HPV: A doença tem sintomas? Por que é tão importante se vacinar?


  • +A
  • -A
Imagem do post HPV: A doença tem sintomas? Por que é tão importante se vacinar?

Você pode até mesmo estar vivendo com um dos tipos do vírus do papiloma humano e ainda não ter notado. Discreto, esse inimigo nem sempre se manifesta de forma clara. Ainda assim, é se aproveitando desse silêncio que ele continua fazendo vítimas. O Instituto do HPV informa que é possível que até 50% das pessoas sexualmente ativas tenham sido infectadas com algum dos mais de 200 subtipos diferentes dessa doença. Uma das maneiras de escapar da estatística, segundo a médica Mariana Halla, é conhecendo os meios para se prevenir do problema.

Entendendo a doença

A ginecologista explica que o HPV nada mais é do que um vírus que infecta pele e mucosas por meio do contato, como na relação sexual. Essa doença está associada, na maioria das vezes, a lesões benignas, como as verrugas popularmente conhecidas por “crista de galo”. Ainda assim, ela também pode se manifestar em neoplasias como o câncer do colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe. É por isso que a proteção da camisinha nunca deve ser deixada de lado tanto para homens quanto para mulheres.

De todo jeito, de acordo com Dra. Mariana, o problema pesa para o lado feminino. A médica explica que, segundo pesquisas, é provável que mais de 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. Nesse cenário, é importante ressaltar que em 99,7% dos casos de câncer de colo uterino existe DNA do vírus HPV de alto risco. Porém, há esperança. “Ter o HPV não significa que a mulher terá o câncer. Apenas uma porcentagem muito pequena que tem o vírus irá desenvolver lesões invasivas”, esclarece.

Saiba como se proteger do vírus

É importante lembrar que, ao falar de prevenção, a vacina é uma grande aliada. A ginecologista conta que ela funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. Ainda assim, o procedimento deve ser feito até o fim, com a aplicação das três doses disponíveis em redes privadas e no SUS para meninas dos 9 aos 13 anos de idade. “A maior importância desse método preventivo está em evitar o câncer em 70% dos casos, uma vez que o câncer de colo uterino ainda tem alta incidência”.

Ainda de acordo com a profissional, para o ano de 2016, são esperados 16.340 novos casos da doença apenas no Brasil. Para que esse número não passe de uma probabilidade, é importante seguir os conselhos dos médicos, manter as visitas regulares ao seu especialista e ficar atento aos riscos. Quando se fala de saúde, nenhum cuidado é demais.

Dra. Mariana Bignardi Halla é ginecologista, obstetra e graduada em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). CRM-SP 117460 – http://marianahalla.com.br/

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "HPV: A doença tem sintomas? Por que é tão importante se vacinar?"

Kelly

Fui ao médico e descobri q tinha contraido o hpv, porem não me deram nenhuma injeção

Daniella

Fui ao medico descobrir a doença o vírus fiz o tratamento mas amamento meu filho tem um aninho e minhas regra não desse já voltei no medico e não deu mas nada mas tô com medo

Cuidados Pela Vida

Olá Daniella, é importante você relatar todos seus medos para seu médico. No próximo retorne exponha-os para ele. Temos certeza que ele poderá te esclarecer. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.