O sono como aliado da boa saúde em tempos de isolamento social

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O isolamento social afeta diretamente vários aspectos da nossa vida, independentemente da faixa etária. De modo geral, crianças, adultos e idosos precisam lidar com mudanças importantes na rotina diária e procurar se adaptar da melhor forma. As crianças deixaram de ir às escolas e agora passam o dia em casa com os pais, que tentam equilibrar o trabalho com os cuidados do lar. De outro lado, os idosos ficam ainda mais isolados nesse processo, principalmente, por serem grupo de risco para a infecção ao novo coronavírus, o que aumenta a sensação de medo e ansiedade nestes indivíduos.   

Sendo assim, é muito importante cuidarmos de nossa saúde mental e física em tempos tão singulares. Manter hábitos saudáveis, como se hidratar, ter uma alimentação saudável, manter regularidade na atividade física e ter um bom sono, são pontos básicos para estarmos atentos não apenas para seguirmos com o autocuidado, mas para também cuidarmos de quem a gente ama, mesmo à distância. 

Como anda seu sono em tempos de mudança de rotina?

 

Na alteração de rotina, é comum muitas vezes deitarmos e acordarmos mais tarde. Com isso, muitas vezes temos dificuldade de pegar no sono na hora certa e manter a regularidade. Sendo assim, vale a pena seguirmos atentos a essas dicas sobre higiene do sono, isto é, cuidados que devemos adotar para termos um sono melhor: 

– Mantenha uma rotina de sono, mesmo aos finais de semana: tente sempre dormir por tempo suficiente para se sentir descansado e procure levantar sempre no mesmo horário. Isso é importante nesse período de quarentena, em que acabamos sendo tentados a tirar um cochilo à tarde (o que pode atrapalhar nosso sono à noite);
– evite cochilos, especialmente maiores que 20 ou 30 minutos à tarde;
– evite cafeína, tabaco e álcool cerca de 4 ou 5 horas antes de dormir e principalmente próximo do horário de dormir;
– evite refeições pesadas à noite (jantar);
– cerca de 4 horas antes de dormir, tente resolver seus problemas ou endereçá-los a fim de não se deitar pensando neles. Um exemplo é escrever todas as pendências em um papel e planejá-las para o próximo dia;
– mantenha o ambiente escuro, o que inclui evitar iluminação dos aparelhos eletrônicos como celular, computador e televisão;
– faça atividade física diariamente, preferencialmente 3 ou 4 horas antes do horário de dormir. Lembre-se de fazer atividade em casa, ok?!

E para quem tem mãe, pai, tios, tias e avós acima de 60 anos, procure dar uma atenção especial. Alguns adultos de mais idade podem precisar de ajuda na manutenção de hábitos preventivos e, em alguns casos, o isolamento pode causar agitação, insônia e ansiedade. Se este for seu caso ou de algum parente próximo, procure um especialista para um tratamento adequado. Existem diversas opções de tratamentos, inclusive, terapias à base de plantas que podem ajudar em quadros leves e moderados.  

De situações adversas podemos ter vários aprendizados. A empatia e a solidariedade podem ser de muita relevância em tempos difíceis. Atualmente, temos a tecnologia a nosso favor, então conecte-se com as pessoas que ama, cuide do corpo e da mente. Em breve tudo isso vai passar. Acredite! 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Anna Paula Bispo Lacerda

Anna Paula Bispo Lacerda

Farmácia

CRM: CRN3- 49421 / SP

TAGS
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O sono como aliado da boa saúde em tempos de isolamento social"

Alex Pimenta

Muito interessante a matéria, manter uma rotina é muito bom!!! Muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alex. Ficamos felizes em saber que gostou da matéria. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Abraços!

Giseli de Oliveira Pessanha

Manter um sono de qualidade associado a hábitos saudáveis garantem uma boa saúde e um ótimo aproveitamento do cérebro. Gostei da matéria!

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