Dor de garganta é um sinal de que vamos ficar doentes em breve?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor de garganta é um sinal de que vamos ficar doentes em breve?

De acordo com a otorrinolaringologista Isabela Oliveira, é comum acreditar que é preciso começar a tomar antibióticos ao sentir qualquer sinal de dor de garganta. Porém, por mais incômodo que esse sintoma possa ser, o uso de medicamentos sem o diagnóstico da causa da dor não é nem de longe uma das primeiras atitudes que deve ser tomada.

Tempo seco pode provocar dor de garganta


A dorzinha de garganta pode ser provocada por diversos fatores. “O problema pode ter outras causas além da infecção por bactérias. A dor de garganta de origem viral, por exemplo, é oito vezes mais frequente que a de origem bacteriana e, nesse caso, o tratamento é feito apenas com analgésicos e antitérmicos”, explica a médica.

O sintoma, aliás, nem sempre é um sinal de que o corpo está prestes a adoecer. Além de infecções causadas por vírus e bactérias, a dor de garganta também pode ser desencadeada pelo uso abusivo da voz, tempo seco, poluição atmosférica e também por irritações simples devido à respiração bucal, como nos portadores de apneia do sono ou rinite alérgica.

Refluxo pode ser a causa de dores na garganta


Uma causa pouco lembrada da dor de garganta, mas a cada dia mais diagnosticada, segundo Isabela, é o refluxo laringofaríngeo: “Com o retorno do ácido do estômago para o esôfago, laringe e faringe, o paciente tem uma sensação de que tem algo parado na garganta, sente ardência, coceira, tosse e às vezes até fica rouco”. O problema surge por causa da elevada acidez do suco gástrico refluído que atinge regiões não preparadas para esse contato, provocando inflamação crônica.

É por isso que, antes de iniciar um tratamento por conta própria, é essencial procurar ajuda para que o médico faça uma investigação das causas da dor de garganta e possa fornecer um diagnóstico preciso. Identificando a causa, o especialista poderá dizer quais são as medidas efetivas para se livrar do problema, sejam mudanças na alimentação ou o auxílio de terapia com medicações.

Dra. Isabela Oliveira é otorrinolaringologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba (PR). CRM-PR: 29507

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Dor de garganta é um sinal de que vamos ficar doentes em breve?"

Sandra

Muito interessante e esclarecedora essa matéria, parabéns!

Cuidados Pela Vida

Oi Sandra, ficamos felizes que você tenha gostado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.