3 mitos sobre dietas com restrição de lactose

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose é descrita como “a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite)”, de acordo com o Ministério da Saúde. Ainda segundo o artigo da entidade, o problema é oriundo da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal que ajuda a decompor esse leite: a lactase. A condição é mais comum do que se imagina: cerca de 25% dos brasileiros convivem com ela. Nesse contexto, a busca por dietas com restrição de lactose é algo comum e deve ser melhor esclarecida. 

O que deve ser feito diante da intolerância à lactose?

Antes de mais nada, é imprescindível que a pessoa que suspeita de intolerância busque auxílio especializado. Afinal, as suspeitas precisam ser conclusivas antes de iniciar as dietas com restrição de lactose

Aproveite e faça um teste para saber se os seus desconfortos são comuns à intolerância. 

Com a suspeita confirmada, o paciente possivelmente se questionará sobre o que precisa ser feito para ter uma rotina mais confortável. Afinal, diarreia, gases e outros problemas são comuns quando o intolerante consome produtos como leite, queijos e derivados. 

Veja se é preciso adequar a sua alimentação diante da intolerância à lactose.

Diante disso, a ida ao consultório pode ser cercada de inverdades sobre dietas com restrição de lactose. Para tentar definir algumas mais comuns e esclarecer o que faz delas mitos, convidamos o Dr. Edir Porto, gastroenterologista, para nos ajudar. Confira. 

Gastro lista mitos sobre dietas com restrição de lactose

– A lactose está presente em todos os derivados do leite?

MITO: alguns tipos de queijo degradam o açúcar do leite no processo de fabricação. Via de regra, queijos maturados possuem um teor menor de lactose do que os queijos frescos.

– Intolerância à lactose é igual à alergia ao leite?

MITO: é possível afirmar que a intolerância é provocada pela produção nula ou insuficiente da enzima lactase pelo organismo da pessoa. A alergia, por sua vez, é uma resposta imune a uma ou mais proteínas do leite da vaca.

Saiba mais aqui. 

– Quem elimina ou restringe os lácteos da dieta precisa de suplementação de cálcio? 

MITO: uma vez que o paciente não faz ingesta dos principais alimentos que fornecem o cálcio, ele deve buscar outras fontes de cálcio como soja, feijão branco, folhas escuras (rúcula, couve etc.) e fazer um acompanhamento laboratorial periódico.

Saiba mais aqui.

Esses são apenas alguns detalhes sobre as dietas com restrição de lactose. Para entender quais os melhores planos de ação para o seu caso, é fundamental procurar a orientação do especialista. Afinal, ele poderá traçar as recomendações necessárias para que a sua rotina não mude completamente, além de propor substitutos para o que hoje você consome.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Edir S. Porto Junior

Dr. Edir S. Porto Junior

Gastroenterologia

CRM: 5284183-8 / RJ

TAGS
dietas
gastroenterologista
intolerancia-a-lactose
restricao-de-lactose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "3 mitos sobre dietas com restrição de lactose"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.