Gargarejo é uma boa ideia contra a garganta inflamada? Por quê?

  • +A
  • -A

Quando as pessoas ficam com a garganta inflamada, costumam utilizar diversos métodos para lidar com o problema. Além dos medicamentos específicos para a inflamação local, há compostos caseiros destinados ao gargarejo. Simples e eficazes, eles são ótimas alternativas para complementar o tratamento.  

Causas da garganta inflamada

Vários fatores podem irritar a garganta e, portanto, seu tratamento deve ser estabelecido de acordo com a causa. “Agentes químicos, alergênicos (poeira, pólen, ácaros), infecções diversas (vírus, bactérias e fungos) e refluxo gastroesofágico, são exemplos das causas da inflamação na garganta. A partir do diagnóstico dá para programar o tratamento e o prognóstico desta afecção”, explica o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Tipos de gargarejo para garganta inflamada

“Em geral, o gargarejo é sim considerado uma boa ideia contra a garganta inflamada, principalmente porque em muitas vezes se nota alívio da dor após o gargarejo”, avalia Kawassaki. Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica.

Os gargarejos feitos com essas substâncias são ótimos para garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos. Enquanto os sintomas persistirem, é recomendado que sejam feitos, ao menos, dois gargarejos por dia.

“Antissépticos orais servem para manter a higiene local; solução com água, vinagre e sal ajuda a aliviar a dor e inflamação; alguns medicamentos específicos podem atuar diretamente contra o agente causador, como a nistatina, nos casos de candidíase”. Quando há pus na garganta, fica mais difícil fazer o gargarejo e por isso os antibióticos passam a ser mais aconselhados.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Pneumologia

CRM: 117803 / SP

TAGS
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Gargarejo é uma boa ideia contra a garganta inflamada? Por quê?"

Noemia lucia da silva

Quero saber porque esse catarro na minha garganta. O meu foligo fica curto e tenho uma sensação de desmaio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Noemia Lúcia. Somente uma avaliação com o especialista poderá investigar a causa dos sintomas que têm apresentado e lhe dará orientações para tratar o problema. Recomendamos esta leitura com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/catarro-sinal-inflamacao-garganta. Melhoras.

Elizabete

Qual a quantidade de cada item para fazer o gargarejo. O indicado foi: Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elizabete. A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma medida recomendada. Continue conosco para mais matérias. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.