete Barreto Cabral Valeriano

Preciso de ajuda, senti muitas dores como nunca. Foram 38 dias tds medicamentos possiveis , ate q fui a um profissional ortopedista me receitou uma formula e com exames diagnosticou artrose. Me ajude

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ivanete. Obrigado por compartilhar seu relato. Realmente um diagnóstico de artrose não é fácil, além da infelicidade da doença, será necessário algumas mudanças de hábitos. Pequenos passos na rotina, como o controle de peso, manter uma postura corporal correta, um descanso adequado e evitar pegar pesos desnecessários, são medidas, que em consonância com o tratamento médico, irá dar a senhora uma ótima qualidade de vida. Ficamos felizes que tenha procurado ajuda profissional, siga as orientações do especialista, que nós estamos torcendo pela melhora e pelo progresso da senhora! Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.