AchèAchè
    search
    Título

    Como saber se o que tenho é intolerância à lactose?

    Uncategorized

    Por

    Diante de um cenário no qual as informações estão cada vez mais disseminadas, ainda é muito comum ver pessoas procurando sobre como saber se elas têm intolerância à lactose. Afinal, reconhecer os desconfortos não é a conclusão das desconfianças relacionadas a essa condição. Para ajudar, pedimos ao Dr. Edir Porto, gastroenterologista, algumas sugestões de como prosseguir. Aproveite!

    Desconfortos e busca por especialista para o diagnóstico

    O primeiro passo para entender se você tem ou não intolerância à lactose é, sem dúvidas, se atentar aos desconfortos da condição. De acordo com o Dr. Edir, esses sinais são muito comuns. 

    “Dor abdominal, diarreia, aumento abdominal e náuseas, por exemplo. Esses sinais indicam a necessidade de procurar um médico para investigar”, aconselha o especialista. 

    É importante ressaltar que a intolerância à lactose não é uma doença, mas algo natural para o nosso organismo. Afinal, o corpo está pronto para digerir a lactose nos anos iniciais por conta do leite materno. Porém, a partir dos dois anos, a produção de enzima lactase – a responsável pela quebra da lactose – passa a ser reduzida. 

    Saiba mais sobre esse processo na matéria.

    Diante disso, os desconfortos devem ser acompanhados de perto para traçar as melhores estratégias para ter uma vida sem tantas restrições. Percebendo os sinais da intolerância à lactose, o recomendado é buscar por um especialista. 

    “O diagnóstico é feito por meio do teste de tolerância à lactose. Lembrando que existem pessoas que são parcialmente intolerantes. Ou seja, só apresentam sintomas quando consomem grandes quantidades de lactose”, afirma o Dr. Edir Porto. 

    Veja aqui qual especialista pode te ajudar a perceber o problema. 

    Algumas características são parâmetros de risco para a intolerância à lactose

    Assim como outros problemas, a intolerância à lactose também possui grupos de risco específicos que precisam estar duplamente atentos. Afinal, os sintomas podem esconder condições mais graves. 

    “Pacientes acima dos 50 anos ou com histórico familiar de câncer devem ser investigados desde os primeiros sintomas. Mas é algo que somente com uma consulta com o médico deverá ser melhor analisado. Ele solicitará os exames direcionados aos sintomas apresentados”, explica o gastroenterologista.

    Você reconheceu alguns dos sintomas apresentados e quer ver se os seus desconfortos dão match com a intolerância à lactose? Realize um teste rápido, com apenas três perguntas e saiba mais: clique aqui.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes