Qual o papel da gordura em uma dieta saudável e balanceada?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual o papel da gordura em uma dieta saudável e balanceada?

Quem busca uma dieta saudável e balanceada normalmente acredita que a gordura é a primeira coisa que deve ser eliminada das refeições. Contudo, essa ideia negativa a respeito da substância não traduz toda a verdade. Isso porque há tipos benéficos de gordura, cujo consumo é recomendado para os que desejam melhorar a alimentação.

“Toda alimentação equilibrada deve conter gordura do bem pois elas são as principais responsáveis pela produção dos hormônios do nosso organismo e sem elas nada funciona adequadamente”, explica a nutricionista Daniella Chein. “As gorduras também nos dão energia para o desempenho das atividades diárias”, completa a profissional.

Gorduras do bem são encontradas em produtos de origem animal e vegetal


Ainda segundo Daniella, as gorduras que podem ser ingeridas em uma alimentação saudável são as de origem animal, provenientes de carnes, peixes, leites e derivados, e vegetal. Quanto às últimas, ela destaca os azeites de oliva, azeitonas, castanhas, além dos óleos de coco e de girassol.

Precisar a quantidade ideal de gordura que deve ser consumida diariamente por um indivíduo não é tão simples, pois o número tende a variar de acordo com a pessoa. Por isso mesmo é bom consultar um profissional especializado. Mas no geral, estima-se que a ingestão diária de calorias deva ter entre 15 e 30% de gordura. “Seria o equivalente a uma colher de sobremesa de azeite na salada do almoço e do jantar, ou 5 unidades de castanha de caju por dia”, exemplifica Daniella.

Gorduras ruins podem resultar em doenças cardiovasculares


De fato existem gorduras ruins, que propiciam não somente o ganho de peso como também o surgimento de doenças, principalmente as cardiovasculares. Denominadas saturadas, elas definitivamente não se encaixam em nenhuma rotina saudável. “Estão presentes em produtos industrializados, como biscoitos recheados, produtos que necessitam fritura em óleo, produtos congelados, salgadinhos de festas e outros”, informa a nutricionista.

Dra. Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual o papel da gordura em uma dieta saudável e balanceada?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.